Por que você deveria ter um aplicativo para o seu varejo?

Em uma sociedade cada vez mais evoluída e repleta de novas tecnologias, com dispositivos que alteram e influenciam diretamente nossos hábitos do dia a dia, torna-se impossível não aderir à ferramenta para oferecer melhores soluções para os clientes. Portanto, a explicação é óbvia: com rotinas tão corridas, ter um aplicativo de supermercado tornou-se necessário em nossas vidas.

Simplesmente porque, atualmente, os recursos disponíveis nos smartphones são utilizados para praticamente tudo, principalmente para compras pela internet, sem contar que hoje a maioria das vendas são realizadas através de aplicativos. Então se você tem um supermercado, mas ainda não possui um aplicativo, você está perdendo tempo e também muito dinheiro.

E quais são as vantagens de se ter um aplicativo de varejo?

Um aplicativo nada mais é do que ter disponível para os clientes um software que se integra com a loja física. Ou seja, ele complementa o seu negócio com o virtual, aumentando suas chances de se aproximar do consumidor e conhecer seus gostos e preferências, criar promoções personalizadas tomando como base os dados coletados e destacar-se perante seus concorrentes, fidelizando os clientes.

Uma vantagem bastante positiva é poder se comunicar diretamente com seu público através do aplicativo, podendo divulgar os produtos do supermercado no aplicativo com mais facilidade, além, é claro, do custo-benefício reduzido. Tudo isso é possível se estiver alinhado às estratégias do negócio.

E você, nesse momento, pode se perguntar: “Mas Christian, como funciona um aplicativo de varejo?

Vou dar um exemplo do qual tenho autonomia para falar porque, de fato, conheço bem. Há algum tempo, após o desenvolvimento do CRM, foi agregado nele uma ferramenta de e-commerce para potencializar os resultados dos supermercados. A ferramenta permite ao supermercado realizar vendas tanto para entrega quanto para retirada.

A ferramenta funciona como um aplicativo White label, que consiste em um aplicativo desenvolvido por uma empresa e que pode ser personalizado e distribuído por outras empresas como se fosse o seu próprio produto, possibilitando as vendas através do comércio eletrônico, além de também conhecer os hábitos individuais de compra dos clientes.

Finalizo este artigo provocando a reflexão: criar um aplicativo em uma proposta de valor para seu cliente será inócuo. Jogar dinheiro fora! Pense muito bem na sua proposta de valor!

Christian Vincent

Sobre o autor

Christian Vincent é engenheiro formado pela UFRJ, com mestrado em administração pela Puc-Rio e curso de extensão em Business na Kellogg School of Management. Possui um mix de experiências, desde executivo de grandes empresas a fundador de startup. Ao longo de sua carreira passou por grandes empresas do segmento de pagamentos e bancos como Fininvest, Itau-Unibanco, Cetelem, Firstdata, Tribanco, Neurotech e, ao longo dessa trajetória, desenvolveu fortemente a relação com os principais varejistas do país. Foi o fundador da startup IZIO que criou em 2014 e vendeu para o fundo Hindiana em 2022.