O encarte digital tem sido adotado pelo varejo inteligente, inclusive por supermercados e comércios de hortaliças. Com o acesso em massa à internet e ferramentas tecnológicas à disposição, esse método se tornou excelente opção para se comunicar com clientes.

No entanto, muitas empresas ainda não adotaram a ferramenta por não conhecê-la ou não saber quais são seus benefícios. Se esse é o seu caso, entenda a importância de conhecer essa solução para o varejo.

Quer saber mais? Neste artigo, vamos explicar como usar essa tecnologia em seu supermercado. Confira!

Por que investir em encarte digital?

Antes, vale a pena entender por que vale a pena investir em encartes digitais. Primeiro, é preciso destacar seu maior alcance. Com as redes sociais e diferentes ferramentas de comunicação, como o WhatsApp ou Telegram, sua empresa pode conquistar mais pessoas.

Outra vantagem do encarte não impresso é a economia que proporciona aos empreendimentos. A empresa elimina os altos custos de impressão e distribuição, além de adotar uma prática mais sustentável, que exige menos recursos naturais e gera menos lixo.

Ademais, ao utilizar a tecnologia, ela proporciona ainda mais benefícios. Por exemplo:

  • oportunidade de interagir com o cliente;
  • armazenamento de dados sobre envios e feedbacks;
  • possibilidade de mensuração de resultados com maior eficácia;
  • chance de encaminhamento da oferta pelos clientes aos amigos.

Como fazer encarte digital eficiente?

Você já aprendeu que a estratégia pode trazer benefícios ao supermercado. Porém, para entregar os resultados esperados, é preciso saber como fazer um encarte digital eficiente no negócio. A seguir, confira as principais dicas!

Defina o objetivo principal do envio

Para começar, a empresa precisa estabelecer qual é o objetivo principal de cada envio. Afinal, a estratégia pode servir a diferentes finalidades, conforme a época do ano, produtos disponíveis, necessidades do negócio, entre outros. Confira algumas possibilidades:

  • aumentar as vendas;
  • atrair mais clientes para o estabelecimento;
  • promover venda de itens com excesso de estoque;
  • apresentar estratégias específicas, como dias de ofertas conforme tipo de produto.

Aproveite para estabelecer o público-alvo de modo a direcionar campanhas de maneira mais eficiente. Inclusive, essa é uma ótima estratégia com objetivo de trazer mais personalização, encaminhando encartes conforme os interesses de cada cliente.

Desenvolva plano de comunicação e marketing

Usar o encarte digital na comunicação com seus clientes oferece diversas vantagens. Para que a estratégia traga resultados concretos, o supermercado deve elaborar um projeto consistente de comunicação e marketing.

O plano deve relatar metas específicas do objetivo, custos, recursos humanos e técnicos que serão utilizados.

Determine prazos para produção

O planejamento deve prever prazos para produção, com base em cada etapa do plano.

Considerando que é comum que os encartes sejam usados de maneira contínua, vale a pena estabelecer calendário completo, conforme as próximas ofertas.

Isso manterá os setores envolvidos mais organizados para lidar com a rotina na produção e envio dos encartes digitais.

Tenha uma lista com os produtos e ofertas

Para facilitar a produção dos encartes, é importante ter uma lista com todos os produtos que serão ofertados e suas características:

  • peso;
  • sabor;
  • tamanho da embalagem;
  • ...entre outros.

Esses detalhes são fundamentais para evitar problemas com os consumidores devido à falta de informação. Afinal, isso pode prejudicar a reputação do supermercado e afastar os clientes.

Outro ponto importante é detalhar as ofertas, informando preço anterior e atual, data de validade da promoção e condições específicas, se houver. Caso seja necessário ter cadastro ou usar método de pagamento determinado, a informação deve ser apresentada no encarte.

Mantenha em dia o cadastro dos seus clientes

Não é do dia para a noite que seu negócio adotará o encarte digital como principal meio de comunicação com seus clientes. Isso deve ser realizado de maneira gradual.

Primeiramente, os gestores devem ter em mãos o cadastro atualizado com os contatos dos consumidores. Nele, deverá conter e-mail, endereço e número de telefone. Tudo isso ajuda a conhecer melhor o cliente.

O mecanismo de atualização do cadastro também deve estar estabelecido. Os dados dos clientes do delivery, por exemplo, precisam ser atualizados pelos funcionários. Para tanto, o uso de boas ferramentas tecnológicas é fundamental.

Além disso, para ter mais facilidade ao atualizar informações, considere disponibilizar uma seção no site do supermercado com essa função.

Utilize os canais digitais corretos para enviar os encartes

Existem vários canais digitais que podem ser usados para envio do encarte virtual do varejo inteligente. Podem ser utilizados:

É importante conhecer o perfil dos seus clientes para identificar os canais que eles mais utilizam. Se você recorrer a um canal pouco usado, mesmo que tenha belo encarte digital e excelentes ofertas, pode se frustrar com o resultado.

Não seja invasivo no envio do encarte virtual do supermercado

Muitos varejistas acabam extrapolando no uso das mídias sociais para divulgar produtos e serviços. Na fidelização de clientes, é fundamental não ser virtualmente invasivo, pois a prática gera desinteresse pela marca.

Procure estabelecer intervalos no envio das ofertas e jamais repita o envio de mensagens com encarte digital. Também, é essencial usar aplicativos que facilitem esse controle e impedem duplicidades.

Criar cronogramas de promoções pode ajudar nessa estratégia para não parecer invasivo. O supermercado pode dar ênfase a diferentes setores, como:

  • frutas;
  • padaria;
  • verduras;
  • higiene e limpeza;
  • temas festivos para fazer ofertas específicas e limitadas.

Escolha o formato adequado do seu encarte

O formato do seu encarte digital e o canal pelo qual será divulgado devem ser definidos juntos. Isso porque os encartes de apenas 1 página são ideais para canais digitais por serem menos cansativos. Já o encarte grande, com mais de 2 páginas, não deve ser enviado por aplicativo de mensagem, por exemplo.

No caso dos encartes grandes, é melhor que sejam impressos. Você também pode usar às duas formas de divulgação de produtos, a impressa e a virtual, em suas campanhas de marketing direcionadas.

Considere o uso dos encartes interativos

Outra dica é considerar o uso de encarte interativo. Nesse caso, ele permite inserir links que redirecionam o cliente para páginas específicas: site, redes sociais ou página de um produto, por exemplo.

Esse tipo de encarte ajuda a condensar diversas informações ou pode ser utilizado em conjunto com o e-commerce, encaminhando o cliente para cada item da promoção.

Por fim, vale destacar mudança da comunicação física para a digital que se tornou realidade e, em simultâneo, desafio no varejo. Com isso, muitos supermercados estão realizando a transição do encarte impresso para o digital. Afinal, a tendência gera possibilidades ao marketing de relacionamento com os clientes.

Agora que você já conhece as vantagens do encarte digital, vale a pena se organizar para implementar a estratégia em sua empresa. Lembre-se de que esse pode ser o diferencial para atrair mais clientes e ter sucesso nas ofertas do supermercado.

Que tal conhecer as ferramentas integradas da IZIO para elaboração, envio e gestão de encarte virtual? Confira aqui quais são as vantagens da nossa solução na divulgação dessa estratégia!

Sobre o autor