Você sabe como lidar com a concorrência no varejo? Essa é uma das principais dificuldades enfrentadas pelas lojas, especialmente aquelas que atuam em espaços físicos. Por isso, se destacar no mercado é necessário para atrair e fidelizar clientes. Assim, é preciso observar diversas questões para conquistar esse objetivo. Aqui, os principais desafios se relacionam com a necessidade de inovar, ter uma boa comunicação com o shopper e integrar canais de vendas. Desse modo, existem algumas práticas que podem ajudar a superá-los. Se você quer aprender como sair na frente da concorrência no varejo, confira as dicas que separamos!

Pesquise o mercado e os concorrentes

Para saber como enfrentar desafios e vencê-los, você precisa conhecê-los, não é verdade? Por isso, se o objetivo é se destacar entre os concorrentes, você precisa saber em quais pontos se apoiar para mostrar seus diferenciais perante a concorrência. A dica nesse momento, é fazer um estudo de mercado, principalmente na sua região. Entenda quais são os estabelecimentos procurados por seus clientes para, depois, avaliá-los com mais detalhes. Ainda, faça um estudo mais amplo para conhecer tendências e entender o que outros locais fazem para atrair o público. Para ajudar a fazer essas análises, você deve contar com uma ferramenta de CRM completa que oferece informações sobre o mercado. E ainda, que vai ajudar você a entender a concorrência para traçar estratégias e se destacar. Separamos algumas dicas do que você precisa considerar para conseguir estudar o  seu cliente e concorrentes da maneira correta:

  • utilize a ferramenta de CRM certa;
  • crie personas semi-fictícias a partir do perfil de seus clientes;
  • identifique quem são seus concorrentes diretos e indiretos;
  • veja quais são os principais produtos e serviços oferecidos pela concorrência;
  • entenda o posicionamento, diferenciais, pontos fortes e fracos dos concorrentes

Com isso, você terá insights importantes para se diferenciar.

Não subestime concorrentes indiretos

Seguindo a linha da dica anterior, é importante que você não subestime concorrentes indiretos. Esses são aqueles que não atingem seu estabelecimento diretamente, mas podem afetar o seu faturamento. Por exemplo, em relação aos supermercados, é comum que concorrentes diretos sejam açougues menores, padarias e estabelecimentos semelhantes. Dessa forma, o fato deles trabalharem com um produto específico, ao menos de maneira majoritária, faz com que alguns gestores deixem de considerá-los em uma análise de concorrência. Contudo, se o seu cliente preferir fazer todas as compras por nicho, procurando estabelecimentos especializados, acabará se afastado do supermercado.Portanto, conhecê-los é importante para identificar novas estratégias e conseguir atrair os consumidores.

Conheça bem o seu público

Uma das práticas essenciais para lidar com a concorrência no varejo é conhecer o público. Sem entender quem são os seus consumidores, quais são os desejos e necessidades, não é possível desenvolver estratégias específicas para chegar até eles e conquistá-los. São várias questões que devem ser avaliadas nesse momento, como média de idades dos compradores, perfil financeiro, hábitos de consumo, entre outros detalhes. A partir dessas informações, você pode identificar ações que podem atrair e engajar o público, como promoções específicas, comercialização de certos tipos de produtos, entre outras.

Tenha boas estratégias de preço

Não podemos negar que o preço tem impactos nas decisões de compra, então ele deve ser trabalhado para conseguir se destacar entre os concorrentes no varejo. Primeiro, vale relembrar a importância de verificar a concorrência, pois os valores praticados podem ser avaliados para entender se os preços de seu estabelecimento estão adequados. Além disso, é importante criar boas estratégias de precificação. A psicologia traz algumas dicas para isso, como usar valores ímpares e quebrados ou apostar na comparação entre produtos. Ademais, as promoções sazonais, ofertas por volume de compra e programas de fidelização podem ajudar a oferecer custos mais atrativos ao consumidor.

Invista na satisfação do cliente

A satisfação do shopper é fundamental quando se fala em sucesso do empreendimento e do destaque sobre os concorrentes. Os consumidores valorizam ainda mais a experiência, que pode ser um critério utilizado para as decisões de compra. Em alguns casos, inclusive, ele pode ter um peso maior do que o preço. Imagine a seguinte situação: O consumidor foi ao seu estabelecimento e teve uma experiência ruim, pois o local estava mal cuidado, sem organização e o atendente do caixa não foi atencioso, deixando de suprir as necessidades. Após essa má experiência, ele se depara com um concorrente que apresenta um ambiente agradável e atende com excelência. Mesmo que existam algumas diferenças de preço, é possível que o consumidor tenha preferência pelo outro estabelecimento devido à boa experiência ofertada. É por isso que a satisfação do cliente é tão importante, pois ajuda na fidelização e, consequentemente, na atração de novos compradores. Viu só! Depois de conhecer essas dicas, vale ter boas ferramentas para colocá-las em prática. Para isso, conte com as soluções da IZIO! Venha conhecer o nosso site!

Sobre o autor