A capacidade de fidelização do empreendimento é o que definirá seu sucesso. Entretanto, esse é o ponto fraco da maioria das empresas, que quebram a cabeça para poderem melhorar seus resultados. Se você também tem essa dificuldade e não sabe bem como manter compradores fiéis, gastando muito tempo e energia tentando adquirir novos consumidores, confira 8 dicas importantes para fidelizar clientes!

8 dicas para fidelizar clientes

1 — Promoções

Dinheiro é algo valorizado por todos desde sua criação. Quer sensação melhor que pagar um valor relativamente baixo por algo que você percebe o valor real? É um efeito maravilhoso para a mente humana o sentimento de que está ganhando e saindo na vantagem, recebendo algo de valor e pagando por menos que o valor de mercado daquele produto/serviço. Por isso, a promoção é uma das principais ferramentas de atração de clientes. Você pode diminuir os preços de produtos antigos, reduzir o preço nos últimos produtos/vagas, dar um segundo produto ou serviço por preço abaixo (ou até mesmo de graça). Fazer ofertas exclusivas para grupo seleto de clientes — que tem interesse em determinado segmento — também traz resultados bem desejáveis.Essas estratégias ajudarão seu cliente a aumentar o valor percebido sobre sua empresa e querer retornar a fazer negócio com você.

2 — Promover eventos

Eventos têm poder de aproximar pessoas. Com a promoção de eventos é propiciado ambiente para que seu público se aproxime mais de você, conheça melhor os ideais que ele se identifica na sua empresa, reforçando a conexão.É uma excelente oportunidade de conhecer mais sobre seu consumidor. Quanto mais você souber sobre seu cliente, mais fácil será agradá-lo e mantê-lo fiel; como um ciclo vicioso.Se você tem uma loja de alimentação, por exemplo, pode oferecer cursos sobre gastronomia gratuitamente. No caso de uma loja de roupas, há a possibilidade de ofertar um curso sobre a moda da estação.

3 — Faça parcerias

Realizar parcerias com empresas que desejam solidificar o relacionamento com clientes é uma oportunidade para trabalhar juntas em prol do objetivo em comum. Ambas organizações fazem divulgação e realizam ações adequadas, aumentando as chances de proximidade com o cliente. Ampliar as parcerias também é uma forma do seu consumidor te encontrar com mais facilidade no mercado, sem ter de efetuar grandes deslocamentos, otimizando a jornada de compra.

4 — Resgatar clientes inativos

Dá trabalho e custa bastante captar novos clientes, não é mesmo? Por isso, é importante que você esteja atento aos seus clientes que estão entrando em inatividade. Quando você verificar que um comprador seu está parado, comece imediatamente a tomar ações para aproximá-lo novamente. Isso pode ser feito por e-mail, telefonema oferecendo condições especiais ou outro contato para retomar a proximidade e interesse na sua marca.

5 — Manter contato com o cliente

Não te provoca emoções ótimas quando, após concluir uma compra, o estabelecimento continua a manter interesse genuíno sobre sua pessoa, a se preocupar se você está bem, satisfeito e tendo uma boa experiência com seu produto ou serviço? Quem não gosta de perceber que tem valor especial para o outro? Poucas coisas na vida provocam impacto tão forte e positivo na mente do ser humano, por isso, essa dica é a minha favorita. Demonstre real interesse por seu cliente, chame-o pelo nome, procure saber como foi a experiência dele após a compra, quais benefícios ele está tendo. Avise-o sobre novidades que podem ser interessantes e acrescentar algo de positivo à ele. O WhatsApp é um canal bem eficiente hoje em dia como meio de manter esse contato. Você pode também utilizar as redes sociais para esse fim, que explicarei em seguida.

6 — Utilizar Redes Sociais

As mídias sociais têm crescido absurdamente nos últimos anos. Elas são ferramentas poderosas da atualidade e devem ser aproveitadas, tendo seu potencial explorado ao máximo.Por serem ambientes de interação e diversão, devem ser utilizadas de forma leve, divertida e descontraída, gerando impactos positivos e alegres em seu cliente. O relacionamento direto também pode ser cultivado por elas. Abuse da criatividade na hora de construir suas estratégias de mídias sociais e agregue valor ao seu cliente. Isso fará com que sua empresa fique na memória do consumidor.

7 — Analisar a Concorrência

Aprender com seus concorrentes pode ser uma excelente maneira de ampliar seus resultados. Em vez de ficar quebrando a cabeça analisando e testando tudo que funciona e não funciona, você pode simplificar boa parte do caminho observando o que está dando certo para seu concorrente e reproduzir de maneira mais aprimorada. Faça um mapeamento e análise de todas as ações de fidelização que estão funcionando para seus concorrentes e aprimore-as, colocando-as em ação de forma mais criativa e inusitada, sempre com o foco em satisfazer seu cliente.

8 — Programas de Fidelidade

Os programas de fidelidade oferecem estímulos para que o cliente continue a consumir em sua empresa e não em outra. Pelo consumo regular dos produtos que ela precisa, é possível acumular pontos e ganhar benefícios que são compensatórios, gerando reforço positivo sobre sua marca e as vantagens de se fidelizar a ela. Para você que realmente deseja adquirir clientes fiéis e dar um passo consistente nas vendas de sua empresa, conheça a plataforma da IZIO. Nós te ajudamos a realizar promoções e marketing de forma diretiva e mensurável. Com a IZIO, você pode conhecer realmente o comportamento do consumidor e chamá-lo para comprar na sua loja sempre que desejar com uso de campanhas. Acesse nosso site e conheça as melhores soluções para sua empresa fidelizar clientes!

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