Você sabia que ter uma grande quantidade de dados dos seus clientes não é o suficiente para garantir seu sucesso? A verdade é que muitas empresas não sabem como utilizar seus dados de forma adequada. Pois bem, é sobre isso que vou falar hoje.

Mas afinal, qual é o objetivo do banco de dados do cliente? Eu mesmo respondo: o principal objetivo é coletar e analisar todas as informações possíveis do consumidor, e com essas informações em mãos, fazer o devido uso para criar estratégias de Marketing muito mais eficazes.

Isso porque os dados são fontes de informações importantíssimas que podem trazer grandes benefícios à saúde do seu negócio. Através deles é possível fazer uma análise preditiva com muito mais embasamento, desenvolvendo estratégias de vendas a partir dos resultados alcançados. Além disso, a análise de dados também permite avaliar o desempenho das operações diárias e obter informações de todos os processos da empresa.

Mas, Christian, por onde devo começar?
Irei compartilhar algumas dicas para orientá-los neste sentido. Acompanhem:

Dados de seguimento do cliente: baseado em históricos de interações como produtos e serviços adquiridos, ou localização, por exemplo. Neste modelo é possível melhorar a satisfação dos seus clientes, haja vista que com os dados em mãos você pode segmentá-los, criar métricas e dividi-los por segmento para identificar os problemas de baixa satisfação.

Monitoramento: esteja atento a tudo; monitore tudo, inclusive os problemas que resultam em contatos dos clientes. É de suma importância identificar o problema e buscar resolvê-lo da maneira mais prática, fazendo os devidos ajustes, quando necessário.

Registro: faça os registros das interações dos clientes periodicamente, pois a análise do tempo é importantíssima para identificar padrões fundamentais dos dados. Em outras palavras, é preciso entender a tendência das métricas e sua regularidade, para menos ou para mais, pois só assim conseguiria interpretá-las, e evitar riscos de projetar métricas equivocadas.

Mas será que o seu time está preparado para aproveitar os dados?

Essa parte é complicada, não é mesmo? Infelizmente, nem todas as empresas têm uma equipe treinada e capacitada para trabalhar com dados de clientes. Porém, existem outras maneiras de aproveitar esses dados, como contratar uma empresa de CRM ou uma agência de marketing, caso você ainda não o tenha feito. Independentemente da escolha, é essencial saber quais são seus reais objetivos com os dados, evitando que se tornem algo insignificante e sem valor para o seu negócio.

Mais um detalhe importante: os dados podem ser usados para dentro do seu setor ou mesmo em colaboração com outros segmentos. É uma avenida grande de oportunidade!

Christian Vincent

Sobre o autor

Christian Vincent é engenheiro formado pela UFRJ, com mestrado em administração pela Puc-Rio e curso de extensão em Business na Kellogg School of Management. Possui um mix de experiências, desde executivo de grandes empresas a fundador de startup. Ao longo de sua carreira passou por grandes empresas do segmento de pagamentos e bancos como Fininvest, Itau-Unibanco, Cetelem, Firstdata, Tribanco, Neurotech e, ao longo dessa trajetória, desenvolveu fortemente a relação com os principais varejistas do país. Foi o fundador da startup IZIO que criou em 2014 e vendeu para o fundo Hindiana em 2022.