Existem diversas soluções tecnológicas para supermercados, mas, por ser um setor tradicional, muitos estabelecimentos encontram dificuldades para compreender os benefícios que isso proporciona ou quais são os recursos que podem ser implementados.

Porém, quando deixam de aplicar essas ferramentas, a tendência é que o negócio fique estagnado e seja ultrapassado pela concorrência. Assim, quem deseja se manter relevante e cativante para o público precisa saber mais sobre essa solução.

Por isso, continue lendo e aprenda mais sobre os benefícios da tecnologia no supermercado e como aplicá-la!

Quais os benefícios da tecnologia em supermercados?

Primeiramente, é necessário entender quais são as vantagens de adotar a tecnologia no seu supermercado. A principal, sem dúvidas, é a inovação e o acompanhamento de tendências, mantendo a relevância perante ao setor. Mas não é só isso, existem outros benefícios. Veja:

Otimização no gerenciamento de processos

As soluções tecnológicas podem ser utilizadas para otimizar diversos tipos de processos, como controle de estoque, PDV, atendimento ao cliente, estratégias de marketing, entre outros.

Além disso, pode auxiliar na ambientação e outros detalhes que influenciam na experiência do cliente. Tudo isso com menor esforço operacional e, consequentemente, maior produtividade para a equipe.

Melhora na experiência do consumidor

Quando o supermercado adota a inovação para melhorar os processos internos, contando também com uma equipe preparada, o cliente percebe a diferença na experiência de compra, que se torna mais atrativa.

Consequentemente, há mais chances de fazer com que ele retorne em outras oportunidades, iniciando um processo de fidelização. Isso também pode resultar no aumento das indicações do estabelecimento para outras pessoas e melhora nas vendas.

Redução de custos do negócio

A automatização e otimização de processos proporcionada pela tecnologia consegue reduzir os custos do negócio. Isso acontece, principalmente, por melhorar o uso de recursos (como tempo dos funcionários) e reduzir os erros, que geram retrabalhos e outros prejuízos.

Toda essa vantagem é garantida sem impactar negativamente na qualidade do que é ofertado ao cliente em termos de produto, atendimento e experiência em geral.

Presença digital

A tecnologia consegue fazer com que o supermercado tenha presença digital, atingindo um público ainda maior. Afinal, o uso de ferramentas de busca para pesquisa de estabelecimentos é algo frequente entre os consumidores, para selecionarem os melhores varejos.

Assim, o supermercado pode estar presente nesses canais com o apoio das tecnologias, com perfis em redes sociais, anúncios, sites e até como um e-commerce, permitindo compras online para que o shopper não precise se deslocar ao supermercado para adquirir o que precisa.

Melhora no relacionamento com o cliente

A tecnologia pode monitorar o comportamento de compra do cliente, considerando os itens adquiridos, ticket médio e produtos de interesse. A partir disso, é possível tornar o atendimento mais personalizado de acordo com as preferências analisadas.

Vale destacar que a estratégia é válida em ambientes físicos ou online, permitindo segmentar clientes e ofertas. Isso traz ainda mais benefícios para a experiência do cliente, afinal, ele receberá sugestões mais alinhadas às suas necessidades.

Como aplicar a tecnologia no supermercado?

Para conseguir, de fato, aproveitar os benefícios citados, é essencial entender como aplicar a tecnologia em supermercados. A seguir, você conhecerá mais detalhes sobre as principais tendências do setor!

Self-checkout

O self-service é um termo bem conhecido que se refere a restaurantes em que o cliente se serve sozinho, sem precisar do suporte. O self-checkout segue essa linha, o shopper finaliza suas compras no supermercado sem precisar do apoio de um funcionário do caixa.

Nesse caso, o cliente utiliza um sistema específico, que realiza a leitura do código de barras dos produtos, para efetuar a compra. Aqui, é preciso ter softwares especializados e seguros, além de funcionários treinados para dar suporte ao cliente diante de dúvidas.

O principal benefício é a agilidade, reduzindo as filas. Para quem gosta de autonomia, a solução também traz um diferencial bastante interessante.

E-commerce

As compras pela internet ganham cada vez mais espaço devido à praticidade, já que todos os itens são escolhidos, utilizando o aplicativo ou site, e entregues no endereço solicitado.

Desse modo, não é preciso enfrentar o trânsito para ir até o local, encarar filas ou investir um tempo circulando pelo estabelecimento para escolher todos os itens.

Com a pandemia e a necessidade de isolamento social, até quem ainda não era adepto das compras online passou a enxergar os seus benefícios. Logo, a estratégia pode ser bastante atrativa para ampliar as oportunidades de venda e trazer mais diferenciais aos clientes.

Gestão de estoque

A gestão de estoque é um desafio dos supermercados, pois é preciso ter itens disponíveis com o volume adequado para atender a demanda. Ao mesmo tempo, é preciso evitar excessos, que podem levar os produtos a vencerem ou saírem de linha — gerando prejuízos.

Uma maneira de facilitar esse processo é com uma ferramenta de controle de estoque integrada ao sistema de venda. Dessa maneira, as informações são atualizadas automaticamente e podem ser facilmente acessadas. Portanto, a equipe terá mais facilidade para fazer as reposições.

Aplicativo próprio do supermercado

Existem diversas ferramentas que permitem que o supermercado realize vendas, como marketplaces e outros aplicativos que reúnem diferentes estabelecimentos.

No entanto, a tecnologia possibilita  que a empresa desenvolva um app próprio, integrado às suas ferramentas de gestão.

Entre as vantagens dessa alternativa, está a maior personalização em relação à usabilidade e às funcionalidades disponíveis para o usuário. Então é mais fácil promover uma experiência otimizada.

Também há maior controle sobre promoções e ofertas, como cupons de desconto, frete grátis, programas de fidelidade, entre outros.

Gestão de clientes

A gestão de clientes é muito importante para conseguir identificar comportamentos e hábitos de consumo e, assim, desenvolver ofertas personalizadas e campanhas que aumentem as vendas.

Por isso, a tecnologia é essencial para oferecer alternativas especializadas na análise de dados e geração de relatórios que ajudem na tomada de decisões estratégicas. Assim, estude as opções do mercado, as tendências e avalie a que mais faz sentido para seu varejo.

Gestão de ofertas

Outra possibilidade na aplicação da tecnologia em supermercados é a possibilidade de fazer uma melhor gestão de ofertas. Não é preciso se limitar a uma promoção única aplicável e todos: é possível investir na personalização, desenvolvendo alternativas para diferentes perfis de consumidor.

Com uma ferramenta adequada, também é possível coletar dados sobre o desempenho de cada campanha, visando desenvolver melhorias e ter informações mais consistentes para desenvolver estratégias no futuro.

Pagamento via PIX com QR Code

A tecnologia também pode ser aplicada aos meios de pagamento. Com a chegada do PIX e a possibilidade do uso de QR Code para quitar valores, é possível trazer mais flexibilidade para os clientes pagarem as contas, ao ampliar as alternativas disponíveis, e agilizar o atendimento.

Em complemento, a alternativa consegue reduzir os custos — taxas de cartão de crédito, por exemplo, tendem reduzir as margens de lucro do negócio ou impedir a prática de preços mais competitivos.

Aplicação de uma rede omnichannel

Você viu que a tecnologia traz possibilidades de trabalhar com e-commerce. Porém, ao adotar a estratégia, é importante que os diferentes canais funcionem em conjunto.

Nesse caso, as ferramentas permitem interligar as comunicações, ofertas e demais práticas para ter uma rede omnichannel.

Inclusive, há a possibilidade de permitir a realização de compras online com retirada na loja física ou vice-versa. A medida consegue entregar ainda mais praticidade para que os clientes definam as melhores formas de adquirir os produtos desejados.

Agora que você já sabe mais sobre tecnologia em supermercados, os seus benefícios e aplicações, chegou a hora de avaliar  as estratégias que podem ser aplicadas em seu estabelecimento.

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