Hoje o número de supermercados está se multiplicando em todo o país. Já existem grandes redes consolidadas no mercado, e novas parcerias e estabelecimentos surgem a cada dia. O que fazer para seu estabelecimento ser o favorito das pessoas na hora de fazer suas compras? Esse é o maior desafio de todos os varejistas do ramo, pode ter certeza. O grande segredo é atrair novos clientes e conhecer os atuais. Já pensou se fosse necessário conquistar o comprador apenas uma vez e, depois disso, ele continuasse a comprar no seu supermercado? Isso por muitos e muitos anos, e ainda indicando seu estabelecimento a amigos e parentes? Será que é possível tornar um consumidor fiel, fazê-lo acreditar nos seus serviços e produtos, tendo preferência pelo seu supermercado? Sim, é possível! Inúmeros outros varejistas já sacaram as ideias geniais para fazer com que isso aconteça. Descubra agora quais são os 9 passos inteligentes com objetivo de fidelizar clientes em supermercados.

Benefícios da fidelização de clientes em supermercados

Muitos estabelecimentos deixam de investir em boas práticas de fidelização por não entenderem de que maneira isso pode beneficiar o negócio. São várias vantagens, por exemplo, o aumento das vendas e melhoria nos resultados. Além disso, os clientes fidelizados podem ajudar na atração de novos consumidores pela propaganda “boca a boca”. É normal que as pessoas troquem experiências e indicações sobre estabelecimentos. Logo, fidelizar clientes em supermercados é uma maneira de ampliar a publicidade, sem precisar fazer investimentos diretos. Ainda, o custo das estratégias de fidelização costumam ter valor inferior ao custo de aquisição de consumidores. Ou seja, também é possível reduzir despesas no supermercado. Se interessou pela solução? Conheça agora 9 passos para fidelizar clientes em supermercados!

9 passos para a fidelizar clientes em supermercados

Separamos as principais formas de efetivar a fidelização de clientes em supermercados, pensando em ajudar você a aumentar suas vendas e diminuir despesas. São elas:

1. Ofereça excelente atendimento durante as compras

Há algumas questões que precisam de atenção no interior de uma loja, como:

  • filas longas;
  • loja desorganizada;
  • ausência de preço nos produtos;
  • vendedores indelicados, insistentes ou ausentes.

Acontecimentos desse tipo podem fazer o cliente desistir da compra planejada. Segundo especialistas, cerca de 85% da clientela decide o que levar quando está na loja. Portanto, preocupe-se em ter um ambiente planejado e que atraia consumidores. A frase abaixo é uma boa dica:“Um cliente satisfeito irá transmitir a sua satisfação para quatro ou cinco amigos, mas um insatisfeito contará seus problemas ao dobro de pessoas”. Por isso, a excelência no atendimento ao cliente é primordial. Entretanto, para conquistar seu consumidor, esse aspecto sozinho não basta. É mantendo um canal de atendimento fora da loja que diferenciará o seu estabelecimento dos demais. Ademais, fará com o que o comprador priorize a ida ao seu supermercado diante das demais opções.

2. Ofereça um excelente atendimento pós-venda

O atendimento pós-venda é um elemento importantíssimo de modo a tornar seu cliente fiel ao seu supermercado. Isso porque a empresa demonstra responsabilidade pelos produtos e serviços que vendeu. Diversas formas de pós-venda podem ser adotadas com sucesso. A principal ferramenta é a terceirização de centrais de telemarketing. Nesse serviço, o cliente entra em contato por um número de discagem gratuita (0800) e o atendimento presta as informações solicitadas. Também pode servir de ouvidoria para dúvidas, reclamações e sugestões. É um excelente canal empresa-cliente, já que soluciona dúvidas e problemas dos consumidores, também é possível contar com portais de autoatendimento no site da empresa. É uma tática vantajosa, pois o custo é baixo e muito eficiente.

3. Uso das redes sociais para envolver os clientes

As redes sociais são um canal direto de comunicação. Use esse meio dinâmico para direcionar promoções, sorteios e eventos que atraiam atenção das pessoas e as motivem a se envolverem mais com o seu supermercado. Sua marca pode falar com o público, ouvi-lo, responder dúvidas e conhecer suas necessidades, demonstrando real interesse por ele. É importante ter uma conta no Twitter, Facebook e Instagram. Crie algo que mantenha o cliente conectado com sua marca. Por exemplo: postagens informativas sobre alimentação, saúde e qualidade de vida, dicas de cuidados para casa, entre outros. Isso faz com que a marca seja sempre lembrada. Já dizia o velho ditado “quem não é visto não é lembrado!”. Então, tenha esse diferencial e valorize o uso das redes sociais.

4. Conheça sua concorrência

Para ser imbatível na fidelização de clientes em supermercados e superar a concorrência, descubra o que ela faz e tente fazer igual, ou melhor. Saiba as ações de outros mercados para tornar seus consumidores fiéis e use essas informações a seu favor. Entender o concorrente, direciona o que você tem que fazer e ajudam a compreender o que funciona ou não, sem desperdiçar tempo e recursos. Uma estratégia bastante usada por vários segmentos, não somente supermercados, é ter clientes ocultos. Consumidores ocultos são pessoas contratadas para visitar uma empresa e passar por uma experiência de compra, e depois montar um relatório detalhado da experiência que tiveram. Assim, é simulada a jornada de compra, sendo possível identificar pontos de melhoria. Além disso, saber o que a outra marca fez para fidelizar o cliente é útil de modo a planejar métodos alternativos com objetivo de superar a concorrência.

5. Recupere clientes inativos

Quando se fala em fidelizar clientes em supermercados, também é importante trabalhar com objetivo de recuperar compradores inativos. A ideia é que se o consumidor se afastou, é preciso entender o motivo e criar estratégias que façam ele retornar ao estabelecimento. Seja criando ofertas ou práticas que demonstrem que seu estabelecimento é melhor lugar para compras. Vale entrar em contato com o consumidor com objetivo de entender o motivo do afastamento, lembrar sobre as ofertas da loja e mostrar soluções que podem ser interessantes para ele. Desse modo, é possível atraí-lo novamente e tentar a fidelização, evitando novos afastamentos.

6. Ofereça ofertas personalizadas

As ofertas são bastante comuns nos supermercados, mas você já pensou em personalizá-las? O objetivo é oferecer mais valor aos consumidores, mostrando promoções mais adequadas ao perfil dele. Nesse caso, é preciso ter dados sobre as compras anteriores para segmentar os clientes. Depois, você pode criar ofertas personalizadas e enviá-las apenas aos grupos de consumidores que tenham maior interesse. Isso também demonstra preocupação do supermercado em conhecer o público e apresentar opções atrativas, sem se limitar às ofertas generalistas, comuns em todos os estabelecimentos.

7. Tenha bons canais de comunicação

A fidelização tem relação com o atendimento e a comunicação com clientes. Portanto, é necessário ter canais adequados de modo a facilitar o contato do consumidor com o estabelecimento. Aqui, uma dica importante é saber desenvolver uma estratégia omnichannel. O objetivo é alinhar as informações, postura e qualidade do atendimento nos diferentes canais, enquanto oferece opções variadas que agradem todos os perfis de consumidores. Isso cria um atendimento mais acessível e existem vários meios disponíveis como:

  • site;
  • e-mail;
  • telefone;
  • redes sociais.

8. Crie um programa de fidelidade para supermercados

Além de todos os fatores ditos aqui, o programa de fidelidade é fator decisivo para ter clientes fiéis. Essa estratégia fará com que as pessoas confiem e prefiram seu estabelecimento dentre os outros inúmeros supermercados. Seu cliente se cadastra em seu sistema e, a partir dali, você pode ter um contato direto quando desejar. Assim, é possível:

  • informar sobre novidades;
  • mandar conteúdos de instrução;
  • enviar informações importantes;
  • fazer sorteios e descontos especiais.

Esse tipo de estratégia aumenta a participação de clientes antigos e a porcentagem de novos, proporciona a retenção de shoppers, melhora e incentiva o fluxo de compras. Impossível não conseguir reter compradores com um programa de fidelidade!

9. Conte com um sistema para coleta e análise de dados de clientes

Para colocar todas essas estratégias em prática, é importante coletar e analisar dados do público com objetivo de entender quais são as necessidades e desenvolver melhores táticas. Portanto, é preciso ter um sistema que permita uma boa gestão dessas informações, como a ferramenta IZIO Loyalty. No IZIO Loyalty, temos soluções integradas ao ponto de venda, que ajudam a analisar clientes, criar e gerir ofertas para atrair e fidelizar compradores em supermercados. Com ela, é mais fácil conhecer quem está comprando na sua loja. E, assim, acertar nas suas ações e campanhas de marketing. É possível capturar todas as informações de compra dos seus clientes diretamente do caixa, conhecer seu consumidor e criar ofertas específicas que aumentem suas vendas. Em geral, eles preferem a pontuação, os benefícios do programa de fidelidade e o relacionamento que tem com você. Por isso, vale a pena fidelizar clientes em supermercado de modo a melhorar os resultados do seu negócio! Se você gostou das nossas dicas, aproveite para acessar nosso site e conhecer mais sobre as soluções da IZIO!

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