Muitas estratégias de marketing se propõem a estimular uma compra mais natural, em que o consumidor goza de mais liberdade e mais autonomia.
O marketing sensorial é uma delas. Seu objetivo é estimular os sentidos do cliente, por meio de técnicas de neuromarketing (área de estudo que combina o marketing com a neurociência), para captar seu interesse em determinados produtos ou serviços.
Saiba mais sobre o marketing sensorial, entenda seu conceito, sua importância, suas vantagens e como pode ser aplicado com sucesso no varejo! Continue a leitura.
O que é marketing sensorial?
O marketing sensorial é uma estratégia que procura estimular, pelo menos, um dos cinco sentidos do consumidor para que sua atenção seja atraída para o produto/serviço.
Imagine, por exemplo, fazer um mergulho em realidade virtual na hora de comprar um veículo ou mesmo uma roupa? Esse é um exemplo avançado de marketing sensorial.
Qual é a importância do marketing sensorial?
A partir do marketing sensorial, o consumidor terá uma experiência de compra única e inesquecível, o que o motivará a realizar mais compras e a se fidelizar.
Quanto mais satisfeito estiver com o ambiente, mais propenso o consumidor estará a fechar algum negócio, a retornar outras vezes, a indicar a loja a um amigo, familiar ou conhecido.
Envolver o cliente com a loja ajuda na criação de vínculo com a marca, aumenta o engajamento, mostrando a preocupação da empresa em proporcionar ao consumidor um ambiente prazeroso.
Como falamos, essa estratégia se baseia no neuromarketing, um conceito cada vez mais valioso no mundo comercial. Ele identifica as reações produzidas no cérebro humano diante de certos estímulos.
Na verdade, o marketing sensorial sempre foi aplicado, ainda que, em muitos casos, de forma não planejada. Mas atualmente ele é bastante explorado e estudado.
Quais são as vantagens do marketing sensorial para o varejo?
O marketing sensorial proporciona muitas vantagens para o varejo, como:
Criar vínculos emocionais com o consumidor
A lembrança da marca vem à memória do cliente diante de um cheiro característico, uma determinada música, uma imagem específica e assim por diante.
Explorar os produtos além do óbvio
O cliente explora os produtos para melhor compreensão das vantagens que ele oferece.
No caso de alimentos, por exemplo, é costume oferecer amostras para que o consumidor sinta o sabor e o cheiro do produto. Em colchões e sofás, ele pode se sentar para experimentar o grau de conforto oferecido.
Essa experiência mais profunda com os produtos contribui, inclusive, para que o consumidor opte por um item de melhor qualidade e maior valor, já que o custo-benefício é mais vantajoso nesses casos.
Estimular o desejo de compra
O marketing sensorial contribui para despertar o interesse pelo produto na medida em que proporciona uma melhor interação do consumidor com ele.
Assim, se a pessoa se sentir satisfeita com as sensações, a tendência é que compre o produto. Diante do que sente, o consumidor tem autonomia para comprar ou não, sem o medo de se enganar a respeito do produto.
Não é preciso que o vendedor fique “empurrando” mercadorias, o que pode ser desagradável e até gerar o afastamento do consumidor — principalmente, se ele comprar e se sentir enganado.
Fidelizar e encantar clientes
A base do relacionamento com o cliente é a confiança. Ganhar credibilidade no mercado é muito importante para que o negócio se torne mais competitivo e conquiste mais espaço no ramo em que atua.
Nesse sentido, as técnicas de marketing sensorial podem ser aplicadas em e-commerces com o desenvolvimento de layouts atrativos, a postagem de imagens bonitas e a descrição clara dos produtos.
Outra dica é criar uma playlist para tocar enquanto o usuário navega no site. Essas técnicas podem ajudar na fidelização de clientes.
Desenvolver uma identidade inovadora e única
Como o marketing sensorial ajuda a se conectar mais profundamente com o cliente, ele contribui para que a marca desenvolva uma identidade única e inovadora.
Um odor especial, uma embalagem mais personalizada, uma playlist agradável, poltronas confortáveis para o cliente esperar; tudo pode ser um diferencial que transforma sua marca em algo especial para o cliente, que sempre se lembrará dela em diferentes situações.
Como cada um dos cinco sentidos atua na estratégia?
Vejamos quais são as características de cada um dos cinco sentidos na aplicação do marketing sensorial:
Olfato
É um dos sentidos mais relevantes na estratégia, remetendo a lembranças. Se bem explorado, permite que o cliente faça uma associação instantânea com a marca.
Os cheiros podem se relacionar com o produto vendido, como:
- aromas de diferentes tipos de sorvetes ou de pães vendidos em uma sorveteria, ou panificadora;
- perfume característico de determinadas malhas em uma loja de confecções;
- cheiro da comida mais característica em um restaurante;
- aroma de madeira em uma loja de móveis.
Paladar
Oferecer água, lanchinho, café, suco em lojas, clínicas odontológicas e estéticas, salões de beleza e outros estabelecimentos é uma forma de explorar o paladar do consumidor.
Nos locais que trabalham com produtos alimentícios, podem ser deixadas amostras grátis de diferentes produtos para o consumidor provar.
Visão
A identidade visual cria a lembrança da marca. Ao ver determinadas cores e formas, o cliente lembrará da empresa, mesmo que não esteja diante de sua logomarca. Vermelho e branco, por exemplo, são cores muito associadas à Coca-Cola.
A decoração e a organização do ambiente também são importantes para exercer efeitos sobre a visão do consumidor. Nas lojas virtuais, o design da página e as imagens são importantes elementos que prendem a atenção do usuário.
Tato
O contato real com o produto ajuda a melhorar a experiência do consumidor.
Tocar o tecido de uma roupa, o volante de um carro, um objeto decorativo, bem como experimentar o conforto de um sapato ou colchão são exemplos de como o tato é importante na hora de avaliar e decidir comprar um produto.
Vale a pena investir em assentos confortáveis nas clínicas, consultórios, escritórios e lojas, e em espaços amplos para o cliente provar as roupas, com espelho para ver o resultado final (tato + visão).
Audição
Juntamente com o olfato, a audição é um sentido que ajuda na associação subjetiva.
Música-ambiente costuma agradar à maioria dos clientes. Em certos lugares, como supermercados e restaurantes, investir em música ao vivo é uma forma de atrair e manter os consumidores no espaço, aumentando as chances de consumo e fidelização.
No comércio eletrônico, também é possível aplicar música de fundo, playlists, toques ou outros sons que sejam compatíveis com o que está sendo anunciado. Por exemplo, na época de Natal, o som de sininhos são uma boa sugestão; no inverno, o toque de chuva na página pode ser muito confortante para o consumidor.
O marketing sensorial deve ser bem aproveitado no varejo inteligente. Ele faz parte das estratégias de gestão de clientes e de vendas, contribuindo para aproveitar o comportamento do consumidor diante de certos estímulos.
Essa prática favorece a fidelização de clientes e melhora a competitividade da empresa, fazendo-a se sobressair dos concorrentes que ainda não a utilizam como deveriam.
E já que falamos sobre experiência do cliente, veja como a união das ferramentas digitais somadas aos recursos físicos podem melhorar o relacionamento com o cliente. Saiba mais sobre a solução da Izio e como ela pode ajudar o seu negócio!