O crescimento do uso de tecnologia nas empresas trouxe o conceito de varejo inteligente. Mais que apenas automatizar algumas ações e aumentar a produtividade, é possível transformar a maneira como as decisões são tomadas. Nesse contexto, surgem a ideia de cultura Data Driven e o conceito de Data Analytics. Hoje, vamos focar justamente neste último termo, que em tradução literal significa “análise de dados”.O Data Analytics é uma metodologia que envolve a captação, a estruturação e o estudo de grandes conjuntos de dados. No varejo, especificamente, há como entender melhor o consumidor, compreender suas preferências e definir como agir a partir daí.Quer saber como mergulhar na ciência de consumo? Conheça tudo sobre Data Analytics e veja qual é a ferramenta que pode ajudá-lo!
Como essa abordagem funciona?
A proposta de Data Analytics se baseia em captar dados de diversas fontes ou operações. Com o grande volume de informações, é possível modelar esses dados e gerar conhecimento específico e com validade estatística.Para entender melhor, imagine um supermercado que realiza centenas de vendas por mês. São dezenas de milhares de dados gerados, mas que não são aproveitados. Com a ferramenta certa, é possível coletar e analisar essas informações em busca de tendências e padrões.A partir do novo conhecimento gerado, há um entendimento maior do negócio e do público. Portanto, também surgem oportunidades para inovar, implementar melhorias e criar um planejamento estratégico mais efetivo.
Qual a relação do conceito com o Big Data e o Business Intelligence?
Percebendo o papel do Data Analytics, é possível relacioná-lo a outros conceitos importantes da transformação digital e tendências sobre o uso de dados: o Big Data e o Business Intelligence. Eles apresentam pontos de semelhança e divergência, e podem se complementar.Entenda mais sobre essa relação!
Conceito de Big Data
O Big Data se refere a um grande volume de dados que são coletados e processados a partir de diferentes fontes. Assim, eles podem ser tratados de modo a viabilizar a sua aplicação em diversas tarefas da empresa.Na prática, ele consiste, também, no conjunto de ferramentas e tecnologias que viabilizam o processamento e o uso desse grande volume de informações. Diante disso, o Big Data no varejo pode trabalhar com dados sobre produtos, clientes, volume de vendas e outras questões relevantes para o planejamento estratégico do estabelecimento.Nesse caso, sua aplicação pode ser voltada para diversas tarefas, por exemplo:
- a otimização de experiência dos clientes, avaliando seus hábitos de compra;
- na análise de tendências de compras, visando otimizar a composição de estoques.
Conceito de Business Intelligence
Já o Business Intelligence, ou BI, pode ser traduzido como inteligência empresarial. Nesse caso, ele visa coletar dados e transformá-los em informações úteis para o negócio. Geralmente, ele faz a transformação dos registros em gráficos e outros meios que facilitem a visualização dos dados.É como se o BI traduzisse todas as informações, de modo que seja fácil compreender a sua origem e relação com o funcionamento da empresa. Isso consegue auxiliar a gestão, permitindo a extração de insights relevantes para o desenvolvimento ou o crescimento do negócio. Ele pode ser utilizado de diversas formas, como:
- no monitoramento do desempenho dos funcionários;
- na compreensão sobre perfil e comportamento dos clientes;
- no momento de identificar tendências e oportunidades de vendas, bem como ameaças externas.
Como os conceitos se relacionam
Conhecendo o Big Data e o BI, é possível perceber que um auxilia e complementa o outro. No caso, o Big Data coleta diversos dados e ajuda nas previsões relacionadas ao negócio, enquanto o BI ajuda a tratar os registros e transformá-los nas informações utilizadas pela empresa. Em relação ao Data Analytics, essa é a ferramenta essencial para viabilizar o BI no que tange à aplicação de tecnologias. Ainda, utiliza o Big Data para garantir acesso a um volume de dados que permite a implementação das estratégias desejadas. Diante disso, ele traz diversos benefícios para a gestão do varejo.
Quais são os benefícios do uso de Data Analytics?
Entendendo o conceito de Data Analytics e como ele se relaciona com outras tendências, é possível identificar de que forma adotar a tecnologia dessa forma pode ser vantajoso para o varejo.Na prática, há mais inteligência comercial e isso gera muitos benefícios secundários. Para saber mais, veja quais são os principais pontos positivos com a adoção dessa estratégia!
Compreensão da jornada de compra
Com o registro de informações referentes ao comportamento do consumidor, é possível conhecer todo o caminho que o shopper percorre até tomar a decisão. Com o mapeamento da jornada de compra, há um entendimento completo sobre todos os estágios, as possíveis objeções e o que leva à aquisição.Como explorar o público é essencial para oferecer experiências melhores e mais consistentes, essa compreensão ajuda a consolidar a ideia de varejo inteligente. Assim, é possível adotar medidas que otimizem o estabelecimento para atender as necessidades dos clientes.
Direcionamento de marketing
Ter essas informações sobre os consumidores, é indispensável para saber como atingir o público corretamente e de maneira efetiva. Isso se estende, também, à comunicação e ao relacionamento com o cliente. Portanto, a estratégia viabiliza o melhor direcionamento de marketing.A partir dos dados, é possível segmentar clientes em grupos de interesse, por exemplo. Inclusive, a medida torna mais fácil definir quais são as ações e as campanhas com maiores chances de dar certo para cada público e objetivo.
Melhoria da tomada de decisão
Principalmente, o uso de Data Analytics visa a garantir uma visão geral e baseada em dados. Não se trata de mero achismo sobre o comportamento do consumidor e, sim, de um modelo estudado e consolidado.Por isso, a tomada de decisão fica mais eficiente, já que há maior conhecimento sobre a real situação. Isso oferece muito mais segurança e leva ao máximo aproveitamento de recursos da empresa.
Redução de custos
Usar Data Analytics também é uma excelente solução para diminuir os custos — com marketing, com aquisição de clientes, com fidelização e assim por diante. Afinal, a análise das informações evita agir com base em tentativa e erro, o que consome muitos recursos.Também é uma forma de diferenciar a atuação do varejo, o que reduz os esforços para obter um diferencial competitivo. Com mais recursos disponíveis, há mais melhorias — o que cria uma corrente positiva.
Aumento do ROI
O Retorno sobre Investimento (ROI) é um dos indicadores mais importantes, ainda mais em termos de marketing. Com uma abordagem de inteligência de dados, como visto, há uma redução dos gastos. Também há um aumento na eficiência, o que significa obter maior volume de conversão e lucratividade.Tudo isso atua nos dois principais fatores de ROI. Dessa forma, é possível ampliar o retorno das campanhas, garantindo máxima efetividade para as estratégias do varejo.
Por que a IZIO é a parceira ideal?
Firmar uma boa parceria é essencial para aproveitar todas as vantagens de Data Analytics. Para potencializar a sua presença no varejo, a melhor alternativa é escolher a IZIO.A empresa conta com o IZ Loyalty, um CRM pioneiro que capta dados diretamente no ponto de vendas. Com isso, é possível acompanhar toda a jornada de compra do shopper, além de traçar um perfil sobre as preferências e o padrão de comportamento.Mais que um CRM, o IZ Loyalty é uma ferramenta de Data Analytics graças à parceria com a tecnologia da marca FICO. O sistema utiliza recursos de aprendizado de máquina (ou machine learning) e é capaz de segmentar clientes de acordo com o comportamento de compra. Inclusive, há como conhecer quem são os clientes fiéis e os menos propensos a retornar — tudo com ajuda da ciência do consumo.O uso de Data Analytics tem tudo a ver com o cenário atual do varejo inteligente. Com o uso dos recursos certos, é possível saber quem é o público e tomar decisões efetivas.Aproveite a oportunidade para explorar todos os benefícios de uma ferramenta completa: conheça o que o IZ Loyalty tem a oferecer!