Relevante evento para apresentar novas práticas e apontar tendências que ditarão o mercado varejista ao longo deste ano, a NRF, maior feira de inovação do varejo promovida pela National Retail Federation, realizada de 14 a 17 de janeiro, em Nova York, trouxe muitos insights sobre a incorporação de novas tecnologias e suas possibilidades de uso para a transformação do varejo.
Não é de hoje que a gestão baseada em dados é praticada pelo varejo, porém, a conscientização sobre um uso mais efetivo e direcionado tem ganhado mais atenção. Utilizar as informações com propósito claro é crucial para delinear quais tipos de dados devem ser coletados, garimpados e, para quais finalidades. A partir desse planejamento, é possível traçar análises, estratégias e tomadas de decisões mais eficientes.
Ao analisar as ações das redes varejistas que mais crescem em Nova York, o propósito da marca também foi destaque. Com a mudança nos hábitos de consumo, agora, mais do que nunca, os consumidores escolhem e procuram comprar de empresas que compartilham e estão conectados aos seus valores individuais. Portanto, ter propósito claro e aplicado nos negócios passa a ser um dos atributos mais valorizados pelos consumidores e shoppers.
A transformação do cliente e do colaborador em fãs da marca deve se consolidar como uma das prioridades neste ano. A máxima de que o funcionário tem que ser o primeiro defensor do negócio é um indicativo de por onde esse processo deve iniciar, pois a boa experiência dele é indispensável para a construção orgânica da imagem positiva da empresa. Sendo assim, ter o funcionário como promotor da marca passa por repensar as políticas e processos desde o recrutamento, seleção até a premiação. “A relevância do fator humano” e sobre a “contratação de profissionais que compartilham dos valores da empresa”, foram destaques nos painéis e palestras de CEOs na NRF2023.
Práticas de sustentabilidade reinventada seguem na mira dos negócios varejistas, já que temas relacionados à mudança climática, escassez de recursos e a necessidade urgente de redução dos danos ao meio ambiente têm cada vez mais peso nas tomadas de decisões, tanto das empresas, quanto das pessoas. Neste contexto, muito se falou sobre o reuso, redução e reciclagem. Tripé cada vez mais presente nos negócios e na sociedade como um todo.
Por conta da veloz incorporação de novas tecnologias e práticas no setor varejista, é comum ouvir que o básico bem feito é ultrapassado. Porém, é sempre bom lembrar que fazer o básico com qualidade é inegociável, é um pilar essencial, é o que, de fato, vai garantir sucesso perene. Falar do básico bem feito, nada mais é do que executar de maneira adequada os fundamentos do varejo: ter inteligência na definição do ponto de venda – físico ou virtual -, garantir o mix ideal – comprar bem para vender bem -, precificação e promoções inteligentes e eficientes, garantir facilidade de acesso – palavras de ordem: facilidade, acessibilidade, disponibilidade-, eficiência em custos e abastecimento, atendimento de excelência, e com, isso, garantir uma experiência positiva ao cliente, temas apontados como pontos que ainda precisam ser aprimorados e que não podem ser negligenciados.
Aliás, um tema de grande destaque no evento e com aplicações práticas nas lojas visitadas em Nova York, versou sobre o uso inteligente da tecnologia. De um lado, para trazer mais produtividade e eficiência à operação e gestão, de outro, para melhorar a experiência do cliente, estabelecendo uma conexão e relação contínua.
No Brasil, temos muitos players que dispõem de tecnologias e soluções que ajudam na transformação digital do varejo, a exemplo da IZIO&Co, retail tech especialista em soluções para o varejo, indústria e o shopper, por meio do CRM loyalty e o app de cashback, Mangos, que tem como público o consumidor final.
A empresa oferece solução completa de comunicação e eficiência - no app, na gôndola ou no caixa - e ajuda a indústria a se reinventar, o varejista se atualizar e ganhar escala e, na outra ponta, o consumidor ser tratado do jeito que merece, gastando menos e tendo vantagens de verdade.