Em um mercado cada vez mais competitivo, estar sempre à frente e garantir um bom posicionamento vai muito além da estratégia de marketing com foco em vender mais. As empresas mais bem-sucedidas precisam estar preparadas para perceber as mudanças e se adequar às novas tendências.

Nesse contexto, quem investe na comunicação para varejo consegue identificar rapidamente essas mudanças e acionar as partes envolvidas para agir em conjunto e conseguir se antecipar.

No entanto, é comum que erros nessa comunicação aconteçam e você precisa trabalhar ativamente para evitá-los. Venha conosco e descubra quais são as principais falhas e como corrigi-las!

Evite a falta de integração entre os canais

Esse é um dos grandes erros da comunicação para varejo. A dificuldade na comunicação entre a empresa e os colaboradores que atuam no ponto de venda cria ruídos que impedem o repasse das informações de forma rápida e objetiva, podendo resultar na perda de oportunidades.

Geralmente isso acontece por falhas nos canais de comunicação interna. Com todos os recursos tecnológicos que existem, é difícil pensar que ainda existem falhas na troca entre colaborador da linha de frente e a equipe administrativa, por exemplo.

Tome cuidado com a falta de transparência entre empresa e colaboradores

A falta de transparência é um problema recorrente não só no varejo, mas em diversos setores, e pode atrapalhar bastante a fluidez dos seus negócios.

É necessário que os colaboradores estejam sempre atualizados sobre o que acontece na empresa, e saibam de informações antes que as mesmas sejam veiculadas em meios externos de comunicação.

Tenha um plano de comunicação a médio e longo prazo

O ciclo de vendas pode ser composto por inúmeras etapas, a depender do segmento em que se enquadra seu empreendimento. Assim, no varejo inteligente é muito importante criar sistemas de comunicação que englobem todas essas etapas e permita a integração entre elas.

Deixar de ter um plano de comunicação é um grande erro, pois impede que a empresa tenha ciência do que está acontecendo na linha de frente e saiba antecipadamente o que está dando certo e o que não está.

É necessário ainda considerar fatores como as regiões de atuação, segmentação do público e engajamento.

Confira algumas dicas de comunicação para varejo

Qualquer negócio está sujeito a falhas e o diferencial para bons resultados é exatamente sua agilidade em solucioná-las. Veja a seguir algumas dicas para aprimorar a comunicação dentro da sua empresa!

Explore diferentes canais

Para contornar o problema da falta de integração entre os diferentes canais, é importante investir em ferramentas que facilitem essa interação e permitam que todos estejam bem alinhados e engajados com os objetivos da empresa.

Há inúmeros canais disponíveis para facilitar esse processo, como e-mail, rede social corporativa, newsletters e reuniões periódicas, por exemplo. Nesse caso, você deve identificar quais funcionam melhor no seu ramo do varejo e explorá-las até conquistar a fluidez desejada.

Monte um setor ou plano de comunicação

Uma comunicação para varejo bem sucedida demanda estratégia e planejamento, sempre considerando a realidade da empresa.

Mantenha o foco nas necessidades do negócio, nos objetivos a serem alcançados e como a comunicação interna poderia ajudar no crescimento da empresa.

Para isso, os líderes precisam conhecer bem os colaboradores de modo a buscar uma comunicação personalizada e mais eficiente. Conhecendo os hábitos, preferências e a dinâmica do segmento, fica muito mais fácil alinhar a comunicação.

Tenha empatia com os colaboradores operacionais

Muitas vezes a falha nas comunicações não está relacionada aos canais, mas sim ao contexto em que a informação está inserida.

A empresa deve entender a rotina da equipe e até mesmo seu grau de instrução para promover uma experiência melhor. Não adianta usar termos rebuscados com pessoas mais simples, por exemplo. Da mesma forma que os horários e objetividade do conteúdo precisam estar bem alinhados com a atividade realizada.

Priorize a transparência com clientes e colaboradores

Até mesmo nos dias de hoje é muito comum encontrar gestores que distribuem ordens sem dar muitas justificativas. O problema é que dificilmente os colaboradores ficam engajados com atividades que não entendem ou não acreditam.

Nesse contexto, ser transparente sobre mudanças e informar porque os colaboradores precisam realizar as tarefas é uma maneira de aumentar a produtividade.

Como foi possível perceber, a comunicação para varejo é tão importante quanto qualquer outro processo dentro da empresa. Por isso, contar com ferramentas que auxiliem para uma comunicação automatizada é essencial.

Nesse sentido, vale ressaltar que a Izio oferece excelentes recursos para integrar, otimizar e centralizar a comunicação da rede varejista; seja comércio de pequeno, médio ou grande porte. A solução disponibiliza ainda, diversas ferramentas para que o varejista consiga gerenciar, atrair e reter sua rede de clientes. Interessante, não é?

Gostou das dicas? Então, venha descobrir como o CRM da Izio centraliza e otimiza a comunicação do varejo em um só lugar!

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