Você sabe o que é varejo omnichannel? O conceito se refere à adoção de um atendimento simultâneo e integrado dos canais da empresa, com o objetivo de proporcionar uma melhor experiência para o consumidor.
Ele já é bastante conhecido em diversos setores, mas está ganhando mais destaque no varejo. Logo, é importante conhecê-lo para saber de que modo é possível adotá-lo em sua empresa.
Se você quer entender mais sobre o assunto, continue a leitura deste post!
Quais mudanças o omnichannel traz para o varejo?
Sabendo o conceito de omnichannel, vale entender quais são os impactos que ele traz para o varejo. Assim, ficará mais fácil compreender essa solução e a sua relevância.
A seguir, pontuamos quais são as mudanças que o omnichannel pode proporcionar para seu negócio. Confira!
Canais de comunicação interligados
A primeira vantagem é que o omnichannel interliga os canais de comunicação. Ou seja, ele não se limita a proporcionar diversos meios que o cliente pode usar para entrar em contato. Na verdade, a medida também garante que, ao continuar um atendimento por outro canal, o processo será retomado de onde parou.
Por exemplo, ao fazer uma solicitação via site e depois comparecer no estabelecimento, o pedido poderá ser concluído, sem precisar realizar novamente etapas anteriores. Logo, o comércio precisa ter meios de registrar os históricos de contato e garantir a integração de todos os canais da empresa.
Experiência de compra única
Seguindo a lógica da mudança anterior, os clientes passam a ter uma experiência de compra única e consistente, independentemente do canal utilizado. Ou seja, se ele optar por comprar online, via aplicativo ou diretamente no estabelecimento, o usuário terá acesso às mesmas condições.
Atendimentos padronizados
Para que a experiência de compra seja única e a comunicação integrada, os atendimentos devem ser padronizados. Isso exige alinhamento entre os responsáveis por todos os canais de contato, visando manter as mesmas práticas em relação ao atendimento.
Ainda, não se esqueça de trabalhar uma postura positiva com sua equipe, com foco total na satisfação do consumidor.
Conquista ou reconquista de clientes
Outra mudança gerada pelo varejo omnichannel é a maior possibilidade de conquistar mais clientes ou reconquistar consumidores que se afastaram da empresa. Isso porque é possível utilizar diferentes canais para tentar alcançar um público maior e reengajar o consumidor.
Ainda, o inbound marketing, com uso de sites, blogs, redes sociais e outros canais, ajuda a promover o negócio, construir autoridade e ampliar o alcance da marca.
Quais são os benefícios do varejo omnichannel?
Ao entender as mudanças que o omnichannel proporciona para o varejo, é possível identificar uma série de benefícios. Porém, para não restarem dúvidas sobre as vantagens dessa estratégia, veja quais são as principais:
- maior engajamento do público;
- melhora a imagem da marca;
- fornecimento de serviços aprimorados ao consumidor;
- aumento da satisfação dos clientes;
- redução de custos, especialmente pela maior fidelização de clientes;
- geração de lucro para a empresa.
Como implementar a estratégia na empresa?
Se interessou por adotar essa estratégia no seu varejo? Para tanto, é preciso observar alguns passos essenciais para alinhar a comunicação e o atendimento ao público. Dessa forma, há chances de garantir uma experiência única e mais positiva.
Veja o passo a passo:
- planejar a estratégia: escolha os canais que serão utilizados, os gargalos que devem ser evitados e defina como deve ser o atendimento;
- padronizar canais de comunicação: treine a equipe e adote ferramentas que mantenham históricos de atendimento e unifiquem condições de compras;
- estudar e melhorar a estratégia com o público: analise o perfil dos clientes para identificar as suas necessidades e conseguir otimizar as práticas adotadas;
- acompanhar resultados: por fim, acompanhe os resultados para identificar pontos fortes e fracos, fazendo as melhorias necessárias.
Conte com a tecnologia!
Para garantir a adoção da estratégia com sucesso, você precisará de ferramentas que ajudem a integrar canais de comunicação, conhecer os clientes e acompanhar os resultados. Para tanto, você pode contar com uma solução voltada para a gestão de redes de varejo, como a IZIO.
Com o nosso CRM, você tem acesso a informações importantes para auxiliar nessa tarefa, enquanto pode acompanhar os resultados e padronizar as ações. Dessa forma, fica mais fácil adotar uma estratégia omnichannel e aproveitar todos os benefícios que ela proporciona para o varejo.
Conseguiu entender como funciona a estratégia de varejo omnichannel? Como você viu, ela promove diversos benefícios para a empresa ao otimizar a experiência dos usuários nos diversos canais, então vale a pena adotá-la em seu estabelecimento.
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