Conquistar presença digital é uma árdua tarefa. O espaço digital é bastante estratégico para o varejo. Nos últimos tempos, os empreendedores aproveitaram esse ambiente o máximo que puderam para divulgar e consolidar a autoridade da marca no mercado, além de impulsionar as vendas.

Se bem aproveitado, o espaço virtual será um aliado valoroso para seu negócio. Quer saber como construir e manter uma presença digital positiva no comércio? Acompanhe algumas dicas muito interessantes que vão fazer a diferença!

O que é presença digital?

De acordo com Martha Gabriel (autora de “Marketing na era digital”, 2010), presença digital é uma alusão à existência de alguma coisa no ambiente digital. Estamos falando de empresas, marcas, pessoas e assim por diante.

Percebe-se logo a estreita relação do marketing digital na missão de promover esse tipo de presença de uma empresa, assegurando seu espaço nas mídias sociais e no comércio eletrônico.

A presença digital se divide em três tipos:

  • presença própria: conteúdos digitais mantidos pela própria empresa (site, blog, redes sociais);
  • presença orgânica ou gratuita: conteúdo produzido pela empresa e obtenção de resultados de maneira gratuita em comentários, buscadores e compartilhamentos;
  • presença paga: conteúdo vinculado às redes sociais ou à web por meio de planos pagos, como anúncios e links patrocinados (Facebook ADS, Google ADS).

Como ter presença digital positiva?

Vamos passar algumas dicas de como ter presença digital positiva, ou seja, se destacar de modo favorável ao seu negócio:

Conheça seu público digital

Toda comunicação deve ser orientada para o público correto. O primeiro passo, portanto, é identificar quem são os clientes.

Os varejistas geralmente conhecem o público, mas não de maneira mais específica, do modo como o marketing e a presença digital requerem.

Antes de iniciar uma estratégia, é importante definir bem o público. Uma dica é criar uma persona, ou seja, um personagem com as características do cliente ideal, alguém que tenha nome, profissão, idade, família, conflitos e problemas para resolver.

Conhecendo as dores do cliente, você pode compreender como ajudá-lo de forma eficiente. A persona permite ao varejista entender a jornada de compra do cliente:

  • como ele chegou à empresa (Google, redes sociais)?
  • Ele procura somente para tirar dúvidas ou tem efetivo interesse na compra?
  • Ele prefere o estabelecimento físico ou online? (o cliente online pode até diferir do público físico).

Como criar um site para sua empresa ajuda a conquistar presença digital?

Sem um site, a empresa dificilmente ficará evidente. Ele pode ser um diferencial importante entre seu negócio e a concorrência.

O site gera mais credibilidade e confiança ao consumidor, mas deve ser bem planejado. Algumas boas qualidades de um site são rapidez no carregamento e simplicidade de navegação.

As principais informações devem ficar visíveis ou devem ser fáceis de encontrar. O consumidor da internet tem pressa. Então, quando uma página demora demais para carregar, ele pode desistir de ir adiante.

Vale a pena investir em um layout responsivo, ainda que seja preciso pagar por uma boa hospedagem.

Desenvolva conteúdos relevantes

Só ter um site não será garantia de que sua presença digital seja positiva. É importante alimentar as redes sociais, os blogs, as páginas do site com conteúdo de boa qualidade.

Dificilmente as pessoas visitam a web somente para ver propagandas — isso é uma consequência. O cliente está acessando as redes sociais, curtindo as fotos da família e dos amigos e conferindo conteúdos que considera interessantes. Os formatos devem ser diversificados: textos, imagens, vídeos, memes, artes e assim por diante.

Invista na comunicação omnichannel

A comunicação omnichannel integra os diferentes canais de comunicação com os clientes. Isso é importante para otimizar e estreitar o relacionamento com o cliente.

O consumidor tem condições de interagir com a empresa de diferentes maneiras:

  • loja física;
  • loja virtual;
  • redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn);
  • blog;
  • aplicativo próprio;
  • WhatsApp.

Marque presença nas redes sociais preferidas de seu público

Mais importante que a presença digital nas redes sociais, é a presença digital nas redes sociais certas, ou seja, aquelas em que o público tem frequência ativa.

Afinal, o varejo deve trabalhar com objetividade, se fazendo ativo onde o cliente mais precisa. Além disso, vale a pena construir o aplicativo da empresa, por meio do qual a presença digital da empresa vai se consolidar ainda mais.

Garantir presença digital é fundamental para manter a competitividade do varejo em um cenário muito concorrido, e no qual a tecnologia se destaca cada vez mais. Somente acompanhando as atualizações, os empreendedores conseguem sobreviver e se desenvolver, alcançando novos nichos e novos consumidores.

Construa um varejo inteligente e aproveite as boas oportunidades! Quer saber como alcançar o cliente com mais objetividade? Então, confira como atingir o consumidor de maneira certeira por meio da segmentação de clientes!

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