O varejo precisa estar atento às novidades para se manter relevante e capaz de gerar novos negócios. Nesse sentido, o uso de boas estratégias melhora os resultados e uma dessas alternativas é o Marketing de Varejo. Essa é uma metodologia bem interessante para aperfeiçoar os resultados e até obter competitividade e diferenciação. Com isso, há como alcançar os objetivos estratégicos de forma completa.Na sequência, veja tudo o que é preciso conhecer sobre o assunto e saiba como aplicar o Marketing de Varejo da melhor maneira.

Afinal, o que é o Marketing de Varejo?

O Marketing de Varejo reúne estratégias de comunicação e atração de clientes para o varejo. O principal objetivo é gerar vendas, mas ele também é focado no bom relacionamento com o público, em busca de consolidação.Quando um supermercado realiza ações para atrair e converter clientes, aí está o Marketing de Varejo. O mesmo acontece com farmácias, lojas gerais e até com restaurantes e bares, por exemplo.

Quais são os seus pilares?

Para funcionar, o Marketing de Varejo se apoia em alguns elementos estruturais para o seu pleno funcionamento. Por isso, é essencial considerar esses pilares. Veja a seguir.

Produto

O produto tem a ver com tudo o que é oferecido ao público para que as pessoas possam adquirir. É comum que um mix de produtos seja composto por várias linhas ou tipos e cada subdivisão apresenta diversos produtos disponíveis.

Preço

O preço corresponde ao valor cobrado pelo produto, em determinado momento. Além de ser o custo específico, isso tem a ver com a estratégia de preços adotada, como a oferta de descontos.

Praça

A praça também é conhecida como ponto de venda no varejo e corresponde ao local onde o cliente realiza as compras. É preciso cuidar do ambiente, porque é nesse local em que boa parte das decisões são tomadas.

Promoção

A promoção envolve a forma como os produtos são anunciados e como os clientes são atraídos. Isso não tem a ver apenas com a redução de preços, mas também o visual merchandising, o trade marketing e outras estratégias que fomentam o desejo de compra.

Como essa modalidade funciona?

O Marketing de Varejo se baseia em despertar o desejo ou interesse no público para a aquisição de determinar oferta. Por isso, é comum que haja um planejamento sobre o que será oferecido, como um produto novo ou aquele que tem baixo giro de estoque.Para isso, é comum utilizar artifícios que aumentem o poder de persuasão do negócio, como ofertas direcionadas, reduções nos preços ou ações por tempo limitado. Assim, há uma maior conversão por parte do público.Além de tudo, é necessário considerar que esse tipo funciona com foco em manter o cliente interessado e por perto do negócio. Então, há o fortalecimento de imagem, trabalho sobre a marca e a consolidação de um relacionamento com quem compra.Um restaurante, por exemplo, não deseja que as pessoas peçam refeições somente uma vez. Por isso, existe um trabalho com foco em transformá-lo no “restaurante favorito” do maior número possível de clientes.

Quais são os benefícios dessa abordagem?

Adotar essa estratégia traz muitos pontos positivos para o negócio, quando feita corretamente. Um dos pontos principais é que o Marketing de Varejo ajuda a ampliar o total de vendas, especialmente em comparação a períodos em que a estratégia não é utilizada.Também é uma forma de melhorar o reconhecimento de marca e de garantir um posicionamento mais incisivo no mercado. Uma loja de roupas que não usa essa abordagem pode ser facilmente esquecida pelo público que deseja atingir, por exemplo.Por falar no shopper, é essencial saber que esse recurso também tem a ver com a conquista de fidelização. Afinal, ela permite criar uma experiência positiva e satisfatória, o que aumenta as chances de retorno.Além disso, há o foco no relacionamento com o cliente, de maneira consolidada e consistente. Assim, há muito mais chances de as pessoas retornarem — o que aumenta o ticket médio, a lucratividade e a previsibilidade, graças à recorrência.

Qual é o papel da tecnologia no processo? Como aplicá-la?

Mais que organizar o PDV ou colocar cartazes na frente de um supermercado, o Marketing de Varejo tem evoluído e, hoje, há uma tendência de digitalização das ações. Com o apoio dos recursos certos, é possível tornar o varejo inteligente em todos os sentidos — inclusive, na hora de se promover.Na prática, a tecnologia pode tornar tudo mais ágil, além de melhorar o controle e o retorno sobre investimento. Para chegar a esse desempenho, veja como alcançá-lo!

Pense na experiência do consumidor

Primeiramente, é fundamental mapear a jornada de compra do consumidor, de modo a entender quais são as suas necessidades, preferências e dores e o que o faz tomar uma decisão. Clientes sensíveis aos preços, por exemplo, costumam aproveitar mais uma promoção, um desconto ou mesmo um programa de fidelidade.Por isso, é preciso fazer uma análise do cenário para entender como a tecnologia se encaixa nisso. Também é interessante planejar a criação de uma experiência do consumidor que seja envolvente e que entregue os bons resultados.

Ofereça um bom atendimento

A partir do planejamento de uso dos recursos, é o momento de implementar as soluções, como um CRM de varejo com funcionamento direto no PDV. Assim, é possível captar informações em tempo real e conhecer melhor o público — como seus hábitos de compra e suas preferências gerais.Com isso, é possível caprichar ainda mais no atendimento, já que há como segmentar e até personalizar a atuação. Use esse novo conhecimento sobre o mercado para criar um atendimento marcante e que realmente destaque o seu negócio.

Integre ações on e off

Outra forma de apostar na digitalização consiste na união entre estratégias online e offline. A intenção é garantir que a tecnologia seja incorporada no ambiente físico — em vez de servir como algo separado.Quer um exemplo? É o caso de criar um programa de cashback, com ações específicas nas unidades físicas do negócio. Nesse caso, uma comunicação digital (via e-mail ou SMS) faz com que as pessoas se dirijam até a loja e realizem uma compra física.

Acompanhe os resultados

Além de tudo, a digitalização tem que ser feita de maneira embasada e acontecer com bastante estrutura. Por isso, o ideal é conferir qual tem sido o desempenho das estratégias por meio de indicadores.Novamente, o uso de soluções como o CRM é bem útil. Ao unir esse elemento a um sistema de pagamento para cashback, por exemplo, há como entender qual é o retorno de cada ação, quais são os ganhos e como isso se posiciona em relação aos objetivos definidos.O Marketing de Varejo é capaz de melhorar os resultados de venda, faturamento e fidelização. Com a digitalização, fica ainda mais fácil para obter um bom desempenho e se alinhar com as novidades de mercado.Como a tecnologia também faz parte dessa estratégia, conheça o conceito de varejo 4.0 e como essa transformação tem ocorrido e pode auxiliar seu negócio!

Sobre o autor