O Business Intelligence (BI), ou “inteligência de negócio” ganha cada vez mais espaço no mercado. Isso porque ele foca no tratamento de dados para transformá-los em informações úteis para a companhia. Logo, ao pensar em soluções para o varejo, é preciso encontrar alternativas que se alinhem a essa estratégia.
No entanto, é comum que surjam desafios na aplicação do BI, como identificar a melhor forma de integrá-lo às rotinas da empresa, a dificuldade de encontrar profissionais especializados para dar suporte ou, até mesmo, a falta de uma cultura baseada em dados.
Se a sua empresa também enfrenta essas dificuldades, veja como uma solução de varejo alinhada ao BI pode auxiliar. Continue a leitura e saiba mais!
Como aplicar soluções de varejo alinhadas ao BI nas vendas?
Se você não sabe de que forma o business intelligence pode ser aplicado ao varejo para auxiliar nas vendas, vale conhecer algumas das principais formas de integrá-lo às diferentes soluções que podem ser usadas pela empresa.
Na prática, o BI é bastante versátil, já que tem maior relação com a transformação de dados em informações úteis para o negócio, filtrando os diversos registros dos sistemas. No entanto, ele pode se destacar em alguns pontos no varejo. Confira a seguir!
Integrar e centralizar diferentes fontes de dados
Uma das formas de aplicar soluções de varejo junto ao BI é por meio da integração e centralização das informações, considerando as diferentes fontes de dados. Ao lidar com vendas, os registros utilizados não precisam ser apenas desse setor.
Ao usar soluções de BI, é possível aproveitar dados referentes ao estoque, estratégias de marketing e outros segmentos para conseguir ampliar as análises realizadas. Dessa forma, você terá uma visão mais completa sobre o funcionamento do varejo e do seu estabelecimento.
Isso permite identificar pontos fortes e fracos, perceber eventuais gargalos, fazer projeções e embasar a tomada de decisão. Com a centralização, a empresa ainda consegue reduzir as chances de erros e aumentar a produtividade.
Gerar relatórios automáticos
A partir de uma integração dos dados, a empresa terá a oportunidade de gerar relatórios automáticos para o negócio. Afinal, uma solução de BI permite tratar um grande volume de dados e sistematizá-los no sistema com maior facilidade.
Aqui, em vez de um colaborador precisar investir longas horas para reunir as informações de diferentes fontes e organizar o relatório, um sistema com foco em BI consegue fazer isso de maneira quase imediata. Isso também agiliza os processos decisórios e avaliações urgentes diante de adversidades, se for o caso.
Auxiliar na logística de estoque e vendas
Um dos pontos de atenção do varejo é o estoque. Afinal, é preciso ter produtos suficientes para atender às demandas dos clientes. Ao mesmo tempo, a empresa precisa ter atenção para não comprar produtos em excesso, que podem ficar parados por longo prazo e acabar vencendo ou saindo de linha, deixando de despertar o interesse do público.
Nesse cenário, uma forma de utilizar o BI é para acompanhar as movimentações do estoque, conforme as compras e vendas da empresa. Ainda, ele permite avaliar os volumes de saída de cada item, segundo os registros do sistema, para identificar as tendências para as épocas do ano.
A partir disso, é possível definir os itens que serão comprados para manter o estoque alinhado, evitando faltas de produtos ou excessos indesejados.
Por que é tão importante contar com uma solução de varejo inteligente?
Para conseguir aplicar as soluções de varejo alinhadas ao BI com sucesso, é importante ter as ferramentas certas. Nesse sentido, é essencial ter uma solução inteligente voltada ao varejo, como o CRM da Izio, para viabilizar o monitoramento da performance de vendas e das redes de lojas.
Nossa solução une CRM e Analytics que permite acompanhar o comportamento de clientes, analisar o ROI e gerenciar os benefícios concedidos.
Ademais, a ferramenta apresenta funcionalidades alinhadas ao BI, permitindo a criação de relatórios simplificados e a obtenção de diversos dados relevantes para auxiliar no planejamento estratégico do negócio.
Pronto! Agora que você já sabe como o BI pode ser alinhado às soluções de varejo, adote essa estratégia em sua empresa. Para tanto, não se esqueça de contar com as ferramentas corretas, como a IZIO, que oferece um CRM completo para viabilizar uma gestão inteligente do negócio.
Tem interesse nessa ferramenta? Então aproveite a oportunidade para acessar o nosso site e conhecer o CRM da IZIO!