Já pensou poder alcançar o shopper onde ele estiver, atraindo sua atenção e gerando engajamento? Pois saiba que essas são apenas duas possibilidades que envolvem o uso do SMS marketing. Essa é uma alternativa que permanece relevante para os negócios, embora, muitas vezes, seja considerada como se fosse uma estratégia descartável. As mensagens para celular estão mais vivas que nunca e oferecem ótimas chances de atingir objetivos de conversão e relacionamento com o público.Quer descobrir como aproveitar esses e outros aspectos positivos? Veja 7 boas práticas de SMS marketing para começar a colocar em prática!

Quais são as melhores práticas dessa estratégia?

Sabendo que o uso das mensagens de texto via celular permanece relevante, é preciso saber como planejar e executar uma campanha do tipo. Afinal, todas as mensagens e suas características têm que estar alinhadas à estratégia do negócio. Além de tudo, é indispensável considerar as boas práticas do SMS marketing para evitar problemas e até perda do relacionamento com o público. Considerando isso, veja quais são os 7 cuidados que merecem a sua atenção!

1. Dê atenção à ortografia

É muito importante cuidar da ortografia das suas mensagens. Primeiramente, é algo que ajuda a transmitir uma imagem profissional e facilita a comunicação com o seu público. Além de tudo, é uma forma de dar legitimidade ao contato. Muitos golpes são executados por meio das mensagens SMS e são reconhecidos exatamente por causa dos erros. Então, sua campanha pode acabar confundida por causa disso. Revise o conteúdo diversas vezes e passe-o por um corretor ortográfico para evitar problemas do tipo. Além do mais, tome cuidado com termos que são considerados suspeitos ou que indicam fraudes, como “você acaba de ganhar…”.

2. Elabore conteúdos objetivos

O espaço da comunicação via SMS Marketing é especialmente reduzido, então cada um dos caracteres é importante. Você deverá aproveitá-los ao máximo para criar uma mensagem curta, direta e objetiva. O ideal é enviar SMS com até 160 caracteres, ao total. A intenção é transmitir a mensagem de forma rápida, para que a pessoa não perca tempo e tenha mais valor agregado com a comunicação.

3. Envie apenas em horário comercial

Algumas empresas cometem a falha de mandar mensagens em qualquer horário, como logo cedo, à noite ou aos finais de semana. O problema é que isso costuma incomodar o público, que terá uma imagem ruim da sua marca. Para evitar essa situação, apenas envie mensagens dentro do horário comercial. Dependendo do seu setor, é possível escolher horários específicos. Um supermercado pode enviar mensagens antes do almoço ou ao longo da tarde, por exemplo. Já uma farmácia pode mandar no começo do expediente e perto do encerramento. De qualquer forma, o indicado é conhecer o comportamento do consumidor. Teste para saber em quais horários há maior taxa de abertura, o que permite entender qual é a melhor hora de agir.

4. Incentive uma ação dentro de um prazo

Como o objetivo é obter resultados, é interessante que o SMS marketing envolva mensagens que estimulem a ação. É o caso de chamar as pessoas para a loja, repassar o WhatsApp de contato do delivery ou apresentar as ofertas previstas para o dia. A chamada para ação, call-to-action ou CTA deve ser atraente e realmente despertar o interesse por parte do público. Assim, fica mais fácil elevar o retorno sobre o investimento e garantir melhor performance. Além disso, vale a pena estabelecer um prazo para que a decisão seja tomada. É uma forma de disparar o gatilho mental de urgência e fazer com que as pessoas se sintam motivadas a agir rapidamente.

5. Adicione links às mensagens

Como as mensagens serão lidas pelo celular, o público terá a chance de visitar endereços com mais facilidade. Então, o melhor é incluir algum link relacionado à mensagem e à campanha. Pode ser para o site da empresa, para a conversa de WhatsApp, para o folheto de ofertas ou o que quer que seja. Além de estimular a ação, é algo que permite rastrear o comportamento do público. Isso será essencial para acompanhar as métricas e entender como tem sido o desempenho de cada mensagem. Assim, fica mais fácil mapear a jornada de compra e compreender o que o shopper prefere.

6. Crie campanhas especiais e atraentes

Utilizar o SMS marketing de maneira estratégica inclui oferecer vantagens e diferenciais, como o acesso a ofertas exclusivas e campanhas especiais. Se os contatos sempre recebem algo atraente e vantajoso, possivelmente ficarão atentos aos próximos contatos. Além de promoções tradicionais, vale a pena investir no cashback. Com essa modalidade, você cria a oportunidade de o público retornar ao negócio para aproveitar o crédito deixado pela compra passada. Então, é uma forma de estimular a fidelização, de aumentar o ticket médio e até de melhorar o mapeamento de comportamento.

7. Segmente o público para envio

Independentemente da estratégia escolhida, é indispensável segmentar o envio de acordo com os objetivos da campanha. Isso fará com que a abordagem de SMS marketing seja muito mais efetiva, já que passa a alcançar o público com eficiência. Essa atuação também é importante para, de certo modo, personalizar a comunicação. Como os contatos são relevantes, os indivíduos sentem que a relação com a marca é realmente próxima. Tudo isso estimula a tomada de decisão e faz com que a sua empresa esteja diante de uma atuação muito mais interessante e com potencial de gerar resultados.

Quais são os benefícios do SMS marketing?

O SMS marketing não permanece simplesmente vivo. Trata-se de uma estratégia repleta de vantagens, quando é executada corretamente. Depois de descobrir os principais benefícios, inclusive, você vai entender por que essa alternativa não deve ficar de fora do seu plano. A seguir, veja quais são os principais pontos positivos associados ao SMS marketing e saiba como ele pode ajudar!

Melhora o relacionamento com os clientes

A verdade é que a praticidade e a agilidade de contato do SMS fazem com que esse tipo de mensagem seja muito bem-vindo. Inclusive, 75% dos consumidores se sentem confortáveis com o recebimento, desde que tenham optado pelas mensagens. Além disso, 3 em cada 4 compradores querem receber mensagens com ofertas especiais. Investir nessa abordagem não apenas atende a esse desejo, como garante uma comunicação direta, sem intermediários. Como consequência, é possível aproximar e melhorar o relacionamento entre a marca e o público.

Apresenta alta taxa de abertura

Apostar no SMS marketing também é uma forma de aumentar as chances de ser lido por seu cliente. Afinal, 90% das mensagens são lidas em um período de 3 minutos. Em comparação ao e-mail, a abertura é 138% maior. Considerando que o brasileiro confere o celular mais de 200 vezes por dia, é possível ter dinamismo e quase falar em tempo real com o público, de modo prático.

Aumenta a taxa de conversão e o engajamento

Outro ponto interessante é que o SMS marketing produz resultados com mais intensidade. Em média, o engajamento via mensagens no celular é de 6 a 8 vezes maior que no e-mail. Na média, uma campanha do tipo tem 14% de taxa de conversão, o que fica acima de várias outras estratégias. Então, é possível gerar mais visitas, vendas e indicações, o que reforça a atuação da marca.

É uma opção barata

Para melhorar, o SMS marketing permite criar uma estratégia de marketing, comunicação e relacionamento que é muito em conta. Basicamente, cada envio de SMS é bem barato, o que torna a campanha ainda mais atraente. Isso é ótimo para reforçar a lucratividade e ampliar o retorno sobre investimento. Também é uma alternativa que pode ser usada com bases de dados grandes ou pequenas, já que os custos são atraentes.

Gera diferenciação de mercado

Apesar de todos os aspectos positivos, as mensagens de texto ainda não são amplamente usadas pelos negócios. A maioria das marcas foca no e-mail ou nas redes sociais e deixa esse recurso de lado. Com isso, é possível obter competitividade e diferenciação de mercado com essa abordagem. Seu negócio se destacará dos concorrentes que não aproveitam a ferramenta e poderá fidelizar os clientes com maior facilidade. Assim, há como consolidar uma atuação que gera ainda mais resultados.

Por que é importante contar com um CRM?

No processo de planejar as campanhas de SMS marketing e fazer os envios, é indispensável ter o apoio de um CRM. Essa ferramenta favorece, principalmente, a estratégia e aumenta o potencial de performance.Isso é possível por causa da segmentação de contatos. A partir do registro das informações do público, é viável entender quais são as demandas de cada shopper, quais são suas preferências e o que ele normalmente consome. Quando você criar uma campanha, ficará mais simples selecionar o público adequado para cada proposta. Essa é uma forma de aumentar as taxas de abertura, conversão e engajamento, o que reforça o sucesso da estratégia. O envio de SMS Marketing gera resultados positivos e duradouros para a sua marca. Com uma atuação estratégica e as ferramentas certas, como um CRM, é possível segmentar campanhas, personalizar mensagens e atingir o público da melhor maneira. Quer outras dicas para colocar em prática no seu negócio? Curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram!

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