Cada vez mais pessoas buscam alternativas para conseguir mais recursos financeiros. Entretanto, a sua fonte de renda extra não precisa ser informal. Você já pensou em abrir um MEI? O MEI é o microempreendedor individual. Você pode estar trabalhando em um emprego fixo CLT e possuir o MEI. Além disso, pode ter o seu registro se estiver sem trabalho, mas exercer alguma função que você considere provisória. Portanto, é uma ótima opção para diversos perfis profissionais.
Quem pode ser MEI?
Existem algumas regras para quem quer ser MEI. Mas, em geral, é tudo muito simples. O MEI:
- Deve ser maior de 18 anos - ou maior de 16 legalmente emancipado;
- Não pode ter faturamento anual superior a 81 mil reais;
- Não pode ser sócio, titular ou administrador de outra empresa;
- Pode ter no máximo 1 empregado que receba um salário mínimo ou o mínimo exigido pela categoria;
- Exercer uma das atividades aprovadas para MEI. Você pode consultá-las aqui.
Você precisa de investimento para ser MEI?
O MEI não precisa de um capital inicial. Entretanto, para você começar um trabalho, você precisa ter condições de iniciar. Mas como isso é possível? Se você tiver um pouco de dinheiro guardado, ótimo. Use-o para isso. Entretanto, você também pode utilizar algumas formas de economia para garantir que você tenha condições de começar. Uma boa ideia é utilizar o cashback. Dessa forma, você vai fazer suas compras e conseguirá uma parte do seu dinheiro de volta. Esse recurso deve ser utilizado como investimento do seu novo negócio.
Como fazer o cadastro de microempreendedor?
O cadastro é realizado no portal do empreendedor. Você clica em formalize-se. Depois de fazer o seu cadastro você já estará formalizado como MEI. Entretanto, é necessário também conseguir uma senha web da prefeitura para que você possa emitir suas notas fiscais. A senha web precisa ser liberada na prefeitura. Informe-se na sua cidade para saber quais os protocolos – especialmente durante a pandemia.
Direitos
O MEI paga mensalmente um imposto de cerca de R$50. Se a pessoa pagar corretamente todos os meses, sem falhar, por um ano, ele passa a ter direito a alguns benefícios iguais aos do CLT, como licença médica, licença maternidade e auxílio em caso de acidente.Entretanto, se você deixar de pagar um mês, então o cálculo volta do zero. Ou seja, quando você resolver a situação e ficar com tudo em dia, o sistema começará a recontar, como se fosse seu primeiro mês.