A capacidade que as empresas têm de conhecer o cliente está diretamente relacionada às possibilidades de agradar o público-alvo e aumentar suas vendas. Afinal, quando uma empresa sabe o que o consumidor busca, consegue direcionar ofertas e condições de compra para melhor atendê-lo. Em cada setor, as marcas que conhecem bem seus clientes já saem à frente das concorrentes que não os conhecem. Além de poderem aumentar as vendas, podem desenvolver estratégias mais eficientes para fidelizar seus consumidores. Contudo, para que isso seja possível, os gestores devem empregar técnicas e ferramentas que tornam possível a coleta e a análise de dados sobre os clientes. Se você deseja saber como conhecer o cliente, confira as 8 dicas abaixo para gerar melhores resultados para o seu negócio!
1. Pergunte bastante para conhecer o cliente
Se uma empresa realmente deseja conhecer seus clientes a fundo, precisa fazer perguntas para eles. Além disso, deve registrar e armazenar todas as respostas para poder enxergar as dores que seus produtos podem resolver. Lembre-se que supor pensamentos ou características do comportamento do consumidor, não é um método seguro para o varejo gerar resultados. As perguntas devem ser simples, assertivas e sem rodeios. Alguns exemplos delas são: “Como você chegou até nós?” ou “Na sua opinião, qual a melhor forma de pagamento?”.
2. Realize pesquisas junto à sua clientela
Sua empresa ainda não sabe como conhecer o cliente? As pesquisas de opinião e as sondagens realizadas nos consumidores constituem ótimos meios para coletar informações e dados. Existem diversas formas de realizar essas pesquisas com os clientes, online ou offline. As empresas podem usar a internet ou questionários aplicados nos pontos de venda. As sondagens podem ser aplicadas de maneira individual ou em grupos, e existem os fóruns fechados com clientes que validam essas pesquisas. Logo, é importante contar com ferramentas ou profissionais para analisar esses dados. Empresas especializadas realizam esse trabalho de maneira confiável e precisa.
3. Mantenha os dados sobre os seus clientes sempre atualizados
Muitas empresas reúnem informações em cadastros sobre centenas de clientes, porém os mantêm desatualizados. O que deixa a análise final inexata e leva a decisões e estratégias erradas. Assim, as mudanças são frequentes no perfil e no comportamento dos clientes, por isso, manter os bancos de dados atualizados é a melhor opção. Um grande exemplo de situação que causa mudança comportamental no cliente, são as crises econômicas. Por isso, essa atualização de informações para conhecer o cliente deve ser realizada de maneira periódica e sistemática pelas empresas, com um prazo previamente estabelecido.
4. Colete os dados do histórico de compras para conhecer o cliente
Existem ferramentas tecnológicas à disposição do varejo inteligente que possibilitam uma rica coleta de dados sobre os consumidores. Tais informações são coletadas em momentos diferentes, como no ato da compra ou da pesquisa. Dessa forma, cada cliente possui um histórico de compras que fica registrado nas mãos do lojista. Alguns desses sistemas, como o chamado CRM, também reúne todos os contatos realizados por cada consumidor por telefone ou e-mail. Se os gestores dos negócios querem saber como conhecer bem o cliente, devem instalar em seus pontos de venda ferramentas eficientes como essas.
5. Preste atenção nos padrões de comportamento de sua clientela
Ter conhecimento sobre os padrões de comportamento dos clientes é essencial para gerar bons resultados comerciais. Entre esses padrões, estão os desejos de consumo e as prioridades em transações comerciais, como faixa de preço ou formas de pagamento. Ao descobrir quais são os padrões dos consumidores, você terá mais chances de alavancar suas vendas. Se o público-alvo está constantemente à procura de descontos, a marca pode passar a focar no oferecimento de descontos em produtos. Entretanto, você também deve levar em conta as particularidades dos clientes, pois nem todos pensam da mesma forma. Desse modo, a segmentação de produtos e de promoções, pode ser uma saída para atender a todos ou pelo menos uma faixa ampla de consumidores.
6. Foque no atendimento para conhecer melhor os clientes
As ferramentas tecnológicas e os métodos de pesquisa são muito importantes para conhecer o cliente e seu comportamento. Entretanto, um bom atendimento é tão essencial quanto essas técnicas. Por isso, é preciso estar o mais próximo possível do consumidor. Os funcionários devem ser treinados para estar concentrados no atendimento, observar as preferências, principalmente, o comportamento de quem pesquisa ou compra.
7. Use sistemas que empregam múltiplos canais como o omnichannel
Omnichannel é um conceito que significa múltiplos canais. Trata-se de uma tecnologia muito útil para o varejo que possibilita conhecer o cliente. Por meio das ferramentas omnichannel, os consumidores interagem com a marca por meio de vários canais. A integração nas modalidades de compra online e offline se torna uma realidade, o cliente encontra os produtos com facilidade tanto na internet, quanto na loja física.Q uando uma empresa investe em tecnologias de tipo omnichannel, aprimora a coleta de dados sobre a jornada de compra do cliente. Isso significa que será mais prático identificar as tendências no comportamento do consumidor e poderá direcionar ofertas aos seus clientes para alavancar suas vendas.
8. Estude as marcas concorrentes para conhecer seu próprio cliente
É provável que o perfil dos clientes de seus concorrentes diretos seja semelhante ao da sua clientela. Afinal, são empresas que oferecem produtos e serviços parecidos. Portanto, conhecer detalhes sobre a concorrência vai ajudar você a conhecer o cliente que chega até sua empresa e ainda, enxergar melhor as dores da sua persona que ela não consegue resolver. A qualquer momento, seu cliente pode deixar de comprar da sua marca e dar preferência a algum produto ou serviço da concorrente. Porém, se estiver antenado você poderá descobrir a melhor estratégia e tomar decisões seguras. Muitas empresas se perguntam como conhecer o cliente de maneira detalhada. Por isso, os 8 passos acima são essenciais para coletar informações pessoais e de comportamento do consumidor dos produtos e serviços da sua marca. Existem muitas tecnologias que estão à disposição do varejo para reunir dados precisos e atualizados, tanto nos pontos físicos de venda quanto nas lojas virtuais. Agora que você já sabe como conhecer melhor o seu público, está na hora de definir a sua buyer persona e alavancar suas vendas. Descubra agora o que significa e como ela vai ajudar você a construir o cliente ideal para sua empresa!