O avanço da tecnologia oferece novas opções para o consumidor brasileiro. Boa parte das compras de hoje são realizadas via internet, assim como o pagamento.

O QR Code é uma dessas ferramentas de pagamento. Muitos já fazem uso dele nas transações comerciais, mas há pessoas que ainda não o conhecem bem e também não sabem usá-lo devidamente.

Neste post, falaremos mais sobre a importância do QR Code no setor de vendas. Leia o texto até o final e aproveite para saber detalhes sobre o assunto!

O que é e para que serve o QR Code?

O QR Code surgiu em 1994, criado pela Denso-Wave, uma empresa do Japão. A finalidade era otimizar os processos industriais, catalogando com mais rapidez as peças na linha de produção.

Em 2003, os celulares incorporaram a tecnologia porque notou-se que mesmo os aparelhos com câmeras de baixa resolução podiam utilizá-la.

A partir daí, novas possibilidades se abriram, com a aplicação do QR Code no setor de vendas. Ele é muito recorrente em pagamentos instantâneos.

Quais são as diferenças entre QR Code e código de barras?

O QR Code é semelhante aos códigos de barras de supermercados que, quando lidos nos caixas, fornecem informações sobre os produtos.

Ainda que a proposta seja igual (armazenamento de informações), uma diferença é o desenho. O código de barras é formado por várias faixas seguidas de números; o QR Code é formado por caracteres em um quadrado.  

Outras diferenças são:

  • o Código QR tem maior potencial para armazenar informações;
  • o código de barras só funciona na posição horizontal, já o código QR se apresenta em duas dimensões (2D), com informações tanto na posição vertical como na horizontal.

Como funciona o Código QR?

O funcionamento é simples: para fazer a leitura, o usuário deve posicionar a câmera do celular sobre o código.  

A maior parte dos smartphones já realiza a leitura de forma automática. Caso contrário, a câmera deverá ser habilitada ou deverá ser instalado um app próprio, que seja compatível com um dispositivo.

Diante a pandemia, o QR Code no setor de vendas tornou-se mais recorrente porque permite o pagamento sem contato, aumentando a atenção do público consumidor.

Por sua praticidade, ele tende a melhorar o engajamento das pessoas. Como o varejo sempre procura aprimorar a experiência de compra do cliente, o código QR é um diferencial.

Como o QR Code se aplica no marketing?

Atualmente, ele também é muito usado em campanhas publicitárias, principalmente para produzir conteúdos e dar descontos exclusivos para os clientes.  

Pode-se integrar o código a um serviço, a um produto, a um aplicativo, a uma promoção ou a uma forma de pagamento.

Quais são os benefícios do QR Code para o varejo?

Vejamos alguns benefícios que o QR Code oferece para o varejo:

Facilita o acesso à informação

Uma das grandes vantagens do código é que ele facilita o acesso à informação. Esse acesso pode ser feito de muitas maneiras.

Por exemplo, no setor alimentício, pode-se usar o Código QR em embalagens para fornecer informações relevantes a respeito dos produtos, como validade, lote, receitas, modo de preparo.

Otimiza a interação do usuário com o produto

Também é possível melhorar a interação do cliente com o produto. O código pode levar o consumidor para uma landing page ou para a tela de download de algum aplicativo.

Outra possibilidade é oferecer promoções ou cupons de desconto acessados por QR Code. Também facilita o Sistema de Atendimento ao Consumidor: por meio dele, o consumidor pode enviar um feedback sobre determinado produto ou serviço, ou contatar a empresa de outra maneira.

A fidelização de clientes também é uma estratégia que o Código QR oferece. O cliente compra o produto, faz a leitura do código e acumula pontos para resgatar na forma de descontos e/ou prêmios.

O varejo também pode tornar mais fácil o acesso dos consumidores ao aplicativo ou ao site, dispensando login e senha. No WhatsApp Web, por exemplo, a entrada no aplicativo é feita através da leitura do Código QR.

Facilita transações financeiras

Diferentes plataformas de pagamento fazem uso do QR Code para deixar as transações financeiras mais práticas.

Essa ferramenta é mais simples e segura que o cartão de crédito, já que não é necessário digitar senha — o consumidor lê o código com a câmera do smartphone e autoriza o pagamento.

O QR Code revolucionou o setor de vendas e o marketing em todo o mundo. O varejo inteligente deve aproveitar as vantagens que ele proporciona para melhorar o relacionamento com o cliente e aumentar as vendas.

A Izio, acompanha as tendências e por isso, oferece serviços que fazem uso do QR Code. Aproveite para saber mais sobre nossos produtos e serviços. Siga nossos perfis no Instagram e no Facebook!

Sobre o autor