A gestão de supermercados envolve diversas tarefas, como administração de estoque, pagamentos, comunicação com o cliente, contratação e treinamento de funcionários. Diante disso, é essencial encontrar maneiras de otimizá-la na empresa. Existem diversas dicas que podem ser aplicadas, e há algumas que trazem resultados ainda melhores quando se trata de varejo. Portanto, se você deseja aprimorar a rotina e obter resultados positivos no supermercado, precisa conhecê-las.A seguir, você descobrirá os principais passos para ter uma gestão de supermercados mais eficiente. Vamos lá?
Aplique o gerenciamento de categorias
Essa é uma metodologia diferenciada que pode beneficiar o processo de compras e de vendas no varejo. Nesse caso, é preciso dividir os produtos comercializados em categorias e avaliar quais são as preferências do consumidor em relação às marcas, considerando os diferentes perfis de clientes da sua loja.Isso trará informações mais completas para que os profissionais envolvidos na gestão de estoque consigam manter um melhor controle sobre as compras e os níveis de produtos que devem ser mantidos para garantir a disponibilidade dentro dos prazos de vencimento
Utilize indicadores de performance
Os indicadores de performance ajudam a medir o grau de resultados obtidos em diferentes áreas do supermercado. Desse modo, conseguem mostrar como está o desempenho e quais pontos devem ser melhorados, ajudando a aperfeiçoar a gestão. Confira alguns que podem ser utilizados:
- Índice de lucratividade;
- Faturamento;
- Retorno sobre investimentos (ROI);
- Custo de aquisição de clientes (CAC);
- Net Promoter Score (NPS);
- Índice de reclamações;
- Taxa de turnover.
Conte com sistemas integrados
A tecnologia é uma grande aliada da gestão, então adote softwares voltados ao varejo que tenham funcionalidades que auxiliem nas diferentes tarefas do dia a dia. Gestão de estoque, de pessoas, financeira, emissão de relatórios, controle de clientes, entre outras.Além disso, é comum contar com ferramentas diferentes para conseguir atender às diversas necessidades do negócio. Nesse caso, conte com plataformas de integração, que permitirão que os sistemas trabalhem juntos, trazendo maior eficiência e centralização de dados para uma gestão otimizada.
Evite os principais erros na gestão de supermercados
Também existem alguns erros comuns que devem ser evitados para melhorar a gestão de supermercados. Veja quais são:
Negligenciar a necessidade de sistemas de apoio e controles financeiros
Independentemente do tamanho da empresa, é fundamental ter sistemas adequados e manter um bom controle financeiro. O acompanhamento deve ser feito diariamente, sempre planejando as próximas contas e conferindo os recebimentos.Negligenciar essa questão é um dos principais erros, pois é capaz de levar às dificuldades financeiras que poderiam ser evitadas ou, ao menos, antecipadas, viabilizando a busca por soluções. Portanto, a gestão financeira deve receber uma atenção especial, incluindo as entradas, saídas e previsões de caixa.
Dificultar processos e não identificar pontos de melhoria
Um erro comum que, muitas vezes, não é percebido pelos gestores é a inclusão de rotinas mais complexas que o necessário. Geralmente, isso acontece por não considerar como os processos funcionarão na prática — ao desenhar a estratégia, parece eficiente.Ao mesmo tempo, após implementar as técnicas, também deixam de buscar pontos de melhoria, impedindo que os problemas sejam resolvidos. A dica para isso é manter contato com a equipe, tentando entender quais são as dificuldades e o que pode ser otimizado, revisando os processos sempre que necessário. O ideal é sempre buscar simplificar as medidas que devem ser adotadas, o que trará maior eficiência.
Não utilizar relatórios gerenciais
Os relatórios gerenciais são formulados a partir da base de dados da empresa, trazendo informações completas sobre determinado setor. Assim, eles conseguem reunir diversas questões que precisam ser avaliadas pelos gestores, auxiliando na tomada de decisão. Entre outros, ele pode trazer dados como:
- volume de vendas (total, por produto, etc.);
- ticket médio;
- margem de contribuição;
- fluxo de caixa;
- níveis de produtividade;
- orçamento e custos.
Para tanto, é preciso ter um CRM completo, integrado ao PDV, que ajude na coleta de dados relevantes para a formulação de relatórios. Com ferramentas especializadas, é possível obter diferentes relatórios para uma visão mais ampla sobre a situação do negócio.Em todos os casos, a tecnologia se torna fundamental para aprimorar a rotina e prevenir os principais erros de gestão de supermercados. Portanto, quem busca eficiência precisa ter boas soluções tecnológicas e garantir processos mais ágeis.Que tal revolucionar a gestão do seu supermercado? Acesse o site da IZIO e veja como as nossas soluções podem auxiliar o seu negócio!