Posso dizer com toda certeza de que a experiência do cliente na sua empresa, independente de qual seja o nicho que você esteja inserido é algo de grande relevância, pois é ela quem determina se o cliente será fidelizado ou perdido.
A experiência do cliente começa pelas impressões causadas ao longo do processo da jornada de compra, e é por isso que é importante estar sempre em busca constante de aprimoramento e adotar ações inteligentes em tecnologia que facilitem os processos para trazer excelência em oferecer experiências únicas.
E quais são as ferramentas que eu uso que podem melhorar as experiências dos clientes?
1 - Zendesk AI: uma inteligência artificial criada a partir de bots e IA generativa, que oferece Experiências do Cliente (CX, ou Customer Experience) totalmente personalizadas, com mais eficiência e muito e mais empatia, uma combinação de dados e insights exclusivos com novas tecnologias de IA, que ajudará as empresas a melhorar instantaneamente experiências atreladas a serviços, economizando tempo, e entendendo muito melhor seus clientes, criando interações perfeitas. Lembrem-se que ter canais para se conectar com cliente é fundamental nos dias de hoje.
2 - Chatbot: ferramenta que tem revolucionado o cenário no mundo, uma junção que nasceu dos termos “chat” e “robot”, um software baseado em inteligência artificial, para conversas automatizadas, ou seja, um robô que fornece respostas automáticas, dando início aos atendimentos ao cliente, de forma rápida e prática, em sites e redes sociais como WhatsApp e Instagram.
3 - ChatGPT: sua habilidade entrega percepções de dados que podem ser utilizados para alavancar seu negócio, pois sua geração de respostas é bem mais precisa e relevante para perguntas dos usuários,oferecendo ao cliente uma experiência contínua e dinâmica a qualquer momento. No caso do Chatgpt, muitas aplicações podem ser usadas, mas qualquer uma destas aplicações precisa ser refletida como uma forma de escalar seu negócio, ou seja, melhorar sua produtividade ou agregar um valor importante!
E porque sempre bato na mesma tecla por aqui, pessoal?
Porque o relacionamento é muito importante para que tudo caminhe para uma experiência positiva, na empresa e o sonho de todo empreendedor é proporcionar experiências incríveis para seus clientes e consequentemente engordar sua carteira de clientes, mas para que isso aconteça no cenário em que estamos hoje, precisa ter jogo de cintura, mas não é só isso.
Para conseguir se manter liderando no topo frente aos concorrentes, é preciso além de ótimas estratégias, também investir fortemente em inovações, para trazer recursos fáceis e ágeis, capazes de melhorar a experiência do cliente desde o primeiro contato, até o pós-venda, gerando inteligência de mercado para a empresa.
Sabemos que não é fácil acompanhar a evolução tecnológica que acontece quase que diariamente, principalmente na hora de identificar os melhores casos de uso, mas embora seja difícil é preciso ter sempre em mente os principais objetivos que é ganho em produtividade, eficiência, melhora da experiência do consumidor e custo-benefício.
Christian Vincent
Christian Vincent é engenheiro formado pela UFRJ, com mestrado em administração pela Puc-Rio e curso de extensão em Business na Kellogg School of Management. Possui um mix de experiências, desde executivo de grandes empresas a fundador de startup. Ao longo de sua carreira passou por grandes empresas do segmento de pagamentos e bancos como Fininvest, Itau-Unibanco, Cetelem, Firstdata, Tribanco, Neurotech e, ao longo dessa trajetória, desenvolveu fortemente a relação com os principais varejistas do país. Foi o fundador da startup IZIO que criou em 2014 e vendeu para o fundo Hindiana em 2022.