Saber o que é mix de produtos e como defini-lo é um dos pontos fundamentais para o sucesso do negócio. Afinal, são os itens comercializados que atraem os consumidores, influenciando diretamente nos resultados obtidos.
Uma escolha errada pode fazer com que os produtos fiquem parados nas prateleiras por não agradar consumidores, além de afastar clientes por não encontrarem os itens que necessitam. Por outro lado, saber como montar o mix de produtos da loja pode aumentar as vendas e, até mesmo, ajudar na fidelização.
Quer aprender sobre o assunto? Neste conteúdo explicamos o que é mix de produtos e separamos as principais dicas para montar o ideal. Acompanhe!
O que é mix de produtos?
O mix de produtos é a variedade de itens ofertados aos clientes. Portanto, a diversidade é um dos fatores que deve ser considerado para atender às diferentes necessidades dos consumidores e, também, o perfil de compradores que compõem o seu público-alvo.
Assim, ter uma boa variedade melhora a experiência dos clientes e aumenta a satisfação, pois amplia as chances de que eles encontrem o que procuram ou, ao menos, tenham acesso a uma opção semelhante.
Contudo, não basta escolher uma grande variedade de itens para compor as ofertas. Elas precisam ser pensadas com cuidado para encontrar opções que tenham procura e tragam lucros. Caso contrário, a estratégia não trará os resultados esperados e, ainda, pode acarretar prejuízos.
Quais são as vantagens do mix de produtos?
Como o mix de produtos pode beneficiar o seu negócio? Descubra a seguir:
Potencial de expansão de mercado
Para quem deseja crescer no mercado, criar novos segmentos é uma das melhores opções. Quando a empresa disponibiliza serviços adicionais, essa nova solução consegue alcançar um novo público.
Fidelização do consumidor
Uma das prioridades de qualquer empresa deve ser a fidelização de clientes. E o mix de produtos pode ajudar o negócio a conquistar esse objetivo.
Considere um exemplo: um provedor de internet “A” oferece um serviço que envolve pacote de internet + telefone ilimitado pelo mesmo preço que outro provedor (provedor B) oferece apenas a internet.
Um cliente do provedor B toma ciência da oferta do provedor A e cancela sua assinatura para contratar o serviço do concorrente.
Isso significa que o provedor B deveria dispor de ofertas mais atrativas para fidelizar seus clientes e para que eles também se tornem propagandistas de sua marca.
No exemplo citado, o provedor B poderia fazer a seguinte oferta: pacote de internet + telefone ilimitado + TV a cabo por um preço mais competitivo que o provedor A.
Vantagem competitiva frente aos concorrentes
Outro aspecto relevante para o varejo é obter vantagem competitiva sobre a concorrência. Para tanto, é necessário ficar a par do que os concorrentes estão oferecendo e fazendo.
Após identificar esses pontos, a empresa precisa trabalhar em estratégias para os ultrapassar. Nesse sentido, o mix de produtos é um diferencial.
Redução de prejuízos
Ao investir em um mix de produtos diversificados, a empresa tende a diminuir falhas de logística que se baseiam em previsões erradas de vendas.
A partir da lista adequada de itens que serão comercializados, a empresa conquista mais sucesso nas campanhas, visualizando o que está dando certo e o que está dando errado.
Aumento do ticket médio
Quando um cliente vai a uma loja do varejo com a intenção de comprar determinado item e encontra um bom mix de produtos, as chances de que ele leve outros itens aumenta.
A aquisição de outros produtos pode acontecer por diferentes motivos, como: impulso, complemento para o item principal que veio comprar, outra necessidade que o consumidor tem, para aproveitar alguma oferta ou oportunidade e assim por diante. Seja como for, a loja tende a aumentar o ticket médio.
Como montar um mix de produtos?
Depois de aprender o que é, chegou a hora de entender como montar um mix de produtos. Vamos lá?
Entenda as preferências dos consumidores
O primeiro passo é conhecer o seu público, as preferências e desejos. O objetivo é entender quais são os produtos procurados, marcas de preferência e poder aquisitivo para buscar as melhores soluções.
Para ajudar, observe relatórios de vendas e verifique quais são os itens mais procurados. Além disso, muitas vezes, os clientes entram em contato para pesquisar a disponibilidade de determinado produto.
Tudo isso traz dados interessantes para entender o que os consumidores esperam do seu estabelecimento.
Também vale fazer pesquisas de mercado, por meio de formulários e com uso das redes sociais, para saber o que o cliente busca em sua loja, itens que sente falta e sugestões. Isso pode trazer ideias interessantes para compor o mix de produtos.
Analise a concorrência
Você já parou para analisar, de forma mais detalhada, quais itens o seu concorrente vende? Aqui, é importante verificar a variedade de produtos, marcas disponíveis e promoções realizadas.
Essa prática pode trazer informações valiosas sobre itens que tem uma boa procura, mas ainda não são comercializados no seu estabelecimento.
O motivo é simples: se o cliente não encontra o que deseja na sua loja, porém, o concorrente disponibiliza, ele pode aproveitar para adquirir outras mercadorias, deixando de trazer ganhos para a sua empresa.
Dê atenção à sazonalidade
Datas comemorativas são ótimas oportunidades para evidenciar produtos específicos, por exemplo, no final do ano, supermercados costumam dar destaque aos panetones, chocotones, perus, espumantes e outros itens ligados às festividades.
Já uma loja de roupas dá destaque aos trajes brancos, além dos looks montados pensando nas cores utilizadas na virada e peças que combinem com o clima natalino.
Portanto, a empresa deve estar preparada para gerenciar os estoques, acompanhando a sazonalidade, e também deve relacionar os produtos. Ou seja, além de oferecer itens que acompanhem a época do ano, faça com que aqueles que se relacionem fiquem próximos.
Quer um exemplo? Na época de festas juninas, vale aproximar os produtos usados para pratos típicos, como pipoca, amendoim, canjica, pinhão, entre outros. Isso ajuda a atrair o cliente e pode fazer com que ele leve itens que, até então, não tinha planejado.
Atualize o mix de produtos e avalie resultados
Por fim, tenha em mente que esse é um trabalho contínuo, então você precisará fazer atualizações constantes no mix de produtos para acompanhar tendências e atender às necessidades dos clientes.
Para isso, é essencial acompanhar os resultados, verificando como está o volume de vendas de cada produto e, se necessário, fazer testes para avaliar a aceitação de novos itens.
Uma dica para isso é contar com a tecnologia. Um CRM especializado pode ajudar a obter dados dos clientes e dos hábitos de consumo, ajudando na tomada de decisão sobre os itens comercializados.
Atente para a relação entre os produtos ofertados
Faz parte da gestão de clientes oferecer aos consumidores a possibilidade de adquirir itens que se complementam. É uma estratégia conhecida como “cross sell”. O planejamento dessa estratégia pode aumentar a quantidade de negociações concretizadas.
O gestor deve analisar, no histórico, as mercadorias compradas em conjunto com uma certa frequência. Essa análise é valiosa para considerar as tendências de venda e ter uma melhor compreensão a respeito do segmento do mercado que a empresa atua.
Considere a experiência de compra do cliente
Investir na experiência de compra do cliente deve ser um dos mais importantes objetivos do varejo e do mix de produtos.
Essa ação pode diferenciar sua empresa de outras do mesmo segmento que não oferecem uma boa experiência de compra.
Assim, seu negócio fará que os consumidores se sintam bem com a jornada de compra e retornem depois para realizar novas compras.
Agora que você já sabe o que é mix de produtos e como montar o do seu estabelecimento, organize-se e coloque as nossas dicas em prática para oferecer a melhor variedade de mercadorias para o seu público.
Uma ótima ferramenta que pode auxiliar você nessa tarefa é o CRM da Izio! Ele é um facilitador para a empresa identificar os hábitos do consumidor e, assim, investir com consciência em seu mix de produtos. Aproveite e saiba mais sobre nosso software de CRM!