Precificar produtos pode ser um processo um pouco complexo para qualquer empresa. Isso porque essa ação deve ter com principal objetivo fazer o negócio realmente lucrar, além de evitar possíveis prejuízos.

E, para se chegar até ele, é fundamental desenvolver uma boa política de descontos. Ou seja, um conjunto de estratégias para que se determine o melhor valor para o que é vendido, de modo a otimizar as oportunidades de venda.  

E também, que permita oferecer ofertas interessantes para o consumidor, de modo a melhorar o posicionamento da marca e fidelizar o público, duas coisas essenciais para manter a empresa em desenvolvimento. Mas como começar a aplicar essa ação? Confira as 5 melhores dicas a seguir!

1. Faça uma definição de produtos

A política de descontos começa com a definição dos produtos que farão parte dela. Ela precisa ser traçada de acordo com a realidade de seu negócio.

Para, assim, favorecerem tanto a empresa quanto os cientes. Os preços promocionais despertam o interesse do público, portanto, vale a pena focar em produtos que têm vendas baixas ou são sazonais.  

Lembre-se, também, de verificar seus pedidos, demanda e estoque. E evite mercadorias em alta, porque o foco é impulsionar os lucros, e essa escolha pode causar desequilíbrio.  

2. Monte um planejamento

Não se esqueça de montar um planejamento sobre os descontos que serão oferecidos. Ele servirá como um guia para que você não abaixe o valor além do que seus recursos permitam.  

Até porque, são vários custos dentro de um processo de comercialização, e eles devem ser respeitados. Do contrário, você lidará com um sério comprometimento de seus lucros.

O caixa será prejudicado, assim como a qualidade do que você vende, já que você dificilmente conseguirá atender à demanda e a saída será maior do que a entrada de dinheiro. Nesse cenário, ficará mais difícil se recuperar depois.

3. Analise a competição

A sua política de descontos deve ter como base os preços praticados pelos competidores de seu mercado. A partir disso, será possível traçar ofertas mais atraentes e que não exigem medidas mirabolantes.  

Para tanto, defina uma faixa de mercado. Ela pode estar acima ou abaixo da média, de acordo com o público que você deseja envolver e com a situação do ramo em que sua empresa atua nesse momento.  

Verifique também quais são os valores da empresa que domina o seu setor. Os dados ajudarão a calcular preços que estejam dentro da realidade de seu negócio, mas que permitam que você possa ser comparado e considerado como preferência em relação a quem até então está na frente.

4. Tenha um documento de orientação para possíveis dúvidas do público

Procure criar um documento de orientação que seja detalhado, mas ao mesmo tempo objetivo. Com ele em mãos, ficará mais fácil orientar possíveis dúvidas de seu público.

E, inclusive, de seus vendedores e demais líderes da equipe de vendas. Eles precisam estar com as respostas na ponta da língua não apenas para justificar um desconto.  

Mas para argumentar e convencer sobre a compra ser ideal. Uma boa ação de vendas é um diferencial tão competitivo quanto seu preço, lembre-se disso.

5. Não diminua o lucro com a política de descontos

Por último, mas não menos importante, cuidado para não diminuir o lucro com a sua política de descontos. Essa é uma situação de risco, que causa danos ao valor de sua empresa.  

O desconto e a precificação devem ser aplicados apenas até onde é possível. Se afeta o seu lucro, não adianta pensar única e exclusivamente no consumidor, porque mais tarde você não conseguirá mais atendê-lo.  

Além disso, abaixar demais os preços do que você vende por muito tempo pode derrubar o valor de mercado que eles têm de forma definitivo. Então, foque no tempo em que as ofertas ficarão disponíveis e não deixe que a competitividade suba à cabeça.

Viu só como não é difícil desenvolver uma política de descontos para sua empresa? Ao seguir essas dicas e com cautela e observação, você com certeza conseguirá fazer dela um verdadeiro impulso para suas vendas e lucros.  

Mas, para garantir que a estratégia seja efetiva após a implementação, nada como acompanhar de perto o comportamento do seu consumidor. A IZIO é a plataforma perfeita para essa finalidade, então aproveite que está por aqui e entre em contato conosco para conhecer a solução.

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