Os hábitos de consumo são um conjunto de ações apresentadas por uma ou mais pessoas em relação à aquisição de um produto / serviço.

Há diferentes elementos que influenciam essas ações, desde o momento da análise, no qual o consumidor ainda não está decidido pela compra, até o momento da compra efetiva.

Para o varejo, é fundamental conhecer os hábitos do consumidor para definir estratégias que permitam a captação e a fidelização de clientes.

Quer saber como identificar esses hábitos? Confira o texto a seguir!

Quais são os fatores que influenciam os hábitos de consumo?

Os fatores que influenciam nos hábitos de consumo das pessoas pertencem a duas categorias:

  • fatores internos: referem-se a experiências pessoais e ao perfil sociodemográfico do público;
  • fatores externos: referem-se ao ambiente sociocultural em que o consumidor está imerso.

No primeiro caso, temos as necessidades, receios, preferências, o humor, a fase da vida, localização, gênero e outros.

No segundo caso, podemos citar as opiniões dos amigos e familiares, as tendências, a cultura, o papel social, anúncios nas mídias digitais, recomendações de celebridades e influenciadores digitais e outros.

Vamos analisar mais detalhadamente alguns desses fatores:

Cultura

Os fatores culturais estão entre os mais influentes no comportamento do consumidor: crenças, valores, preferências pessoais, tendências (inclusive, aquelas que são passadas de uma geração para outra), culinária e assim por diante.

Classe social

A classe social se refere também ao poder aquisitivo do consumidor. A tendência é que, quanto maior for a condição financeira do indivíduo, menos limites ele tem para comprar, ou seja, maior será o portfólio de produtos / serviços que pode adquirir.

Na medida em que a pessoa ascende de classe social, suas possibilidades se ampliam. Produtos que, antes, estavam fora de seu alcance, tornam-se acessíveis para compra.

Influenciadores digitais

Antes da Era Digital, as celebridades eram contratadas para anunciar produtos e serviços, usando as mídias convencionais, como rádio e televisão.

Com a internet, surgiu outra classe de divulgadores famosos: os digitais influencers ou influenciadores digitais, que podem ser artistas de TV, cinema ou pessoas do próprio espaço digital, especializadas em uma ou mais áreas de consumo.

Os mesmos, como o próprio nome já diz, divulgam marcas e produtos a fim de influenciar o público que os acompanha nas redes sociais a adquirir o que eles apresentam.

Estilo de vida

O estilo de vida também é um fator que influencia nos hábitos de consumo.

Nesse caso, temos exemplos de pessoas que procuram viver uma vida saudável, especialmente em relação à prática de exercícios e aos alimentos. Logo, a tendência desse público é comprar produtos naturais, leves e que beneficiem a saúde.

Como identificar os hábitos do consumidor?

Veja agora como identificar os hábitos de consumo das pessoas:

Faça pesquisas

Uma das melhores maneiras de descobrir o que os consumidores desejam é perguntando e registrando as respostas.

É importante conduzir as pesquisas apenas com prospects e clientes, já que a finalidade é aprimorar a experiência de todos que se sintam interessados nos produtos ou serviços da empresa.

Algumas questões pertinentes são:

  • Como você conheceu nossa empresa?
  • O que mais chamou sua atenção em nossa página?
  • Quais são os problemas que você precisa solucionar?
  • Como o nosso negócio pode te ajudar?
  • Você já comprou algum produto / serviço da nossa empresa?
  • Já contatou nossa equipe de atendimento? O que achou?
  • Quais são os pontos fortes e os pontos fracos de nossa empresa na sua opinião?

Monitore os dados da pesquisa

Monitore os dados que conseguir com sua pesquisa, levando em conta:

  • caracterização (classe social, idade);
  • formas de pagamento (cartão de crédito / débito, boleto bancário, transferência bancária, depósito, PIX, gateway de pagamento, intermediador de pagamento, dinheiro);
  • frequência de compra;
  • acesso de preferência (canais digitais, loja física).

Monitore os hábitos

Mantenha em dia o acompanhamento sobre os hábitos de consumo de seus clientes e potenciais clientes.

O comportamento do consumidor é mutável, varia de acordo com alguns fatores, como já falamos. Por exemplo, a crise gerada pela pandemia de Covid-19 influenciou bastante nos hábitos de compra do consumidor, estimulando ainda mais o comércio eletrônico.

Por isso, identificar os hábitos de consumo é fundamental para garantir que o varejo inteligente atenda às necessidades de seu público, mantendo-se sempre atualizado no mercado.

Para fazer essa análise e acompanhamento dos hábitos de consumo dos seus consumidores, você pode contar com o CRM da Izio, a ferramenta capta e segmenta as informações dos clientes diretamente no PDV, podendo inclusive recomendar personas para as ofertas do comércio.

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