Na era do varejo inteligente, usar a tecnologia se torna indispensável para conquistar bons resultados. Entre as alternativas disponíveis, o software de ponto de venda é especialmente importante. Normalmente na forma de CRM, é utilizado no próprio local onde o cliente realiza sua compra.Com esse recurso, a captação de dados acontece no próprio caixa e isso gera muitos benefícios na definição e execução de estratégias. Para que você possa aproveitar essa alternativa, a IZIO oferece o IZ Loyalty, um CRM pensado para o varejo. Com a implementação e o uso adequado, a situação do seu negócio pode ser transformada.A seguir, veja quais são as maiores vantagens de contar com um software para PDV!

Otimização de tempo

Ao escolher uma solução do tipo para o ponto de vendas, os processos se tornam mais produtivos, no geral. Afinal, as informações são coletadas diretamente no local onde acontecem as vendas. Não sendo necessário transferir dados entre sistemas, é possível economizar um tempo precioso.Além disso, o software de ponto de venda auxilia a evitar diversos erros. Como todas as informações são captadas automaticamente e de forma padronizada, não há riscos de algum dado ser esquecido, por exemplo. Na prática, isso garante total confiabilidade sobre as informações, evitando retrabalhos.

Obtenção de dados sobre o comportamento de compra

O software para PDV, como é o caso do IZ Loyalty, tem a missão de registrar dados relevantes sobre cada shopper. A partir disso, é possível criar uma base completa de informações e até uma espécie de “histórico” de quem compra.Um dos maiores benefícios disso é que se torna viável conhecer o comportamento de compra. As informações são úteis para entender quais são os produtos preferidos, a frequência de pedidos, o valor médio e assim por diante.Com um grande volume de informações sobre o público todo, também é possível aplicar aciência de consumo. Com uma análise completa de dados, há como tirar conclusões valiosas e que ajudam a tomar decisões melhores.

Segmentação de clientes

Inclusive, um software de ponto de venda é útil para realizar a segmentação de clientes. A partir das informações coletadas, há como dividir o público em grupos menores, de acordo com suas afinidades e características em comum.Isso é muito importante para conhecer o perfil do cliente ideal e suas variações. Pense, por exemplo, em um supermercado. Há compradores de todo tipo: desde quem toma as decisões para abastecer a casa até quem compra de maneira eventual. Também há pessoas que dão preferência a produtos saudáveis, enquanto outras se destacam pela busca de novidades ou de ofertas vantajosas.Com o apoio desse software, é fácil criar esses grupos e usá-los dentro de uma estratégia efetiva.

Efetividade na comunicação

Por falar na segmentação de clientes, vale compreender que ela tem um papel relevante na construção de um relacionamento adequado com os consumidores. Principalmente, isso tem a ver com a chance de personalizar o contato, de modo a torná-lo muito mais interessante e alinhado com o que os clientes buscam.Com a divisão em grupos, é possível saber, exatamente, com quem falar e como atender às expectativas. Inclusive, isso é essencial para ampliar os resultados das campanhas de marketing e mesmo para melhorar o desempenho do varejo.

Envio de ofertas personalizadas

Essa questão da comunicação tem a ver, também, com a personalização da comunicação, em relação às necessidades e expectativas pontuais. Na prática, um software de ponto de venda é determinante para enviar ofertas e promoções para cada perfil de cliente. Imagine que um determinado shopper demonstra interesse em produtos de certa categoria ou marca. Quando acontecer uma promoção que possa ser adequada para ele, é possível enviar uma comunicação personalizada e que tem mais chances de ressoar corretamente. Na prática, isso pode aumentar as visitas no varejo e gerar mais vendas — inclusive, com um custo menor por conversão. Assim, até mesmo a performance financeira da sua empresa é favorecida. O software de ponto de venda é essencial para incrementar o desempenho do varejo. Com ele, é possível fortalecer o contato com os consumidores, conhecer melhor o público e até escalar o retorno das suas campanhas e ofertas. Como consequência, há mais vendas e até diferencial competitivo. Se quiser aproveitar o que a IZIO tem de melhor, conheça agora mesmo todas as características do IZ Loyalty!

Sobre o autor