O seu supermercado de bolso: a importante mudança que impacta seu varejo e vem na onda de transformação digital

Grocery significa "mercado" e o "e" é justamente para sinalizar que é eletrônico, assim, supermercado eletrônico.Com as mudanças que o mercado precisou realizar para se adaptar ao nosso atual cenário, o mais importante foi se digitalizar e trazer a experiência phygital para seu cliente. Hoje, o consumidor quer comprar online e receber em casa.Nesse cenário a tecnologia em supermercados é essencial e pode fazer a diferença nos processos operacionais do negócio. Continue a leitura para entender melhor sobre o e-grocery e descubra como fazer parte dessa transf!

Desafios do E-grocery

Os desafios começam em prover segurança dos dados do cliente e de transação de pagamento, onde e como armazenar esses dados e se adequar a LGPD.Sobretudo, para as pequenas lojas o maior problema é montar, adaptar e investir na cadeia de logística, pois as vezes não possuem e não têm pessoal especializado na operação.É necessário criar processos inteligentes e integrados com tecnologia entre áreas, pois agora os departamentos precisam se conversar em tempo real.Disponibilizar os produtos conforme anúncios, e estar atento à validade e frescor dos mesmos.Se comunicar com seu cliente para fidelizar e manter o contato aquecido, se posicionando e atuando no marketing digital .

Como implantar seu varejo para e-grocery?

O caminho parece complicado, mas vale o investimento tendo em vista que as vendas online no ultimo ano cresceram.Veja algumas dicas básicas de como começar:

  1. Você praticamente vai começar uma nova empresa, será necessário se adequar legalmente e na parte jurídica e contábil.
  2. Contrate e prepare o time para a digitalização do varejo (time de tecnologia, logística, atendimento e marketing)
  3. Busque um sistema de CRM que se integre com a solução e-commerce, nesse caso a IZIO que é um CRM especializado em supermercado adquiriu a Cashhub e transforma seu varejo em um #supermercadodebolso
  4. Prepare um time de marketing para montar ofertas, cupons, divulgar e posicionar seu negócio também no online.
  5. Contrate pessoas para a operação da loja: estoquistas, separadores de mercadoria, controladores de qualidade, entre outros que irão se envolver no gerenciamento das operações.

Lembrando que, ainda terão muitos clientes que preferem ir até o supermercado e fazer suas compras e escolher os produtos, mas o número de compradores online aumentou e segue crescendo.Antes de mais nada, o e-grocery ou o supermercado de bolso são tendências do mercado e inovação.Caso queira saber como transformar seu supermercado em um #supermercadodebolso, envie um e-mail para euquero@izio.com.br

Sobre o autor