A última edição do ranking publicada pela SBVC, divulga as 300 maiores empresas do varejo brasileiro, além de trazer um estudo completo sobre o contexto do setor com tendências e pesquisas.

O estudo evidencia que os supermercados brasileiros ocupam uma posição central no cenário do varejo nacional, contribuindo com 49,6% do faturamento das 300 maiores empresas do mercado. Essas redes apresentaram um crescimento sólido, registrando um avanço de 16,2% no faturamento durante o ano de 2022, e mantêm uma presença significativa nos rankings varejistas. Esse contexto evidencia a diversidade do setor, abrangendo tanto redes regionais quanto gigantes nacionais, além de variados modelos de atuação, como o atacarejo e as lojas de conveniência. A perspectiva é de que, com a continuidade do crescimento do setor e em um ambiente econômico mais estável, surja uma maior demanda por aprimoramentos na governança e na estrutura de capital, abrindo novas oportunidades para a captação de recursos e um crescimento sustentável.

O estudo também destaca outro aspecto relevante no desenvolvimento dos supermercados, que é a digitalização do setor. Nesta edição do Ranking, constata-se que 87 supermercadistas, correspondendo a 57,2% do total, operam um e-commerce, e 14 deles utilizam o WhatsApp como canal de vendas. Embora as vendas online ainda não tenham uma participação tão expressiva quanto em outros segmentos de mercado, as redes estão em um processo de integração de canais, buscando estar presentes em diversos momentos na vida dos consumidores e fortalecendo sua capacidade de crescimento no médio e longo prazo. A agenda de digitalização continua a ser uma prioridade no varejo supermercadista, com cada empresa avançando de acordo com suas possibilidades e necessidades, impulsionando a inovação e criando novas oportunidades de crescimento.

Diante desse contexto, fica claro que é fundamental que o varejo se adapte a essa nova realidade digital. E é aí que a IZIO entra em cena: Como especialistas no mercado e nativos digitais, a IZIO é o parceiro ideal para quem compreende que estar próximo dos clientes faz toda a diferença. Se você deseja vender mais e melhor, a IZIO é o elo que liga todos os pontos dessa corrente. Entre em contato conosco para entender como podemos ajudar a levar o seu varejo para o mundo digital e alcançar novos patamares de sucesso. Entre em contato com nossos especialistas!

IZIO&Co

Sobre o autor

A IZIO&Co é a mais completa solução de comunicação e eficiênciaconexão com o shopper para a cadeia varejista no Brasil. Com o propósito de tornar o varejo mais fácil, a startup atua por meio do IZIO Loyalty, oferecendo produtos de CRM, alavancas de promoção, aplicativos whitelabel e vendas, e com o aplicativo de cashback Mangos, que coloca a indústria em contato direto com o consumidor final. No mercado desde 2014, a marca conta com mais de 13 milhões de CPFs cadastrados em sua plataforma e 100 clientes no portfólio como Clube Serra Azul, Pague Menos, Catupiry, Três Corações, Ovomaltine e Nissin.