A cada dia os consumidores procuram por mais serviços de entrega ao realizar compras. Por isso, os estabelecimentos devem estar preparados para tornar seus processos produtivos otimizados — principalmente no que diz respeito a cadeia de suprimentos (supply chain) — e oferecer um serviço que garanta conforto e praticidade aos consumidores. Nesse cenário, você já conhece o crowdshipping? Ele se relaciona com o conceito colaborativo, que está ganhando espaço no mercado. Assim, entender do que se trata e o seu funcionamento pode trazer oportunidades para o varejo, tanto físico quanto em e-commerce.Que tal aprender mais sobre essa estratégia? Neste post, explicamos o que você precisa saber sobre o crowdshipping. Confira!

O que é crowdshipping?

Para entender o conceito, vale começar com a sua tradução. Ele pode ser dividido em crowd, ou multidão, e shipping, que seria remessa. Isso significa que ele conta com diversos agentes do mercado de logística, parceiros e colaboradores (inclusive pessoas físicas) que trabalharão nas entregas. O diferencial é que as pessoas e empresas podem trabalhar em conjunto para facilitar a logística de entrega, enquanto servem de ponte entre o consumidor e determinado estabelecimento. Assim, a atividade é terceirizada, sem que o varejo precise ter uma equipe específica.Logo, a aplicação do crowdshipping depende de plataformas intermediadoras, que permitam conectar os estabelecimentos com entregadores disponíveis. A boa notícia é que o mercado conta com diversas soluções do tipo, principalmente diante do aumento da procura por serviços de delivery.

Relação com a colaboração

Ao abordar o termo, é comum se perguntar de que forma ele se relaciona com a economia colaborativa. Nesse caso, a ligação existe pela possibilidade de que qualquer parte interessada e que disponha dos meios necessários possa participar do processo. Ela é uma forma de ampliar as possibilidades do mercado e trazer oportunidades para quem precisa de colocação profissional. Ainda, ao visar a otimização dos processos de entrega, há economia de recursos, além de promover maior sustentabilidade ambiental.

Como ele se aplica ao delivery e e-commerce?

No delivery, inclusive para e-commerce, sua relação está na possibilidade de viabilizar as entregas com maior facilidade. Inclusive, ela pode considerar diferentes etapas, repassando mercadorias para os participantes do crowdshipping apenas em momentos mais avançados do processo logístico.Em todos os casos, são usadas plataformas e serviços específicos que permitem identificar o entregador disponível mais próximo do estabelecimento ou ponto de coleta para encaminhar as mercadorias ao comprador. Nessa situação, é possível reduzir o uso de veículos maiores, dando preferência para transportes com carros pequenos, motos, bicicleta ou a pé em curtas distâncias. Assim, as entregas até então limitadas a caminhões, que precisam reunir grande volume de pacotes de várias entregas, são divididas entre diferentes agentes do mercado logístico — ainda que isso aconteça apenas em etapas posteriores.

Quais são os benefícios do crowdshipping no varejo?

Agora que já explicamos o conceito e funcionamento do crowdshipping, vale conhecer os benefícios. Dessa forma, há maior segurança para avaliar se a estratégia se alinha ao negócio antes de implementá-la. Confira as principais vantagens:

Redução de custos

A empresa não precisa manter uma equipe ampla para realizar as entregas e, em alguns casos, pode terceirizar todo o processo. Nesse cenário, os custos são otimizados, pois, os pagamentos acontecerão apenas quando o serviço for utilizado.

Escalabilidade

Ao mesmo tempo, é possível escalar o número de entregas, já que não é preciso trabalhar em diversas rotas, encaixando paradas nos trajetos para atender vários clientes em apenas uma saída. Portanto, surgem chances de atender um número maior de consumidores.

Maior agilidade

Com diversos agentes disponíveis, é possível encontrar o mais próximo ou que ofereça condições mais adequadas para cumprir o acordado com o cliente no momento da compra. Logo, é possível garantir mais agilidade na entrega.

Redução nos atrasos

O sistema também reduz os riscos de atrasos, já que os envios podem ser individualizados e passar por diferentes etapas para aumentar a eficiência do processo.

Sustentabilidade

A prática permite acesso a diferentes meios de transporte, dependendo da distância. Em entregas mais próximas, opções como bicicleta, patinete ou entrega a pé podem ser soluções que reduzem impactos ambientais.

Flexibilidade nas entregas

Caminhões podem ter horários de circulação limitados em certos lugares, além de enfrentar maiores dificuldades no trânsito. Ao contar com as parcerias, a empresa pode otimizar os calendários de entrega, reduzindo os prazos e evitando atrasos.Agora que você conhece o conceito de crowdshipping e os seus benefícios, vale a pena considerar a alternativa para seu estabelecimento. Assim, os serviços de delivery podem contar com mais qualidade, trazendo impactos positivos no relacionamento com os clientes. Quer acompanhar mais dicas para sua empresa? Então conheça o conceito de e-grocery e como ele impacta o varejo!

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