Sabemos que somente adotar soluções inovadoras não é o suficiente quando o assunto é obter um diferencial real para sua empresa. É preciso, antes de tudo, saber utilizá-las muito bem para se tornar competitivo e alcançar um crescimento contínuo, independente de qual seja seu ramo de negócio e criar estratégias baseando-se apenas em promoções e ofertas, com certeza não é o caminho correto.

Para alavancar seu negócio, fidelizar clientes e gerar leads é necessário ir muito além.

E o que estou querendo dizer com isso? Estou falando sobre a importância dos dados dos clientes e sobre como podemos aproveitá-los de forma legal, com muito mais eficiência, de modo que possamos criar um engajamento exclusivo com cada um. Isso porque, na busca pelo diferencial, muitos empreendedores acabam deixando de fazer o básico bem feito.

Não adianta você achar que tem um milhão de clientes e que, portanto, seu trabalho está terminado, se você ao menos sabe dizer em qual nível ele está, por exemplo: quais dos seus clientes estão no nível ouro? Quais dos seus clientes são prata ou bronze? Ou quais são aqueles mais recentes e os mais importantes para você? Qual é aquele cliente que traz mais Lifetime Value (LTV) dentro da sua base? Você sabe?

Mas o que devo fazer Christian?

É preciso segmentar seus clientes para que você transforme esse segmento em ações personalizadas para aqueles que mais frequentam e compram do seu varejo, ou seja, para aqueles mais engajados. Sabemos que todos os clientes são importantes, mas também sabemos que uns, são mais importantes que outros.

E você não pode deixar de cuidar muito bem daquele cliente que é extremamente importante para você, que é aquele que tem um LTV alto, que tem uma frequência e um gasto muito alto e de oferecer para ele um tratamento personalizado, um atendimento exclusivo. Já para aqueles que têm LTV baixo, é imprescindível criar estratégias para fazer com que ele aumente cada vez mais seu LTV,
aumente a frequência e recência, ou seja, os seus gastos dentro desse varejo.

Porque dessa forma, com o cliente segmentado, você consegue definir os níveis e com eles definidos, você conseguirá criar estratégias e ações para cada tipo e perfil de cliente, ou seja, com uma matriz definida, você define estratégias de comunicação e ofertas para cada cliente dentro daquela matriz. Feito isso, é só procedimental, botar o processo para rodar e acreditar que por trás da ciência você vai trazer bons resultados.

E você, como tem utilizado os dados do seu cliente ao seu favor e o quão bem segmentada está a sua base?

Christian Vincent

Sobre o autor

Christian Vincent é engenheiro formado pela UFRJ, com mestrado em administração pela Puc-Rio e curso de extensão em Business na Kellogg School of Management. Possui um mix de experiências, desde executivo de grandes empresas a fundador de startup. Ao longo de sua carreira passou por grandes empresas do segmento de pagamentos e bancos como Fininvest, Itau-Unibanco, Cetelem, Firstdata, Tribanco, Neurotech e, ao longo dessa trajetória, desenvolveu fortemente a relação com os principais varejistas do país. Foi o fundador da startup IZIO que criou em 2014 e vendeu para o fundo Hindiana em 2022.