Os hábitos de consumo passam por uma constante evolução, conforme o público apresenta novas demandas e desejos. Ao mesmo tempo, as mudanças globais interferem no comportamento dos consumidores e impulsionam as alterações nos hábitos dos clientes. Um exemplo comum é a pandemia ocasionada pela covid-19, que gerou crescimento no setor de e-commerceum total de 30%. Dessa maneira, as empresas precisam acompanhar as mudanças para conseguir se adaptar às demandas de consumo e manter a competitividade.Quer saber mais? Continue lendo este conteúdo e confira as 8 tendências de consumo que influenciarão as estratégias empresariais e devem ser consideradas pelo seu negócio. Confira!

Tendências de consumo

As tendências de consumo surgem conforme as transformações no comportamento do consumidor e na tecnologia. A seguir, você vai conferir 8 pontos que se destacam!

1. Valorização do ativismo de marca

Os consumidores possuem os seus próprios valores e costumam buscar marcas alinhadas ao que eles acreditam.

Com a pandemia, isso se tornou ainda mais evidente, considerando as medidas de distanciamento social e prevenção da covid-19. Assim, há maior valorização do ativismo de marca: as pessoas não focam apenas no produto ou no preço para fazer compras.

Também há uma exigência em relação à responsabilidade das empresas, que pode envolver o caráter social, ambiental e de governança. A preocupação com a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, com a sustentabilidade ou com as ações comunitárias ganham espaço e podem conquistar os consumidores.

2. Realidade Phygital

O conceito de realidade phygital se relaciona ao contexto híbrido, que une a atuação física e digital simultaneamente. Embora o meio online tenha crescido, ainda há busca por estabelecimentos físicos. Assim, as empresas precisam se adaptar para que os clientes possam usar os diferentes canais, conforme as suas necessidades.

Nesse caso, é preciso que a empresa tenha os canais integrados, com uma estratégia omnichannel. Além disso, também há a tendência de criar meios online de entregar experiências cada vez mais próximas ao que se vivencia fisicamente.

3. Flexibilidade do horário

A flexibilidade de horário já faz parte da rotina de trabalho de muitas pessoas. Com a expansão do home office e a busca por maior qualidade de vida nas empresas, a prática se tornou comum. Como reflexo, os consumidores também passaram a recorrer às compras em horários variados, conforme o tempo disponível em sua rotina.

Desse modo, há uma tendência no varejo e no mercado como um todo, que a prestação de serviços e o funcionamento dos estabelecimentos comerciais se tornem mais flexíveis, com horários estendidos e, até mesmo, modelos 24 horas — quando aplicável ao tipo de negócio.

4. Espaços ao ar livre

Os espaços ao ar livre costumam ser interessantes por trazer conforto e, muitas vezes, interação com a natureza. Porém, na pandemia eles se tornaram ainda mais atrativos, especialmente diante da necessidade de distanciamento social e dos riscos maiores existentes nos ambientes fechados.

Com isso, estabelecimentos que conseguem proporcionar experiências ao ar livre podem ser mais atrativos aos consumidores. E, caso o seu negócio não tenha como se adaptar à tendência, vale recorrer às parcerias. Desenvolver relacionamentos com empresas que possam explorar o conceito e divulgar a sua marca pode impulsionar os resultados.

5. Consumo consciente

O consumo consciente também se tornou tendência e se relaciona com dois fatores: o primeiro é a sustentabilidade, já que o objetivo é evitar o uso excessivo de recursos naturais. Dar preferência para produtos reciclados ou com eficiência energética, por exemplo, faz parte desse conceito.

O outro fator se relaciona à própria economia. O crescimento da consciência sobre educação financeira e a importância de ter bons hábitos também leva a uma reavaliação dos critérios utilizados para as compras. Com isso, a tendência é a busca por uma entrega de valor maior por parte das empresas.

Tudo isso é resultado de um desenvolvimento sobre a autoconsciência, que busca maior equilíbrio e bem-estar na rotina. Logo, empresas que se alinham a esse conceito e promovem o consumo consciente podem se destacar.

6. Aumento do consumo em segmentos específicos

Existem segmentos que apresentam um potencial de crescimento devido ao aumento do consumo gerado pelas mudanças comportamentais. Por exemplo, o segmento de tecnologia se destacou com o aumento do trabalho remoto e o isolamento social. Ao mesmo tempo, o uso cada vez maior de dispositivos tecnológicos traz um grande potencial ao setor.

Porém, existem outros produtos que também passaram por um aumento na procura nos últimos anos e que tendem a manter um desempenho crescente, como:

  • bebidas alcoólicas;
  • alimentos orgânicos;
  • itens para a casa e decoração;
  • cosméticos.

Vale destacar que a mudança do comportamento do consumidor também trouxe maior preocupação em relação a comidas saudáveis e com os processos produtivos. Por isso, pode existir maior procura por itens não testados em animais, veganos, entre outros diferenciais.

7. Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

A LGPD não é uma novidade, mas a maior conscientização dos consumidores sobre o tema faz com que a segurança seja uma tendência. Entre os critérios avaliados nos processos de compras e cadastros realizados com o fornecedor, as medidas de proteção passam a ter um papel essencial.

Do mesmo modo, as empresas precisam se adaptar para atender à legislação e evitar penalidades. Vazamentos de dados, por exemplo, podem resultar em sanções (inclusive multas), enquanto ainda prejudicam a imagem da empresa perante o público.

8. Humanização da marca

Por fim, vale destacar a humanização da marca no relacionamento com o consumidor. O posicionamento das empresas passou a deixar pessoas à frente dos processos, de modo a construir uma marca mais pessoal, com linguagem própria e um posicionamento que se alinhe à cultura empresarial.

Nesse caso, o principal objetivo é construir uma experiência positiva com o consumidor durante toda a sua jornada, desde o momento em que ele conhece a empresa até o pós-venda. Isso colabora com a atração e o engajamento de clientes.

Agora que você conheceu 8 das principais tendências de consumo que influenciarão as estratégias empresariais, é hora de se planejar para adequar o seu negócio. Dessa maneira, é possível se manter competitivo e conquistar o público, atraindo e fidelizando os consumidores.

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