A tecnologia e a transformação digital são relevantes para todos os setores da economia, o que inclui as empresas de varejo. Nesse sentido, as Retailtechs de fidelidade surgem para ampliar as alternativas disponibilizadas pelo mercado para auxiliar no seu desenvolvimento. Mas você já conhece o conceito? A verdade é que ele é considerado recente no universo do varejo digital e, com isso, ainda gera muitas dúvidas. Logo, é comum não saber o que ele significa ou quais benefícios ele pode trazer para as empresas varejistas. Então, para que não restem dúvidas sobre o tema, preparamos este conteúdo explicando o que são as Retailtechs de fidelidade e as suas vantagens. Acompanhe!
O que são Retailtechs?
O termo Retailtech é utilizado para descrever as startups desenvolvidas com o objetivo de oferecerem soluções tecnológicas ao varejo. Assim, há um foco em eficiência e produtividade para toda a cadeia varejista, tanto online quanto física, reinventando os ambientes e as medidas que podem ser aplicadas pelo negócio. Na prática, elas viabilizam a transformação digital e a inovação no setor, trazendo novas experiências para os consumidores e beneficiando as empresas que aplicam a estratégia. Afinal, isso se refletirá em aumento das vendas, fidelização, destaque no mercado e outros benefícios.
Como funcionam as Retailtechs de fidelidade no varejo?
Entendendo o conceito de Retailtech, vale saber que existem empresas que são focadas em estratégias diretas de fidelização. Inclusive, o mercado apresenta tendências específicas sobre o tema, como a personalização de atendimento e a criação de programas de benefícios (cashback, pontos, etc.).O seu funcionamento se baseia em tecnologias que podem ser aplicadas para otimizar as estratégias do negócio. Para tanto, ela pode usar diferentes ferramentas, como:
- Big Data;
- Inteligência Artificial (IA);
- internet das coisas (IoT);
- diferentes canais de atendimento;
- entre outros.
Na prática, as Retailtechs funcionam como parceiras, trazendo as ferramentas que as empresas precisam para conseguir implementar as ações de fidelização traçadas com maior eficiência. Assim, também podem englobar diferentes práticas, por exemplo:
- soluções voltadas aos e-commerces, como integradores de marketplace para ampliar a atuação;
- delivery, auxiliando com plataformas que facilitem a disponibilização do serviço;
- logística, voltada ao frete e entregas;
- serviços financeiros e pagamentos, para programas que envolvam benefícios, como pontos, cashbacks, descontos, etc.
Qual o benefício de contratar uma Retailtech?
Talvez você esteja se perguntando porque vale a pena contar com essa ferramenta para fidelização. O motivo se relaciona aos próprios benefícios que fidelizar clientes proporciona, por exemplo:
- redução nos cursos de aquisição de clientes;
- aumento da receita;
- melhora na imagem do negócio;
- destaque no mercado;
- mais possibilidades para crescer.
No entanto, ao utilizar as Retailtechs como parceiras, é possível otimizar todo esse processo. Isso porque elas conseguem trazer ferramentas especializadas que ajudam a identificar tendências, analisar os clientes e implementar diferentes estratégias de diversificação. Com a transformação digital e as mudanças nos hábitos de consumo, a empresa precisa reforçar as suas medidas para atrair e fidelizar clientes. Logo, acompanhar tendências, como as Retailtechs de fidelidade, se torna essencial.
Tendências de mercado
Ao falar sobre o tema, é importante conhecer, também, os principais pontos que estão ganhando destaque no mercado quando se trata de tecnologia. Entre os exemplos, vale citar:
- social e live commerce, que visa usar redes sociais nas transações e, até mesmo, unir a prática ao entretenimento;
- maior personalização, criando experiências mais alinhadas ao perfil de cada cliente;
- mobile first, trazendo soluções que se ligam aos dispositivos móveis.
Quais são as principais estratégias usadas em uma Retailtech?
Como as Retailtechs conseguem utilizar diversas tecnologias, existem variadas estratégias que ajudam a promover a fidelização de clientes. No entanto, existem algumas que se destacam. Veja só:
- programa de fidelidade: pode ser feito de diversas formas, como acúmulo de pontos, volume de compras, entre outras medidas que visem incentivar o retorno do cliente;
- cashback: consiste na devolução de um valor da compra, convertendo-a em benefício. Muitas vezes, o uso do dinheiro pode ser destinado apenas às novas compras no estabelecimento, para promover o retorno do cliente.
Porém, para identificar as estratégias mais alinhadas e conseguir criá-las, é preciso contar com ferramentas, como um CRM especializado e que viabilize a coleta e análise de dados para embasar a tomada de decisão. Ademais, um gestor de ofertas se torna importante para facilitar a implementação das medidas de fidelidade definidas.Viu só? As Retailtechs de fidelidade no varejo podem revolucionar as estratégias da sua empresa visando a melhoria nos relacionamentos com o cliente e expansão dos resultados. Portanto, vale a pena conhecer as soluções e contar com parcerias especializadas, como a IZIO, para conseguir conquistar um lugar de destaque no mercado e aumentar o retorno do negócio. Acredita que essa solução é interessante? Então acesse o nosso site e conheça as soluções da IZIO para auxiliar na fidelização de clientes no varejo!