Um gestor precisa incorporar o uso de indicadores para planejar e gerir a sua empresa da melhor maneira. Afinal, como saber se o seu negócio vai bem? E, caso você julgue que ele está no caminho certo, você é capaz de comprovar isso através de dados?  

 

Aquilo que não é medido, não pode ser gerenciado. Ou seja, não existe gestão sem números.

 

Porém, no meu ponto de vista e ousando ir um pouco mais além nessa questão, arrisco dizer que não existe uma tomada de decisão na ausência de números, indicadores e, principalmente, sem um score. E por que eu afirmo isso com tanta convicção? Afinal de contas, como vou oferecer um crédito para um cliente se eu não sei o histórico de dados dele para tomar essa decisão?  

 

Fazendo uma breve alusão para ilustrar melhor esse raciocínio, digamos que a empresa na qual você trabalha possui uma lista com mil nomes de inadimplentes. Suponhamos que tenha lhe sido passada a tarefa de cobrar todas as pessoas que estão com o nome incluso nessa lista, de modo que consiga persuadir o maior número possível a quitar suas pendências com o credor. E você receberá uma comissão por cada pessoa que você conseguir dissuadir a pagar a dívida. Com tantos nomes, como você iria saber por quem começar? Que base você usaria para tomar essa decisão?

 

Vamos lá, vou dar um exemplo para explicar melhor:

 

Considere que eu seja o gestor de uma empresa e um cliente solicita um empréstimo pessoal. Há aqui uma grande questão: fica claro que a empresa dispõe dos recursos necessários que permitem que esse empréstimo seja feito ao cliente, mas o que garante que ele, o cliente, cumprirá com a sua parte do acordo?  

 

Quais são as probabilidades dele pagar em dia as parcelas ou de vir a se tornar inadimplente e, no final, deixar de ter uma boa relação com a organização? Se não houver dados que indiquem que esse cliente possui um bom score, a tomada de decisão acaba sendo um tiro no escuro. E no mundo dos negócios, isso pode implicar em graves consequências.

 

Nesse caso, é imprescindível ter acesso aos dados para que a gestão seja feita de maneira eficaz, usando como aparato números e indicadores de score para facilitar o processo de tomada de decisão. E é exatamente por essa razão que cada vez mais se faz necessária a avaliação dos riscos que cada ação pode implicar, usando como referência as informações disponíveis no banco de dados para que se possa decidir com inteligência e assertividade.  

 

Não corra riscos desnecessários com a sua empresa. Acompanhe de perto os indicadores de desempenho do seu negócio e tenha uma visão clara e objetiva para tomar decisões embasadas. Invista em ferramentas de análise de dados para facilitar o processo de gestão e garanta o sucesso do seu negócio.

Christian Vincent

Sobre o autor

Christian Vincent é engenheiro formado pela UFRJ, com mestrado em administração pela Puc-Rio e curso de extensão em Business na Kellogg School of Management. Possui um mix de experiências, desde executivo de grandes empresas a fundador de startup. Ao longo de sua carreira passou por grandes empresas do segmento de pagamentos e bancos como Fininvest, Itau-Unibanco, Cetelem, Firstdata, Tribanco, Neurotech e, ao longo dessa trajetória, desenvolveu fortemente a relação com os principais varejistas do país. Foi o fundador da startup IZIO que criou em 2014 e vendeu para o fundo Hindiana em 2022.