É provável que você já tenha se sentido atraído por uma liquidação ou adquirido algo em uma promoção especial. É por essa razão que usar a estratégia de descontos é uma maneira eficiente de levar clientes à empresa, desde que sejam ofertas personalizadas e criativas. Se você entende que promoções podem ser benéficas para o seu negócio, mas não sabe a melhor forma de aplicar isso no varejo inteligente, veio ao lugar certo. Continue a leitura do artigo para conhecer as dicas que separamos!

Entenda a importância de realizar uma promoção personalizada

Em um mercado repleto de opções, é normal que o comportamento de compra dos clientes seja mais exigente.Dessa forma, estratégias promocionais personalizadas, que demonstrem cuidado especial com cada consumidor, é uma ótima forma de aumentar as vendas e reduzir custos.É isso que demonstra um estudo realizado pela consultoria BCG em parceria com o Google, que comprova que a personalização das interações com o consumidor consegue elevar em até 20% a receita de um empreendimento, além de uma redução de custos que pode chegar a 30%.Afinal, ações bem direcionadas se tornam mais acertadas, de modo que você consegue melhores resultados com menos investimento.

Confira como fazer uma promoção pode gerar benefício no varejo

Quando bem utilizadas, as ações promocionais podem gerar inúmeros benefícios para o empreendimento. E, quanto mais criativa e bem direcionada ela for, melhores os resultados.Conhecer bem os interesses e necessidades do seu público é o primeiro passo para desfrutar de todas as vantagens que uma ação promocional pode oferecer.Uma promoção personalizada pode gerar grandes vantagens na fidelização de clientes, aumentando a recorrência de compra e, consequentemente, os lucros, além de outras vantagens, como:

  • ganhar visibilidade;
  • melhorar a experiência do cliente;
  • aumentar a rotatividade do estoque;
  • fortalecer o relacionamento com os consumidores.

Veja como fazer uma promoção de sucesso

Agora que você já percebeu como uma estratégia de qualidade e bem direcionada pode afetar a experiência do shopper, confira algumas dicas de promoção para potencializar os resultados das suas ações.

Tenha um objetivo bem definido

Para extrair todo o potencial de uma promoção é necessário ter foco e planejamento. Agir sem direcionamento é erro clássico e pode tornar a estratégia ineficaz.Por isso, antes de iniciar é necessário ter um objetivo, podendo ser:

  • apresentar novo produto;
  • vender itens com menos saída;
  • estimular a compra de produtos sazonais.

A partir disso, será mais fácil traçar estratégias eficientes para alcançar o que deseja.

Obtenha dados dos seus clientes

Essa é uma das dicas de promoção mais valiosas no varejo inteligente. Afinal, para criar uma campanha personalizada é necessário saber exatamente quem é o destinatário das suas ações.Portanto, invista em ferramentas que ajudem você a mapear sua clientela e entender o comportamento do consumidor que deseja alcançar.Compreender seus hábitos, preferências, necessidades e qual o melhor meio de comunicação para alcançá-los é essencial para o sucesso de qualquer promoção.É importante que sua equipe assimile qual o melhor canal para criar impacto e o tipo de conteúdo que costuma ter aceitação maior nesse nicho.É comum que as empresas gastem com propagandas genéricas na televisão que não trazem o efeito desejado, quando uma ação em redes sociais poderia ser mais barata e eficiente, por exemplo.

Use ferramentas CRM para segmentar seu público

Um CRM, sigla para Customer Relationship Management, consiste em ferramentas de gestão de clientes que buscam posicioná-los como foco do empreendimento. Assim, é mais fácil entender suas necessidades e atender expectativas de modo a proporcionar a melhor experiência de consumo possível.Essas ferramentas são úteis para segmentar consumidores para criar promoções direcionadas a cada perfil. Com isso, é possível desenvolver condições especiais para pessoas que realmente tenham interesse em consumir os produtos.Pessoas com bebês pequenos terão interesse em promoções de fraldas e itens infantis, por exemplo, enquanto outro tipo de cliente ignorará campanhas relacionadas a esse público. Dessa forma, segmentar suas campanhas economiza tempo, dinheiro e aumenta sua efetividade.

Aposte no marketing one-to-one

É comum as pessoas terem um lugar preferido para lanchar, almoçar e comprar produtos, não é mesmo? Isso acontece porque, certamente, elas sentiram que receberam tratamento especial nesse local.O marketing one-to-one proporciona experiência personalizada a cada um de seus consumidores. Chamar as pessoas pelo nome, mostrar que você conhece suas preferências e se recordar de últimos pedidos gera sentimento de intimidade, que possibilita a fidelização de clientes.Nesse sentido, utilizar ferramentas como e-mail marketing personalizados para divulgar sua promoção é uma forma de melhorar seu relacionamento com o cliente e aumentar as chances de fechar negócio.

Promova experiências

Atualmente, vender vai além de oferecer produtos. Para obter sucesso, é necessário proporcionar uma experiência satisfatória ao cliente, de modo que ele se identifique com a marca e valores da empresa.Isso vai desde uma boa apresentação visual até os sons, odores e a forma de comunicação aplicada. Por isso, além de fazer uma simples promoção é interessante envolver o shopper no processo para aproximá-lo da marca.Crie campanhas em que ele possa realizar atividades que gerem engajamento tanto presencial quanto virtualmente, como convidar amigos, compartilhar fotografias e concursos.Após ler esse texto você já consegue ter uma boa noção de como uma promoção bem elaborada pode impactar positivamente nos seus negócios.Vale lembrar que, para obter sucesso, ela demanda planejamento e deve ser bem direcionada, criativa e interessante. Se você não tem obtido bons resultados, uma empresa especializada em marketing pode ajudar a entender seus pontos falhos e otimizar o processo.Quer saber mais sobre como conhecer seu público e criar ações personalizadas? Então, aproveite a visita e veja nosso artigo Você sabe como segmentar clientes? Descubra!

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