Os comportamentos dos consumidores estão gerando mudanças no varejo, exigindo adaptações nas estratégias das empresas para conseguir aumentar as vendas. Nesse sentido, a experiência de compra e individualidade são fatores que devem ser considerados, revelando a importância do trade marketing.
Ainda, é necessário que sejam aplicadas práticas visando a melhor experiência, tanto nas lojas físicas quanto no meio digital. Afinal, essas ações trazem diferenciais importantes para aumentar o ticket médio e estimular a fidelização dos clientes.
Quer entender mais sobre trade marketing e experiência do shopper? Então confira este conteúdo e aprenda!
Entenda a diferença entre shopper e shopper marketing
Antes de tudo, é importante entender os conceitos envolvidos. O shopper é a pessoa que entra na loja para fazer as compras — ou seja, o comprador. Ele é o responsável pelas decisões sobre o que será adquirido, mas pode não ser o consumidor ou quem utilizará o produto.
Além disso, é preciso entender o que é trade marketing. Essa é uma atuação estratégica que traz um conjunto de ações entre fornecedores e distribuidores para conquistar os clientes explorando o potencial dos pontos de vendas (PDV). Assim, ele envolve a disposição de produtos, ofertas e outros itens para tentar atrair a atenção dos consumidores.
Entendendo esses conceitos, é possível compreender o shopper marketing. Na prática, ele é a união entre o conceito de shopper e de trade marketing. Para tanto, é feito um estudo sobre o comportamento do shopper para ajudar a trazer mais força para a marca e influenciar as decisões de compra.
Impacto do shopper marketing nas vendas
Para entender mais sobre o conceito, vale identificar o impacto que o shopper marketing traz para as vendas.
Como a estratégia tem foco em criar uma experiência positiva de compra para os clientes, ela apresenta diversas soluções voltadas para o momento da interação do comprador com os produtos que serão adquiridos.
Isso é feito a partir do conhecimento sobre o shopper, quando a empresa conhece as suas dores, interesses e necessidades. Dessa forma, é possível otimizar as estratégias de marketing e as ações de merchandising para buscar resultados mais positivos. Com isso, há mais chances de conquistar o aumento das vendas e fidelização de clientes.
Veja como aderir ao trade marketing
Se você se interessou pela metodologia, existem algumas práticas de trade marketing que devem ser observadas — sempre buscando um alinhamento com o perfil dos shoppers da sua empresa. Veja os principais pontos de atenção:
Experiência de compra
O primeiro ponto é investir na experiência de compra, o que envolve diversos fatores: posicionamento e variedade de produtos, ofertas criadas, qualidade do atendimento, e outros diferenciais. Oferecer a degustação de produtos, por exemplo, pode ajudar na escolha. Também é preciso manter um ambiente acolhedor, confortável e agradável.
Curadoria e customização
Outra dica relevante é oferecer soluções personalizadas aos clientes, conforme o histórico de consumo e outros dados levantados pela empresa. Isso ajuda a direcionar corretamente as estratégias, aumentando as chances de converter vendas.
Ademais, a curadoria e a customização demonstram a maior preocupação do negócio em relação às necessidades do shopper, o que pode favorecer a experiência.
Análises de dados
Para viabilizar a personalização nas estratégias e a otimização da experiência, é preciso coletar e analisar dados a fim de encontrar pontos que podem ser melhorados no atendimento e em relação aos interesses do shopper.
Para isso, é possível realizar diferentes estratégias: pesquisas de mercado ou de satisfação, análise das vendas, entre outros.
Posicionamento da marca
A partir dos dados coletados, a empresa pode definir como fazer um posicionamento de marca nos ambientes físico e digital.
Questões como estratégias de comunicação na loja, tipos de ofertas que serão apresentadas e outras práticas, devem ser resultados de análises aprofundadas para conseguir o melhor alinhamento com o público.
IZIO: CRM completo para gestão do shopper
Para conseguir aplicar essas estratégias no varejo, é importante contar com a tecnologia. Com um CRM especializado, é possível ter acesso a dados específicos para gerenciar e fidelizar clientes.
Com o IZ Loyalty, CRM da IZIO, além de gerenciar o shopper e se comunicar com ele, é possível analisar o ROI e o comportamento dos consumidores para criar estratégias cada vez mais alinhadas. Assim, fica mais fácil aplicar o trade marketing e buscar a melhor experiência do shopper no varejo.
Quer entender como implementar essa estratégia? Leia o nosso e-book "IZ Loyalty — conheça o CRM da IZIO e entenda como ele apoia a jornada do cliente no varejo"!