As promoções em supermercados têm um grande poder de atração para os consumidores. Essa é uma despesa recorrente que pode ocupar uma boa parte do orçamento mensal, então a busca por ofertas é uma prática bastante comum. Diante disso, saber como criar promoções pode ser um diferencial para atrair e fidelizar clientes, melhorando os resultados obtidos pelo estabelecimento. Contudo, para ter sucesso na estratégia, é preciso saber como organizar as ofertas. Quer aprender? Então continue com a gente e confira as principais dicas para turbinar as vendas com promoções no supermercado!

Aposte nos produtos certos

As promoções em supermercados precisam escolher os produtos certos para ter retorno. Para tanto, é preciso considerar o seu público-alvo, os interesses e a época da promoção. No final de ano, quando muitas famílias tiram férias, vale apostar em itens para churrasco, bebidas e outros relacionados ao verão, como protetor solar, cadeiras de praia, coolers etc. Outra dica é sempre ter um mix de produtos interessante na promoção. É comum ir ao supermercado para comprar uma variedade de mercadorias para a casa, como alimentos, itens de limpeza e de higiene, por exemplo. Por isso, vale criar seleções de ofertas que incluam opções de diversos setores. A ideia é a seguinte: a oferta de um item apenas pode não ser suficiente para que o cliente se desloque para aproveitar a promoção. Porém, quando ele se depara com uma variedade de promoções, é mais fácil que deseje aproveitar a oportunidades para adquirir vários produtos por um preço menor.

Crie promoções semanais

Para complementar a dica anterior, vale apostar em promoções semanais ou em outras frequências (quinzenais ou mensais, por exemplo). A ideia é variar as ofertas e criar a recorrência, para que os clientes criem uma rotina de idas ao estabelecimento para aproveitar novas ofertas.A maneira mais comum de fazer isso é com os panfletos de ofertas ou encartes virtuais, que apresentam uma variedade de produtos e a validade da promoção. Eles podem ser divulgados no próprio estabelecimento, mas também devem ser expostos nos sites, redes sociais e outros canais de contato com os clientes para facilitar o acesso às ofertas.

Use a psicologia dos preços

A psicologia dos preços busca despertar certas emoções nos consumidores para que comprem o produto. Portanto, a estratégia deve ser utilizada nas promoções em supermercado, a fim de otimizar os resultados. Existem diversas maneiras de fazer isso, conheça as principais:

  • efeito do dígito esquerdo: use valores quebrados, como R$ 19,90, em vez de R$ 20. A percepção sobre os centavos é menor, dando a impressão de que o item é mais barato;
  • porcentagem: quando o valor do produto é inferior a 100, o uso de porcentagem de desconto costuma ter mais impactos. Por exemplo, em vez de anunciar que um produto de R$ 50 será vendido por R$ 45, que tal anunciar 10% de desconto?

Faça bons cartazes

Os cartazes utilizados no estabelecimento precisam dar destaque às ofertas, além de serem claros para não gerar dúvidas nos clientes e atender às regras da legislação. Em itens sazonais ou de setores específicos, vale usar a criatividade para criar frases relacionadas ou, até mesmo, com um pouco de humor.Além disso, vale destacar pontos importantes sobre as ofertas, que frisem os benefícios e usem gatilhos mentais. Por exemplo, termos como "só hoje" ou "estoque limitado" criam o senso de urgência que podem ajudar na decisão do cliente. Já opções que mostram o impacto do desconto, como "leve 3 e pague 2", "compre um item e leve outro produto grátis" ou "descontos na segunda unidade" chamam a atenção pela vantagem financeira. Além disso, sempre destaque os pontos mais atrativos e a marca para fortalecer a imagem do supermercado.

Divulgue na internet

A internet é uma ferramenta fundamental de divulgação, inclusive para os supermercados. Um consumidor que procura as melhores ofertas pode utilizar sites e redes sociais para pesquisar preços e promoções disponíveis. A transformação digital é uma realidade e você precisa se adaptar para continuar conquistando o público e fidelizando clientes. Caso você tenha canais de contato autorizados, como e-mail, SMS ou WhatsApp, pode utilizá-los para enviar promoções, com mensagens personalizadas. Aqui, é possível enviar ofertas do dia, promoções semanais e outras ações que atraiam o interesse. Diante de respostas recebidas, vale aproveitar a oportunidade para interagir, colher feedbacks e criar uma relação mais próxima com o cliente. Nesse caso, é importante ter boas ferramentas para fazer o lançamento de promoções e campanhas. A nossa dica é contar com o CRM IZ Loyality, que permite coletar e analisar dados de clientes, hábitos de consumo e criar ofertas personalizadas. Assim, ficará mais fácil obter melhores resultados no estabelecimento. Como foi possível perceber, existem várias dicas que podem ser usadas para turbinar as vendas ao criar promoções em supermercados. Para ter sucesso, é importante ter um bom planejamento e ferramentas corretas para conseguir atrair o público e atingir os resultados esperados.Que tal conhecer mais ferramentas para auxiliar na gestão do estabelecimento? Acesse o nosso site para conhecer as soluções da IZIO!

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