As transformações promovidas pela tecnologia e pelo novo comportamento do consumidor são decisivas na hora das empresas realizarem o planejamento estratégico.
Isso vale para todos os setores, empresas de qualquer ramo e tamanho. O varejo, portanto, também precisa se atualizar e acompanhar as inovações, bem como as tendências de consumo e do mercado atual.
Neste post, mostraremos 5 tendências no varejo que vão permanecer nos próximos anos. Aproveite e confira quais são elas e aplique em seu negócio!
Shopper Marketing
O Shopper Marketing incentiva estímulos de marketing a partir da análise do comportamento do shopper (comprador). Desse modo, é possível influenciar a pessoa em sua decisão, aumentando as possibilidades de que ela efetive uma compra.
A tendência do Shopper Marketing é ampla, que envolve outras tendências. É a partir desse conceito que analisaremos algumas inovações no varejo. Acompanhe!
Principais tendências no varejo
Vamos agora considerar 5 tendências no varejo para os próximos anos.
1. Digitalização do negócio
É comum encontrar ferramentas interativas que contribuem para o engajamento e a fidelização de clientes no varejo. É o caso de:
- chatbots;
- aplicativos;
- mesas digitais;
- realidade virtual, 3D e outras.
A digitalização também é representada pelas estratégias omnichannel, que integram diferentes canais digitais:
- loja física;
- loja virtual;
- aplicativos;
- redes sociais;
- marketplaces.
A partir dessa integração, os clientes podem escolher por qual meio interagirá com a empresa, como pesquisar no aplicativo e comprar no site e, ainda, receber na loja — entre diferentes opções.
2. Automação de processos
Automação de processos no varejo significa otimizar atividades internas usando tecnologia e inovação.
A automação abrange softwares, ferramentas e plataformas on-line, que transformam tarefas manuais em processos digitais. Isso diminui a possibilidade de falhas e aumentam a agilidade.
Assim, a automação de processos apresenta características como:
- integração de um ou mais sistemas;
- menos dependência da necessidade da intervenção humana;
- mais confiabilidade e segurança nos processos, desenvolvidos de forma automática.
3. Novo ecossistema de pagamentos
Essa tecnologia significa o conjunto de opções de pagamento disponíveis para o cliente. Com isso, os varejistas podem recorrer aos diferentes métodos de pagamentos disponíveis para melhorar o relacionamento com seus consumidores.
Entre as opções de pagamento, podemos citar:
- boleto;
- transferência bancária;
- plataformas específicas de pagamento;
- PIX (pagamento instantâneo disponível em todas as instituições financeiras);
- cartão de crédito/débito de bandeiras diferentes (inclusive cartões personalizados da própria loja).
4. Dados e personalização
A partir de softwares específicos, destinados ao Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (CRM), é possível coletar dados sobre o consumidor e, assim, oferecer produtos e serviços para satisfazer suas necessidades.
Não somente isso, a coleta e análise de dados também permitem compreender as expectativas do consumidor em relação ao atendimento, às formas de pagamento e a outros aspectos relevantes na gestão de clientes.
Quanto mais conhecimento o varejista tiver sobre seu público, mais condições terá de oferecer atendimento personalizado, que garanta mais satisfação ao cliente, como veremos a seguir.
5. Experiências inovadoras de compras
Com a inovação tecnológica, a personalização no atendimento confere experiências marcantes de compras aos consumidores.
O varejo inteligente tem aproveitado essa tendência para otimizar a fidelização de clientes e reduzir custos com a captação.
O consumidor deseja ter experiência valiosa em sua jornada de compra. Diante de um mercado tão competitivo, não é simples saber com precisão como satisfazer o cliente.
Por isso, os softwares voltados à gestão de clientes são importantes. A partir de dados coletados e análise dessas informações, é possível traçar estratégias bem direcionadas, que apresentam maiores probabilidades de acertos quando se trata de agradar à clientela.
Entre pontos que podem aumentar a satisfação do consumidor e fazer com que tenha uma experiência marcante, podemos citar:
- interação com a tecnologia;
- manutenção do relacionamento pós-venda;
- disponibilidade de métodos de pagamento atrativos;
- praticidade e comodidade em todas as etapas da sua jornada;
- surpresas agradáveis (descontos, bônus, serviços extras e expectativas superadas);
- atendimento de boa qualidade (simpatia, empatia, capacidade de tirar suas dúvidas, sugestões, orientações, compreensão do problema do cliente e personalização).
Essas tendências no varejo devem ser exploradas pelo varejista moderno que deseja se manter competitivo.
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Continue se atualizando das novidades do varejo e aproveite para conferir nosso artigo: Queda nas vendas e faturamento: maneiras de lidar com o problema!