Estudos Demográficos

Há estudos demográficos no mundo inteiro. Mas, por muito tempo, esses dados só foram usados para estatísticas governamentais. Como a indústria pode utilizar essas informações para ampliar as vendas?

Um estudo demográfico é um estudo da dinâmica populacional. Ou seja, é uma pesquisa que define o tamanho da população, divisão social, grau de estudo etc.

Portanto, é fácil definir que estudos de geomarketing podem se tornar fundamentais para uma empresa e para a criação de estratégias de Trade Marketing. Por meio deles se torna mais fácil identificar os melhores locais para o seu negócio e também quais são as melhores campanhas.

Esse tipo de estratégia pode ser iniciado a qualquer momento da sua empresa. Mas o ideal é que você inicie hoje. Em primeiro lugar analise as campanhas e resultados que você já têm:

  • Quais campanhas precisam ser encerradas imediatamente?
  • Quais podem continuar por um tempo?
  • O que você precisa começar?

Quero testar um novo produto. Onde fazê-lo?

Se sua ideia é testar um novo produto - ou uma nova embalagem - os estudos demográficos podem ser determinantes.

Existem duas coisas que você quer conhecer rápido: os early developers e os brand lovers. E a forma mais rápida e assertiva de descobrir isso é usando os estudos demográficos. Afinal, eles podem te mostrar quais regiões possuem maior volume de vendas e, consequentemente, maior chance de adesão.

Lembre-se que é um teste e os primeiros passos podem ser melhor avaliados com uma amostragem maior de clientes.

Um marca de alimentos, por exemplo, pode conversar com todos os públicos. Mas uma empresa de produtos de limpeza têm foco em pessoas que sejam responsáveis por uma casa e que, muitas vezes, não tenham empregadas domésticas.  

Portanto, essa empresa de produtos de limpeza precisa ver - antes da abertura do empreendimento e da definição de seus parceiros comerciais - qual é o melhor bairro para venda. Será que é possível vender o seu produto em qualquer estabelecimento ou será que seu público é mais restritivo.

Nesse caso, somente com análise de dados demográficos é possível definir qual a melhor estratégia de vendas para o crescimento do empreendimento.

Estudos demográficos e o marketing

Qual a melhor estratégia de marketing para o seu negócio? Será que é melhor aprovar canais digitais, parcerias ou inovações?

Para que isso possa ser definido é importante entender o público. Se você faz parte do departamento de marketing um produto de limpeza que é muito eficaz, mas tem um custo mais elevado, por exemplo, é fundamental saber quais os melhores postos de vendas. Isso pode ser analisado com base em dados como:

  • Qual a idade média dos shoppers de determinada região?;
  • A maioria têm acesso a internet?;
  • As pessoas compram mais pela internet ou em estabelecimentos comerciais?;
  • São pessoas com filhos?;
  • Estamos falando de shoppers de redes sociais?

É a partir de respostas a perguntas como essas que você pode definir a melhor estratégia. Afinal de contas, se os moradores do bairro tiverem uma média de 70 anos, não morarem com os filhos e não forem usuários de redes sociais, qual é o sentido de fazer uma campanha no social ads?

Planejamento Financeiro

Toda empresa precisa evitar gastos desnecessários. Por mais que esses gastos sejam baixos. Se você faz uma campanha de anúncios digitais, por exemplo, mesmo que você invista pouco, você espera resultados minimamente satisfatórios.

Para que as contas possam ser feitas de forma mais assertiva, é preciso saber o que é gasto e o que vai gerar receita. Portanto, é fundamental, além de conhecer o poder de consumo dos moradores de uma região, saber também quais são as necessidades dessa localidade.

Você precisa analisar todos os estágios da sua campanha. Quanto você investe para possuir um estudo demográfico? Quanto isso agrega no ROI das suas ações de Marketing Local? Com certeza esse é um investimento que te possibilitará conhecer os shoppers de uma região e, assim, ajudar a alavancar suas vendas.

Com certeza é melhor do que iniciar uma ação no escuro, tentando determinar o que pode dar certo sem conhecer os gostos dos shoppers.

Uso de tecnologias

Atualmente, já existem muitas tecnologias no mercado que podem facilitar a vida do consumidor. É possível fazer pedidos e pagar contas sem a presença de um ser humano.

Mas não é só a vida de quem compra que pode melhorar. As novas tecnologias também permitem que as marcas tenham mais controle sobre os seus produtos e clientes. Como eu disse no começo do texto, por muito tempo os dados dos estudos demográficos foram utilizados só por governos.

Atualmente, já existem tecnologias que permitem que a indústria tenha uma análise de dados completa do comportamento dos clientes. E isso inclui os dados demográficos.

Dessa forma, hoje nós podemos direcionar nossos esforços por caminhos mais assertivos. Ou seja, por mais que ainda sejam necessários testes, se torna muito mais fácil saber qual é a forma mais precisa para obter bons retornos financeiros.

Com esses avanços é possível também ampliar o desenvolvimento de novos produtos. E não apenas produtos que tenham um preço final elevado. O estudo demográfico nos mostra onde é possível vender os produtos mais caros e onde os mais baratos fazem sucesso.

Assim, é mais fácil encontrar um equilíbrio na produção e, consequentemente, garantir mais receitas do que despesas.

E, futuramente, será mais simples compreender as mudanças ocorridas com a população. Isso permitirá que as marcas sejam mais adaptadas aos novos tempos, correndo menos riscos de se tornarem obsoletas.

Fontes 1, 2 e 3

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