Ao elaborar estratégias para o negócio, é preciso saber como direcionar as campanhas corretamente para otimizar a utilização de recursos e ampliar as chances de sucesso. Para tanto, uma das práticas essenciais é a segmentação de cliente.
A partir da análise comportamental dos padrões de consumo, com o uso de ferramentas tecnológicas e inteligência de marketing, a empresa pode separar os consumidores em diferentes grupos, de acordo com as suas preferências.
Quer saber como ter sucesso ao aplicar essa estratégia? Neste post, você entenderá como funciona a segmentação de clientes, os seus benefícios e como ela pode ser feita. Confira!
Como a segmentação de cliente funciona?
A segmentação de cliente funciona com base na análise de dados dos consumidores, organizando e gerenciando os relacionamentos a partir de informações coletadas pela empresa.
Desse modo, eles são separados em diferentes grupos, de acordo com pontos de semelhança, viabilizando a criação de grupos de campanhas voltadas a cada perfil.
Como TI e BI podem colaborar com o Marketing e Relacionamento com o Cliente?
Ao pensar na segmentação, é importante reforçar o papel da Tecnologia da Informação (TI) e da Inteligência (Business Intelligence). Afinal, elas podem oferecer insumos para os departamentos de marketing e de relacionamento com o cliente criarem campanhas para cada consumidor.
Assim, eles podem enviar cartilhas, códigos promocionais e outras práticas definidas para garantir a maior atração, satisfação e fidelização dos clientes. Isso acontece, principalmente, porque a tecnologia proporciona meios de analisar um grande volume de dados e fazer uma segmentação automatizada, aumentando a eficiência dos setores.
Quais são os benefícios da estratégia de segmentação de cliente?
Segmentar os clientes é uma estratégia que entrega diferentes benefícios para o negócio. A seguir, conheça as principais vantagens de adotá-la no seu negócio!
Aumento do fluxo de clientes em dias que geralmente não há tantas vendas
É bastante comum que as vendas sejam cíclicas, com dias de maior ou menor movimento. Com estudo dos dados sobre os clientes, é possível identificar padrões e antecipar datas com menor volume de compras, por exemplo.
Essas informações, em conjunto com a segmentação, permitem criar campanhas específicas para tentar atrair o público em dias de menor faturamento. É possível criar promoções de produtos específicos ou oferecer outras vantagens apenas nessas datas, como um cashback e outras ofertas.
Venda de produtos de baixo giro em dias cheios
Também é possível utilizar a estratégia para potencializar a venda de itens de baixo giro, que podem ficar parados em estoque. Enviando campanhas bem direcionadas para os clientes com maior interesse nesse tipo de produto, há chances de aumentar o interesse neles e, consequentemente, as vendas.
Atrai clientes antigos de volta
Conseguir fazer com que clientes antigos, que deixaram de fazer vendas, voltem a comprar também é importante. Nesse caso, a segmentação pode ajudar a identificar esse grupo de consumidores e separá-los conforme os seus hábitos e preferências. Depois, é possível criar campanhas com ofertas para que eles retomem o relacionamento com a empresa.
Conquista novos consumidores
A segmentação também colabora com a busca por novos consumidores. Nesse caso, é possível fazer pesquisas de mercado para entender quais são as necessidades e dores de quem ainda não faz compras na sua loja.
A partir disso, considere criar campanhas específicas, como descontos em primeira compra ou um conjunto de ofertas com produtos que atraiam o público-alvo. Depois, é possível manter o acompanhamento de dados e adotar estratégias de fidelização.
Permite maior clareza sobre as características do público que geram maior faturamento
Outra vantagem é que essa clareza em relação às características do público permite o direcionamento de campanhas mais alinhadas, que ampliam as chances de conversão. Como consequência, o seu estabelecimento terá chances de aumentar as vendas.
Ao mesmo tempo, é possível observar um aumento no Retorno Sobre o Investimento (ROI) das campanhas. Afinal, se o público está mais alinhado ao que é ofertado, provavelmente os recursos aplicados conseguirão entregar mais resultados.
Descobre a aceitação do público para um produto
Após disparar as campanhas considerando a segmentação, é possível validar informações e projeções realizadas, como a aceitação do público em relação a determinados produtos. Isso ajuda a ampliar os critérios da segmentação para que as estratégias sejam cada vez mais efetivas ao encaminhar ofertas que sejam mais alinhadas aos clientes.
Realiza vendas casadas
Outra vantagem relevante é a possibilidade de realizar mais vendas casadas, criando kits montados a partir do interesse dos clientes. Como consequência, é possível aumentar as receitas e o volume de itens comprados por cada consumidor. Só não se esqueça que eles devem ter a opção também da compra individual, combinado?
Esvazia o estoque de mercadorias perto da data de validade
As lojas de varejo precisam ter atenção aos produtos que têm data de validade, como é o caso de supermercados. Afinal, após o prazo, eles não podem mais ser comercializados e são convertidos em prejuízo.
Nesse caso, a segmentação permite desenvolver campanhas específicas para cada tipo de cliente, observando os produtos que já estão próximos do vencimento e que podem se encaixar às suas necessidades. Isso aumenta as chances de escoar os itens.
Quais são as formas de segmentar clientes?
Após conhecer os benefícios da segmentação de cliente, vale entender quais são as formas de fazer isso. Veja só!
Demográfica
A segmentação demográfica considera informações como ocupação, renda, idade, educação, estado civil e outras para diferenciar os grupos. Para quem vende para empresas, questões como porte e setor devem ser considerados.
Geográfica
Como o nome diz, ela se refere à localização das pessoas ou empresas que você deseja atender. Isso pode considerar país, estado, cidade, bairro, etc.
Psicográfica
Nesse caso, a segmentação considera traços de personalidade, crenças, estilo de vida, valores, classe social, entre outros fatores. Ela é mais complexa, mas pode ajudar a criar uma proximidade maior com o cliente e otimizar as campanhas.
Comportamental
Por fim, há a segmentação comportamental. Ela considera questões como lealdade, conhecimento, padrões de compra e as formas como ele interage com a marca. Esse tipo de segmentação pode ser interessante para as campanhas de recuperação de clientes ou para converter vendas que geram desistência, por exemplo.
Agora que você sabe mais sobre a segmentação de clientes, não se esqueça de investir em ferramentas tecnológicas que contribuam para alavancar as vendas. Afinal, é preciso ter meios adequados para auxiliar na implementação dessa estratégia para ter o sucesso desejado.
Agora, que tal aprender em detalhes como colocar a estratégia em prática? Confira o nosso artigo com as principais dicas sobre como segmentar clientes!