A crescente onda do veganismo está redefinindo as prateleiras dos supermercados, com mais de 54% das pessoas adotando produtos veganos em suas compras, conforme um estudo recente da IZIO&Co. Este levantamento, conduzido em São Paulo com mais de 2 mil usuários da plataforma de cashback Mangos, destaca o crescente apelo por opções sustentáveis e de qualidade no varejo.

O Incentivo do cashback no veganismo

Interessantemente, o estudo da IZIO&Co indica que um dos principais motivadores para a compra de produtos veganos é o atraente cashback oferecido, com 37,25% dos consumidores apontando isso como um fator chave. Outros 24,62% valorizam a alta qualidade e sustentabilidade desses produtos, enquanto 20,36% são atraídos pela variedade disponível. A influência de amigos e influenciadores digitais também desempenha um papel significativo, inspirando 10,18% das compras.

Rodrigo Matheus, CMO & CPO da IZIO&Co, enfatiza que o cashback tem se mostrado um aliado poderoso para varejistas e marcas na adoção das tendências veganas e flexitarianas. Com 44,61% dos consumidores adquirindo produtos veganos em supermercados e 42,17% relatando fácil acesso a essas opções, as marcas têm uma oportunidade única de melhorar a visibilidade e a atração de seus produtos.

Tendências e inovações no mercado vegano

O relatório também revela que leites vegetais (33,44%) e análogos de carne (21,83%) estão no topo da lista de produtos veganos mais experimentados. Além disso, os consumidores anseiam por inovações em sabores e categorias, com 36,07% e 14,78% respectivamente expressando desejo por essas novidades.

Empresas como a NotCo estão atendendo a essa demanda. Por exemplo, a linha NotMilk busca replicar o sabor e a textura do leite tradicional de forma sustentável, demonstrando o potencial inovador do setor.

Expansão além do varejo

A parceria entre a indústria alimentícia e o setor de food service também tem sido crucial. Segundo uma pesquisa do The Good Food Institute (GFI), 18% dos consumidores experimentam produtos veganos em restaurantes e fast-foods antes de adquiri-los no varejo. Além disso, 51% dos brasileiros desejam reduzir o consumo de produtos de origem animal, e 90% estão abertos a experimentar opções vegetais.

Grandes redes já estão incorporando opções veganas em seus menus, refletindo uma mudança significativa no mercado. Thomas Endler, Diretor de Vendas e Trade Marketing da NotCo, destaca que a crescente adoção de dietas sustentáveis indica um mercado em constante crescimento. Ele ressalta o compromisso da NotCo em oferecer produtos plant-based saborosos, contribuindo para um mundo mais sustentável uma mordida de cada vez.

IZIO&Co

Sobre o autor

A IZIO&Co é a mais completa solução de comunicação e eficiênciaconexão com o shopper para a cadeia varejista no Brasil. Com o propósito de tornar o varejo mais fácil, a startup atua por meio do IZIO Loyalty, oferecendo produtos de CRM, alavancas de promoção, aplicativos whitelabel e vendas, e com o aplicativo de cashback Mangos, que coloca a indústria em contato direto com o consumidor final. No mercado desde 2014, a marca conta com mais de 13 milhões de CPFs cadastrados em sua plataforma e 100 clientes no portfólio como Clube Serra Azul, Pague Menos, Catupiry, Três Corações, Ovomaltine e Nissin.