Prepare seus filhos para o sucesso financeiro
Durante muito tempo nós ouvimos que crianças não devem ser levadas às compras. Eles pedem coisas caras e os pais não podem resistir. Mas como preparar seus filhos para o sucesso financeiro sem falar com eles sobre finanças?O brasileiro não está muito acostumado com as economias. Isso se dá pelo fato de que nós não somos educados para essa finalidade. Não há uma matéria escolar e nossos pais também não nos ensinaram. Portanto, para os pais que querem preparar os filhos para lidar com dinheiro, o indicado é que eles comecem a trabalhar essa habilidade desde cedo.
Dê mesada
A mesada é uma prática antiga e que deve ter como finalidade fazer com que as crianças entendam conceitos financeiros básicos. A quantidade da mesada deve ser definida de acordo com a idade da criança e os pequenos devem entender para quê esse dinheiro serve. Portanto, os pais não podem permitir que a criança gaste a mesada e depois peça por mais dinheiro. Afinal, se isso for feito, eles não vão entender que não devem fazer dívidas.
Mostre que dinheiro é fruto de trabalho
Além da mesada também é importante que as crianças saibam que dinheiro não é uma coisa que surge do nada. Ou seja, incentive-os a fazer trabalhos domésticos, estudar e ter comprometimento com suas atividades. Você pode optar por dar remunerações de acordo com as atividades que a criança faz ou dar a mesada e somente em meses que a criança mostrar proatividade e responsabilidade.
Estimule e explique a função da economia
Explique para os pequenos o que é a economia. Mostre quais são os benefícios dessa prática e incentive-os a sempre fazer. Uma boa opção é sentar com os seus filhos e fazer os cálculos mostrando o que eles podem fazer se economizarem. Também é importante mostrar que os pais também guardam dinheiro e explicar que atividades - como viagens em família - só podem ser feitas graças à economia.
Leve as crianças para fazer compras
No supermercado ou no shopping deixe claro para os pequenos que você não pode comprar tudo. Explique que há uma diferença entre querer e poder e deixe claro que ninguém deve gastar mais do que ganha. Além disso, é importante ter conversas nas quais você mostre para a criança os prejuízos que as dívidas causam.
Mostre a importância de ter um objetivo financeiro
Se o seu filho quer um brinquedo que é um pouco mais caro. Ao invés de dar esse brinquedo de presente, você pode aproveitar essa oportunidade para ensinar a criança a poupar para conseguir alcançar o objetivo dela.
Reserva para emergência
É importante também mostrar para os pequenos que é muito importante ter uma reserva financeira emergencial. Agora é um bom momento para essa conversa, afinal as crianças entendem que muitas pessoas não conseguem trabalhar no momento por causa da pandemia. Portanto, será mais fácil para eles entender o conceito de emergência financeira, especialmente se você já mostrou que o dinheiro não é algo fácil de ganhar. Fontes 1 e 2