Você consegue dizer se escolhe as melhores táticas para vender no Dia das Mães? Essa é uma das datas que os supermercados mais faturam no ano. Afinal, é o momento em que os consumidores procuram reunir a família em um grande almoço ou jantar para celebrar essa figura tão importante na vida de uma pessoa.
Desse modo, é importante aproveitar as oportunidades para alavancar as vendas e aumentar o faturamento. Quer saber como preparar o negócio para essa data? Então continue a leitura e confira 7 dicas essenciais para vender no Dia das Mães. Vamos lá?
1. Entenda os hábitos de consumo dessa época
O primeiro passo é entender os hábitos de consumo dessa época do ano. Como supermercadista, é interessante observar quais os pratos os clientes costumam preparar nessa data. Por exemplo, churrasco, lasanha, frango assado, salpicão, etc.
Isso é importante para entender a disposição que os produtos devem estar nas prateleiras e como as ofertas serão realizadas. Além disso, é fundamental identificar os itens da loja que podem servir como presentes para as mães, como flores, chocolates, vinhos e peças para enxoval.
2. Prepare a loja para vender no Dia das Mães
Após entender o que os consumidores costumam comprar nessa data, é o momento de preparar a loja para receber esses clientes. O ideal é que o ambiente seja decorado com, pelo menos, 20 dias de antecedência para lembrar as pessoas que o dia está próximo e despertar o desejo de consumo.
Outro ponto interessante é escolher uma playlist que combine com a data para criar a identificação do cliente com a época do ano. Com essas estratégias, o consumidor entende que precisa se planejar para a data e passa a ter maior interesse nos produtos temáticos.
Ademais, você pode fazer ilhas de produtos referentes aos pratos mais preparados e os itens que servem como presente em pontos estratégicos do estabelecimento. Por exemplo:
- colocar as flores para mais perto dos caixas ou entrada da loja;
- destacar os vinhos mais escolhidos pelas mulheres;
- fazer uma mesa de chocolates presenteáveis, como os em formato de coração ou flor;
- prepara uma ilha com itens para preparação de churrasco, massas, etc.
3. Tenha um diferencial competitivo
O diferencial competitivo é o que o negócio oferece de diferente da concorrência e atrai os consumidores. Para entender como encontrar essa estratégia, você pode realizar pesquisas com os próprios clientes sobre o que eles gostariam de ver e comprar na loja.
Nesse sentido, uma das sugestões é facilitar o almoço do Dia das Mães oferecendo pratos prontos e sobremesas temáticas, como tortas, pavês, bolos e outras decoradas para a data. Assim, o marketing pode ser realizado em cima da proposta de ninguém precisar ir para a cozinha e todos poderem aproveitar a data com a mãe.
Outros diferenciais que você pode aplicar na loja são as embalagens presenteáveis com o tema de Dia das Mães e os kits de presente. Aliás, uma ação interessante é permitir que o cliente personalize esse kit, que pode ser uma cesta de café da manhã, de guloseimas, de chocolates ou outros itens.
Vale lembrar que essas ações aproveitam do fato de que muitos consumidores deixam para comprar os presentes e os ingredientes para o almoço na última hora. Assim, se o supermercado oferece essas opções, os clientes tendem a comprar tudo em um só lugar.
4. Realize campanhas temáticas
Após definir os produtos que serão um diferencial para a loja, é importante realizar campanhas temáticas para atrair os consumidores. Nesse caso, vale elaborar uma identidade visual especial de Dia das Mães para os encartes, banners, site e redes sociais.
Além disso, as campanhas da mídia devem seguir o mesmo propósito. Comerciais com depoimentos de mães consumidoras ou, até mesmo, funcionárias do supermercado são uma boa estratégia para humanizar o processo de vendas.
Consequentemente, essas ações temáticas aproximam a marca do consumidor, gerando um relacionamento de maior confiança entre cliente e empresa.
5. Ofereça cashback para as mães
As promoções são estratégias que chamam a atenção dos clientes. Nesse caso, é possível utilizar a pesquisa sobre os hábitos de consumo dessa data para oferecer cashback nos produtos voltados para as mães. Para isso, é importante negociar com os fornecedores com antecedência.
Assim, você consegue preços melhores que permitam conceder vantagens interessantes aos consumidores. Vale lembrar que, considerando um cashback para ser utilizado na própria loja, esse desconto pode ser revertido em receita futuramente. Ou seja, o consumidor ganha um benefício e a loja tem mais oportunidades de fidelizar esse cliente.
6. Observe a concorrência
Observar a concorrência é fundamental para qualquer negócio. Isso não significa copiar exatamente o que o seu concorrente faz, mas ter ideias de como você pode adaptar as ações para a sua loja e entender os pontos fracos que não devem ser reproduzidos.
Além de visitar os supermercados da região de atuação do seu estabelecimento, é interessante ir até o comércio de outras localidades. Assim, você pode ver novidades que valem a pena trazer para o negócio.
Lembre-se: os consumidores gostam do que é diferente e novo, sendo atraídos para a loja que se importa em trazer essas novidades.
7. Estude as ações dos anos anteriores
As ações dos anos anteriores também podem trazer muito aprendizado para colocar em prática em novas campanhas. Estude os números obtidos com esses trabalhos, observando o que deu certo e o que precisa melhorar.
Ao analisar esses números, você também obtém indicadores que servem como comparativos e metas para essa nova campanha. Por essa razão, é importante ter uma plataforma de CRM completa direcionada para o setor supermercadista a fim de conseguir esses dados com maior precisão e facilidade.
Assim, é possível ter informações relevantes que servem como base para novas estratégias e para mensuração de resultados.
Ao longo deste post, você descobriu 7 dicas para vender no Dia das Mães e aumentar o faturamento nessa data tão importante para o varejo. Não se esqueça de ter um planejamento bem estruturado e de ficar por dentro das atualizações do setor supermercadista para elaborar as melhores estratégias de vendas!
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