Você adota estratégias para evitar a ruptura de produtos no PDV? Quando a ideia é manter bons volumes de vendas e fidelizar os consumidores, é preciso ter especial atenção a essa questão para não correr o risco de perder a oportunidade de vender itens no estabelecimento.

Portanto, é fundamental ter um bom controle de estoque para garantir a disponibilidade de produtos diante do interesse de um cliente. Contudo, se você tem dúvidas sobre o tema, vale a pena aprender boas práticas para otimizar a gestão do negócio.

Neste conteúdo, vamos esclarecer o que é ruptura de produtos, quais são as consequências e como evitar essa ocorrência. Confira!

O que significa ruptura de produtos?

A ruptura de produtos acontece quando um cliente procura um item no seu estabelecimento, mas ele não está disponível. Como resultado, ele não consegue realizar a compra e, muitas vezes, precisa recorrer a estabelecimentos concorrentes. Essa situação pode gerar diversas consequências para o mercado, como:

  • perda de vendas: inclusive, às vezes o produto desejado não seria o único adquirido, mas o cliente pode optar por comprar tudo em outro local;
  • insatisfação dos clientes: a falta de um produto comum do estabelecimento quebra as expectativas do consumidor, deixando-o insatisfeito;
  • fortalecimento dos concorrentes: se eles tiverem os produtos desejados pelo público, podem conquistar e fidelizar clientes que antes davam preferência para o seu estabelecimento.

Como evitar essas ocorrências?

De maneira geral, a ruptura de produtos tem relação com falhas no controle do estoque do supermercado, levando à ausência de itens. Para evitar essas ocorrências, veja a seguir algumas práticas que a empresa deve adotar.

Diagnosticar o motivo da ruptura

O ponto de partida é entender o que levou à ruptura de produtos no PDV. Isso porque existem diferentes causas que podem fazer com que determinado item fique indisponível, mas começar identificando o motivo é o que possibilitará adotar as ações mais adequadas.

Entre as principais causas, estão:

  • falta de controle dos produtos em estoque;
  • perdas — como em caso de avarias ou data de validade;
  • furtos e fraudes;
  • demora na realização de novos pedidos.

A partir disso, adote medidas para solucionar o problema: otimização no controle de estoque, investimento em segurança, melhora na organização de prazos para os pedidos, entre outras.

Treine os colaboradores

Para que as medidas adotadas tenham sucesso, toda a equipe precisa estar alinhada em relação às boas práticas para controle de estoque e prevenção de ruptura de produtos. Nesse sentido, é essencial investir em treinamentos e capacitações.

Afinal, é importante que cada colaborador entenda o que deve ser feito em cada etapa dos processos, visando alcançar os resultados desejados pelo negócio. Sem esse cuidado, as ações adotadas dificilmente atingirão os objetivos estabelecidos.

Realize auditorias no estoque

Se você deseja evitar problemas, é preciso conferir o estoque e o andamento dos processos. Para isso, faça auditorias periódicas para analisar os dados e registros, conferindo os produtos para garantir que tudo está alinhado ao que consta no sistema da empresa.

Nesse caso, você pode estabelecer diferentes frequências, conforme a viabilidade e necessidades do negócio.

Por exemplo, é possível fazer a auditoria semanal ou quinzenal, ou esperar prazos mais longos, como um semestre. Também pode ser interessante separar por categorias, seções ou departamentos, reduzindo o volume de dados para lidar em cada verificação.

Invista em um sistema de gestão

A tecnologia é uma ótima aliada para as empresas e pode ser uma das principais soluções para evitar a ruptura de produtos. Isso é feito por meio do uso de softwares de gestão integrada, como um CRM para varejo.

Ele ajuda, por exemplo, ao integrar dados do PDV para dar baixa em produtos vendidos, ajustar informações sobre trocas e quaisquer outros dados que otimizem o controle de estoque. Para tanto, você pode contar com o sistema de gerenciamento para varejistas oferecido pela IZIO. Com ele, você conta com uma solução completa para o seu negócio.

Pronto! Agora que você já sabe o que é a ruptura de produtos e as suas consequências e como evitar essas ocorrências, é possível fazer os ajustes necessários na empresa. Dessa forma, há chances de você buscar melhores resultados nas vendas.

Que tal otimizar a gestão da sua empresa? Acesse nosso site e descubra como o CRM da IZIO pode ajudar o seu negócio!

Sobre o autor