Hoje vim trazer uma reflexão importantíssima sobre investimento na marca. Quando se tem uma empresa, seja ela de qualquer ramo de atividade, é preciso que você entenda que a transação em si é um processo em que você faz as vendas, mas o ponto fundamental aqui, e o mais importante, é a relação a longo prazo com o cliente. Ou seja, a diferença entre um ponto e uma reta, onde a reta é um conjunto de pontos. Deste modo, é preciso se perguntar: qual a mensagem que você quer deixar gravada na memória dos clientes?

Sabemos que a mensagem, antes de tudo, passa pelos componentes emocionais, dos sentidos humanos. Assim, o atendimento humanizado, a atenção e educação dos seus colaboradores frente aos clientes, a disponibilidade e acessibilidade dos produtos, enfim, todo esse contexto envolve a experiência do consumidor e como ele vai enxergar o seu negócio.

Claro que também sabemos que quando se trata de uma empresa na etapa inicial ou uma empresa menor, é preciso fazer escolhas de poucos e bons, e ao longo do percurso, você vai incorporando funcionalidade, serviços e percepções que têm a ver com sua marca, onde você precisa saber quais são os valores que ela agrega ao consumidor.

E além disso, quais são seus valores como pessoa/empresário? Os seus valores e os valores da sua marca se misturam. Será que são os mesmos das pessoas que trabalham dentro da sua empresa e que precisam ser repassados? Aqui, percebemos a importância da cultura organizacional.

Meus valores intangíveis: transparência, confiança e respeito


Quando falo sobre os MEUS valores, estou falando de transparência, confiança e respeito. Você prática transparência? E quanto à confiança? Você confia nos seus clientes e em seus colaboradores? Como é a sua relação com os seus fornecedores? Tudo isso são valores intangíveis que são necessários para investimento no relacionamento a longo prazo.

Enfim, administrar uma empresa não é simples, pois envolve diversos fatores, então, antes de tudo, trabalhe para garantir a sua sobrevivência no curto prazo para que seu negócio tenha um produto ou serviço com margem positiva. Deste modo, é possível crescer e criar um processo mais longevo e aí investir no relacionamento, nos valores, na conversa, fazendo com que as pessoas comecem a perceber o valor real da sua marca.

Pessoal, não esqueçam que, para um posicionamento estratégico deve-se partir da seguinte premissa: tudo precisa estar bem financeiramente na sua empresa, porque senão, não adianta você criar um posicionamento de marca se ela ou o seu produto não estiverem saudáveis. Fica a reflexão para vocês.

Christian Vincent

Sobre o autor

Christian Vincent é engenheiro formado pela UFRJ, com mestrado em administração pela Puc-Rio e curso de extensão em Business na Kellogg School of Management. Possui um mix de experiências, desde executivo de grandes empresas a fundador de startup. Ao longo de sua carreira passou por grandes empresas do segmento de pagamentos e bancos como Fininvest, Itau-Unibanco, Cetelem, Firstdata, Tribanco, Neurotech e, ao longo dessa trajetória, desenvolveu fortemente a relação com os principais varejistas do país. Foi o fundador da startup IZIO que criou em 2014 e vendeu para o fundo Hindiana em 2022.