E no Dia do Consumidor trago uma reflexão sobre como devemos agir para manter a saúde do nosso negócio. Normalmente as empresas estão focadas em trazer promoções, bater metas e alavancar suas vendas. Por que, ao invés disso, não mudamos a nossa forma de vender, nos preocupando mais com os relacionamentos? Ou em como atender melhor as pessoas que compram nossos produtos e adquirem nossos serviços? Em satisfazê-los da melhor forma possível, sem correr o risco de perdê-los.
O que é preciso entender é que o cliente não é simplesmente uma transação comercial, algo que a maioria dos varejos enxergam: o cliente é nossa prioridade e é preciso encantá-lo todos os dias para o sucesso do negócio. Definitivamente está na hora de enxergarmos com outros olhos a maneira de nos relacionarmos com eles.
Mas Christian, como encantar clientes?
Vou dar um exemplo clássico aqui: a Disney é uma prova de que estou no caminho certo, pois ela desenvolveu sua própria metodologia de criar storytelling para manter o encantamento do seu público-alvo. A marca é especialista na arte de contar histórias através de um ambiente imersivo, utilizando elementos como comida, música, som, efeitos visuais, etc.
Tocando nesse ponto, cabe uma pergunta: será que o varejo já tem um método de criar storytelling de encantamento de seus clientes?
O conceito de storytelling vai muito além de criar um personagem e escrever uma história muitas vezes sem propósito sobre ele, tendo em vista que todo storytelling precisa ter um contexto e um objetivo. Nesse ponto, ele deve ser criado para um encantamento baseado em um relacionamento de sucesso, onde tudo precisa ser contextualizado. É necessário rever o ambiente no qual o seu negócio está inserido e reforçar os métodos criados, de modo que tudo esteja ligado com a emoção do consumidor final, juntamente com as pessoas que trabalham para se conectar com eles.
O segredo inteligente para atrair e fidelizar clientes: a importância do relacionamento encantador
A minha dica é a seguinte: independentemente do tamanho do seu negócio, ou qual seja o seu serviço ou produto, é necessário estar sempre atento ao relacionamento com o cliente, buscando encontrar uma forma constante de encantá-lo, pois acredito que essa é, sem dúvida nenhuma, o inteligente segredo para atrair e fidelizar clientes.
Christian Vincent
Christian Vincent é engenheiro formado pela UFRJ, com mestrado em administração pela Puc-Rio e curso de extensão em Business na Kellogg School of Management. Possui um mix de experiências, desde executivo de grandes empresas a fundador de startup. Ao longo de sua carreira passou por grandes empresas do segmento de pagamentos e bancos como Fininvest, Itau-Unibanco, Cetelem, Firstdata, Tribanco, Neurotech e, ao longo dessa trajetória, desenvolveu fortemente a relação com os principais varejistas do país. Foi o fundador da startup IZIO que criou em 2014 e vendeu para o fundo Hindiana em 2022.