Expandir operações e vender mais é um dos principais objetivos da maioria das empresas. Para tanto, existem algumas ferramentas que podem ajudar nesse processo, como é o caso do CRM em vendas. Essa ferramenta se tornou mais elaborada, com soluções personalizadas para seu negócio e prospects. Os resultados, por sua vez, são satisfatórios e não demoram a aparecer se houver uso correto e contínuo.Quer saber mais sobre o que é CRM em vendas, como essa tecnologia pode ser benéfica para seu supermercado e para o trabalho da equipe? Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

O que é CRM em vendas?

A sigla CRM se refere ao termo Customer Relationship Management (Gestão do Relacionamento com o Cliente, em tradução livre). Isso mostra que a ferramenta abrange uma série de estratégias direcionadas à experiência do cliente.Por uma plataforma, o CRM visa desenvolver relação de qualidade e duradoura com seus consumidores. Ela serve para automatizar determinadas tarefas e armazenar informações a respeito de seu público.Os relatórios são gerados automaticamente, sempre atualizados, para que a empresa obtenha insights importantes que impactam a conversão de clientes. Você tem tudo o que precisa no CRM em vendas para melhorar seu posicionamento perante o público e usar as informações para ajudar no crescimento do negócio.

Como o CRM funciona na prática?

Para começar, o CRM em vendas organiza informações de clientes e consumidores potenciais, como nome, endereço e telefone. A partir disso, armazena atividades e oportunidades individuais de contato com a empresa, por exemplo:

  • visitas ao site;
  • envios de e-mail;
  • ligações telefônicas;
  • interações em redes sociais.

Com essa estruturação, a empresa consegue rastrear recomendações, insights e acompanhar leads qualificados. Assim, é possível aumentar as chances de fechar negócios e fidelizar clientes, considerando a experiência satisfatória do consumidor. O CRM no supermercado, comércio ou qualquer tipo de varejo, facilita o trabalho da equipe de vendas e evita tarefas repetitivas, destinando o tempo para captação e finalização de vendas. Além disso, qualquer colaborador tem acesso a essas informações, com a criação de login no sistema.

É possível usar o CRM em vendas de maneira estratégica?

Veja, a seguir, as principais funcionalidades do CRM, que ajudam a elaborar vendas estratégicas e gerir propostas comerciais. Confira!

Definição de metas

O CRM permite que as metas da equipe de vendas fiquem registradas por período, mostrando a evolução e o quanto falta para atingir os objetivos.Assim, é possível visualizar estratégias de aceleração ou planejar ações para o objetivo ser superado. Há a possibilidade de dividir as metas conforme as necessidades do negócio, como vendas, prospecções e propostas.

Monitoração do histórico de clientes

O CRM em vendas também permite o monitoramento do histórico do cliente, por exemplo:

  • o que foi comprado;
  • quanto tempo durou a venda;
  • como conheceu sua empresa;
  • quando a compra foi efetuada;
  • com quem fechou a primeira compra.

Entender esse cenário é excelente para pensar em táticas para retenção e prospecção de clientes com o mesmo perfil.

Acompanhamento dos estágios de compra dos leads

O CRM ainda fornece todos os estágios de compra dos leads. Você poderá saber exatamente como se deu a jornada de compra de cada cliente. Com isso, a equipe ganha em produtividade e tem percepção mais direcionada sobre a carteira de clientes da empresa.Neste artigo, você entendeu  melhor o que é CRM em vendas e quais são os benefícios de ter essa ferramenta para gestão de clientes na sua empresa.Aproveite as vantagens que uma plataforma de CRM pode oferecer e conheça as soluções da IZIO, que ajudam na identificação de clientes, análise de comportamento, criação de promoção, comunicação personalizada e muito mais!

Sobre o autor