Investir no relacionamento com o cliente é a chave para que você tenha sucesso em seu negócio.

Quando esse relacionamento é forte, duas coisas podem acontecer. A primeira é que, além de conseguir vender seu produto ou serviço, você alcança a fidelização de clientes. E a segunda: o cliente indicar você e a sua empresa para os amigos ou parceiros de negócios da empresa dele.

De uma maneira ou de outra, você sai ganhando. Mas como conseguir isso no seu negócio? Reunimos algumas dicas para ajudar você a alavancar esse relacionamento. Confira!

Conheça o cliente

Seja por telefone, internet ou pelo bom e velho papel, você precisa captar dados para desenvolver um bom relacionamento com o cliente.

É interessante procurar saber por quais razões ele escolheu seu produto ou serviço, quais as formas de pagamento favoritas dele e apresentar meios que possibilitem o cliente dar sugestões ou feedbacks ao seu negócio.

Uma maneira de capturar essas informações é apresentar um formulário no momento da compra ou, posteriormente, por e-mail. Para incentivar o seu cliente a participar, você pode oferecer a ele alguns benefícios como um cupom de desconto para as compras, pontos em programas de vantagens ou até alguma prioridade nos próximos atendimentos.

Crie valor

Como um profissional de vendas ou vendedor de serviços, você precisa agregar valor a si mesmo, a sua empresa e ao seu produto ou serviço.

Quando olhamos um preço sem seu valor, nós simplesmente acreditamos que aquilo é apenas um custo que nós vamos ter.

Se você parar para pensar nas últimas coisas que comprou, por exemplo, para a sua família ou para a sua casa; você vai entender que justificou aquela compra para si mesmo. O que aconteceu? Você colocou valor naquilo que estava comprando.

Ao ir até o cinema com a sua família, por exemplo: quanto custa este passeio? Aproximadamente, uns R$ 100? E quanto vale esse passeio? O quão prazeroso é estar com a sua família? Entende a diferença entre preço e valor?

Essa é uma das formas mais interessantes de desenvolver a confiança e o relacionamento com o cliente: transmitir valor para o seu produto, para você como profissional e também para a sua empresa.

Seja íntegro e transparente com o seu cliente. É importante você mostrar coerência entre o que você diz e o que você efetivamente faz como vendedor.

Use as ferramentas de atendimento a seu favor

Personalize as ferramentas de atendimento da sua empresa, de acordo com as informações que você coletou em seus formulários, para melhorar seu relacionamento com o cliente.

Investir em um sistema de CRM para construir seu banco de dados de clientes e armazenar as informações de compra, pode ser importante para você conseguir analisar melhor as informações que já possui e aprimorar seu planejamento de ações.

Priorize a melhor experiência do cliente

Nos momentos em que estiver conversando com seu cliente, esteja presente, preste atenção no que ele está falando e comece a pensar em como você poderá ajudá-lo com seu produto ou com seu serviço.

Incentive o seu cliente a falar fazendo perguntas abertas. Quanto mais ele falar e mais você ouvir, mais ferramentas você terá na hora de apresentar sua proposta comercial, de negociar e de corrigir objeções que ele apresentar.

Mostre que você está atento, confirme se você entendeu o que ele realmente procura e, então, adapte o seu discurso de acordo com o que o seu cliente deseja. Faça o outro se sentir importante!

Treine sua equipe para que sejam flexíveis

Todas as pessoas que fazem parte da empresa devem estar comprometidas e engajadas no relacionamento com o cliente. Por isso, treine seus colaboradores para identificar e resolver problemas, até mesmo de forma antecipada.

Ouça e aceite a opinião do mercado

Quando o cliente estiver vendo em você um potencial parceiro ou fornecedor, peça a ele um feedback sobre o seu atendimento. Mostre que você está interessado em entender como pode melhorar a prestação dos seus serviços ou a sua oferta de produtos.

As pessoas adoram falar quando você pergunta, certo? Aproveite a oportunidade para entender quais os pontos positivos e negativos que o cliente enxerga no seu negócio.

Estude o mercado de trabalho e aceite abertamente as opiniões de seus clientes e colaboradores. Isso é uma forma de não apenas permanecer na ativa, como também de descobrir estratégias altamente competitivas.

Invista na comunicação bilateral

Quanto mais o consumidor sente que a marca ou a empresa se preocupa com a satisfação dele, maiores as chances de ele se tornar um cliente fiel. Além disso, clientes satisfeitos fazem propaganda positiva de graça.

Conquistar novos clientes é mais difícil do que fidelizá-los. Logo, faz mais sentido apostar na clientela que você já tem do que investir em uma nova.

Mas o que faz com que um cliente seja fiel à sua marca ou ao seu estabelecimento? A qualidade dos serviços, o preço, o atendimento e a estrutura do negócio contam muito. Acontece que só isso não é o suficiente.

É preciso fazer investimentos de longo prazo na comunicação bilateral, transformando a cultura da empresa, para que toda a experiência do cliente seja um sucesso.

Então, aposte em canais digitais de comunicação democráticos, ágeis e que aproveitem ao máximo a tecnologia, como os da IZIO.

A IZIO é uma plataforma de CRM especializada para o varejo, que pode oferecer tudo isso e mais para você. Ela capta todos os dados da compra e, a partir daí, disponibiliza todo o controle de dados e comportamento do consumidor para que você possa personalizar seu atendimento, aumentando as chances de fidelização.

Fidelizar clientes traz muitas vantagens para o seu negócio. Aumento de vendas e redução de custos nas promoções são só algumas delas.

Prezar por um bom relacionamento com o cliente só vai te trazer benefícios. Poderá ajudar você, por exemplo, a corrigir algum problema que a sua empresa possa ter com ele, como um pedido que atrasa ou como uma mercadoria que foi enviada erroneamente. Por isso, procure as soluções da IZIO!

Com nosso CRM, você consegue fazer um cadastro rápido do seu cliente e ainda se comunicar com ele em tempo real por e-mail ou SMS, além de conseguir parametrizar campanhas para grupos de clientes e muito mais!

E então, gostou de descobrir como você pode melhorar o seu relacionamento com o cliente? Para aumentar seu faturamento através do relacionamento e fidelização com seus consumidores, conheça a IZIO: a única plataforma que conecta shopper, indústria e varejo, físico e digital!

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