A situação macroeconômica desfavorável, com a dificuldade de geração de renda e empregos, uma taxa Selic na casa dos dois dígitos e o elevado endividamento das famílias são elementos que limitam as vendas e tendem a continuar sendo um fardo no segundo semestre.

Todas essas circunstâncias se desenrolam no contexto da tão esperada "volta à normalidade" após o término da crise sanitária. Quase tão raro quanto avistar máscaras nas ruas é encontrar economias guardadas pelas famílias. Para equilibrar seus orçamentos, os brasileiros têm recorrido cada vez mais à retirada de dinheiro de suas poupanças. Mesmo em meio à pandemia, os consumidores têm esgotado suas economias.

A crise de 2016/17 foi um período desafiador, no qual as empresas atravessaram anos de prosperidade e conseguiram suportar a situação relativamente bem. Agora, enfrentamos um cenário semelhante, porém com uma diferença fundamental: as empresas não tiveram a oportunidade de se recuperar completamente da crise anterior, já tendo esgotado todos os recursos disponíveis. Agora, estão focadas na sobrevivência e na tomada de decisões difíceis, conforme afirmado por André Pimentel, sócio da consultora Performa Partners.

Diante de um cenário desafiador, no qual o consumidor pensará duas vezes antes de efetuar suas compras devido ao seu orçamento mais restrito, o varejo precisa estar preparado para ser assertivo nas interações com seu shopper.

Oferecer o produto certo ao shopper correto, no momento apropriado, é essencial. Para isso, é necessário possuir um profundo conhecimento sobre os consumidores, compreendendo seus hábitos de consumo, preferências de marca e volume adquirido de um determinado produto. Neste momento, os dados deverão ser os melhores aliados dos varejistas, e a IZIO Loyalty pode ser o parceiro ideal nessa jornada.

Através de inteligência de mercado e com uma base de dados com mais de 13 milhões de CPFs ativos, conseguimos impactar o seu potencial shopper antes, durante e após as compras.

Se você atua no segmento varejista, entre em contato com nossa equipe de especialistas para preparar seu varejo para o fim de ano e otimizar seus resultados.

IZIO&Co

Sobre o autor

A IZIO&Co é a mais completa solução de comunicação e eficiênciaconexão com o shopper para a cadeia varejista no Brasil. Com o propósito de tornar o varejo mais fácil, a startup atua por meio do IZIO Loyalty, oferecendo produtos de CRM, alavancas de promoção, aplicativos whitelabel e vendas, e com o aplicativo de cashback Mangos, que coloca a indústria em contato direto com o consumidor final. No mercado desde 2014, a marca conta com mais de 13 milhões de CPFs cadastrados em sua plataforma e 100 clientes no portfólio como Clube Serra Azul, Pague Menos, Catupiry, Três Corações, Ovomaltine e Nissin.