Você já avaliou como o layout de loja pode afetar os resultados obtidos no varejo? Sabia que ele tem impactos na experiência do consumidor que pode incentivar as compras ou diminuir o interesse do shopper?

Por isso, é essencial planejar corretamente e fazer adequações em seu estabelecimento para evitar alguns erros comuns cometidos pelas empresas e seguir as melhores práticas.

Se você quer saber mais sobre o assunto, continue lendo para conferir os principais erros no layout de loja e dicas para melhorá-lo. Vamos lá?

Qual é a função de um layout de loja?

Para começar, antes de falar dos erros, vamos considerar qual é a função real de um layout no varejo. No planejamento da loja, é necessário combinar arte e ciência. A partir de uma boa organização visual dos elementos, é possível influir no comportamento do consumidor. Além disso, o layout:  

  • proporciona excelente experiência de compra ao consumidor;
  • aumenta a compra e a fidelização de clientes;
  • garante maior divulgação e alcance de público;
  • valoriza a marca;
  • otimiza a organização e a circulação interna.

Quais são os erros mais comuns no layout de loja?

Ao planejar o layout do estabelecimento é preciso considerar diversos aspectos, não apenas o espaço disponível e o volume de produtos.

Existem alguns erros comuns que afetam a experiência do shopper e podem prejudicar o desempenho do seu negócio. Veja quais são!

Não pensar na acessibilidade do espaço

A acessibilidade no varejo trata da aplicação de boas práticas que consigam atender todos os consumidores.

As pessoas com deficiência e problemas que restrinjam a mobilidade podem encontrar barreiras durante as compras, se o layout não for bem planejado.

Existem algumas práticas essenciais, são elas:  

  • ter rampas de acesso e piso tátil;
  • manter vagas de estacionamento reservadas;
  • contar com prateleiras de fácil acesso;
  • investir em uma boa comunicação como etiquetas, cartazes, equipamentos de leitura de código, entre outros.

Sobre isso, é importante saber que não são apenas os shoppers que têm alguma deficiência ou limitação que os afastam da loja. Os consumidores estão mais conscientes e valorizando empresas que adotem essas práticas.

Assim, a falta de acessibilidade pode afastar pessoas que percebem a falha da loja em ser mais inclusiva.

Esquecer de considerar a circulação do shopper

Imagine a seguinte situação: o shopper foi comprar determinados produtos e, ao chegar, não consegue acessar as prateleiras por falta de espaço. Sem dúvidas, a jornada de compra foi prejudicada!

Se o estabelecimento for mais movimentado, isso pode transformar as compras em um verdadeiro desafio, aumentando a má impressão do cliente.

Portanto, monte um layout que facilite a circulação, deixando espaços para que todos consigam circular livremente.

Não aplicar a identidade visual da empresa

A identidade visual da empresa não deve se limitar às práticas de marketing externo ou à fachada.

O ambiente interno também deve investir nessa identidade, considerando as cores utilizadas, os elementos das gôndolas e caixas, os uniformes de trabalho, entre outros.

Sem esse cuidado, o ambiente se torna indiferente e há maior dificuldade em fixar a imagem da loja, além de não demonstrar tanto profissionalismo.

Na prática, isso pode soar como falta de cuidado e planejamento ao desenvolver o espaço.

Além disso, estude como as cores podem influenciar os ambientes para escolher as opções mais adequadas.

Também vale utilizar tons variados para delimitar setores, facilitando a identificação dos produtos presentes em cada local.

Quais são os tipos de layout de loja?

Os principais tipos de layout de loja são:

Layout simples

É um layout fácil de planejar. Permite a criação de espaços individuais para o consumidor. Uma organização básica ajuda na atração de clientes para os itens que estão destacados na área de trás da loja.

São utilizados expositores e aplicada sinalização para que os clientes se mantenham interessados, movimentando-se dentro da loja.

Esse tipo de layout é muito usado em lojas de conveniência, de bebidas alcoólicas, mercados de pequeno porte.  

Sua simplicidade, porém, também representa uma desvantagem, pois pode levar o consumidor a atravessar uma zona de transição sem que se destaque nenhum produto ou sem que ele se sinta atraído para um determinado lugar.

Layout de caminho forçado

Um layout de caminho forçado orienta o cliente para determinada direção. Assim, a loja consegue manter um fluxo de clientes uniforme.

Uma vantagem desse tipo de layout é a presença de corredores maximizados. Todas as mercadorias ficam expostas, facilitando assim que os clientes realizem uma compra não planejada.

Consumidores que têm determinadas necessidades, contudo, podem se sentir insatisfeitos com esse design. Também os deixam sobrecarregados na medida em que impele os clientes a se deslocarem juntos e de forma rápida em uma direção.  

Layout de grade

Trata-se de um padrão muito usado nas drogarias, é familiar e repetitivo. Os consumidores podem se deslocar com mais rapidez entre os espaços.  

A apresentação dos itens é feita uniformemente, sendo confortável para os clientes, que usufruem uma boa experiência. Para o dono da loja, esse modelo simplifica o processo de controlar o estoque.  

Uma limitação desse modelo de design: devido à sua baixa estética, ele não é muito inspirador. Uma sinalização eficiente ajuda na criação de um mapa de orientação para os clientes.

Layout em loop

Assemelha-se a uma pista de corrida, posicionando os expositores de modo a criar caminhos que direcionam o cliente da porta de entrada ao caixa.

É um modelo que funciona bem quando em conjunto com outro tipo de layout. É indicado também para lojas de varejo maiores, já que estimulam um ciclo evidente para o fluxo de clientes.

Esse modelo pode envolver displays, gôndolas, expositores, adesivos de chão, corners, ilhas expositoras, iluminação e outras ferramentas para comunicação visual.

Layout misto

Nesse caso, são utilizados os designs de layouts diferentes. É um tipo muito comum em lojas de departamento, considerando que existe um fluxo dinâmico por meio de diferentes departamentos com mercadorias diversas.  

Muitas redes de supermercado também fazem uso de designs diversos, combinados, para garantir maior flexibilidade aos clientes.  

Os usuários dos espaços podem circular por um layout de grade para as compras básicas, mas se sentem estimulados a olhar as vitrines angulares com queijos, vinhos, cervejas e outros itens que oferecem uma margem de lucro elevada.

Existem vantagens em combinar diferentes layouts, mas as condições de recursos e de espaço para sustentar esse tipo de layout pode implicar dificuldades para o varejo.  

Quais são as melhores práticas para o layout no varejo?

Depois de conhecer os erros mais comuns e como saná-los, vale aprender outras práticas importantes para criar um layout de sucesso no estabelecimento.

Por isso, preparamos uma lista com as principais dicas. Conheça!

Faça divisões de setor

Uma dica fundamental para um bom layout é a divisão de setor, seguindo uma sequência lógica ao organizar os itens nos corredores e gôndolas. O uso de categorias facilita o momento das compras, tornando mais intuitivo.

Além disso, sem esse cuidado muitos produtos podem acabar não sendo percebidos pelo público.

Não se esqueça de facilitar o acesso aos produtos. Quando há dificuldades para pegá-los, como prateleiras muito altas, pode levar a desistência da compra.

Nos casos em que o isolamento do produto é uma medida de segurança contra furtos, tenha sempre uma pessoa disponível para atender o cliente.

Saiba como destacar produtos

Complementando a dica anterior, é importante criar um layout que facilite o destaque de determinados produtos, como aqueles mais vendidos e de procura constante.

Deixá-los próximos ao caixa e em outros pontos de destaque pode estimular ainda mais a compra. O mesmo pode ser feito com promoções.

Ainda, destacar itens relacionados, ajuda a aumentar as vendas. Podem despertar o interesse do shopper, mesmo quando a sua intenção inicial não era fazer a compra.

Um ponto essencial e aplicável em todos os produtos, é o destaque para as embalagens, permitindo fácil visualização das principais informações e dos preços, com uma descrição completa.

Os preços por litro e por kg, por exemplo, são essenciais para facilitar os comparativos entre produtos.

Invista em sinalização

A sinalização também é importante para o layout de loja, permitindo que o cliente se localize com mais facilidade.

Em meio aos corredores e a grande variedade de produtos, nem sempre é fácil identificar em qual área encontrará os itens desejados.

A dica para isso é ter placas que indiquem as categorias de produtos em cada prateleira, sempre em locais com alta visibilidade.

Os caixas e espaços de atendimento também precisam ser bem sinalizados, com avisos que indiquem o tipo de caixa, rápido, preferencial ou comum, e outras características importantes.

Um cuidado importante nesse momento trata das formas de pagamento, não se esqueça de deixar as limitações indicadas de maneira clara e acessível.

Por exemplo, se não aceitar cartão de crédito ou existem bandeiras não atendidas, tenha um aviso que liste os detalhes sobre as modalidades aceitas.

Por fim, avalie o ambiente como um todo, para identificar se ele é agradável. A identidade visual, o acesso aos itens, a disposição e a circulação são fatores essenciais como a limpeza, a iluminação e o som ambiente.

Dessa forma, é possível conseguir o melhor layout de loja para proporcionar uma boa experiência para os clientes e conquistar resultados efetivos nas vendas.

Quer mais dicas para seu estabelecimento? Confira nosso post sobre acessibilidade no varejo!

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