A criação de um produto é apenas a fase inicial do trabalho. É importante planejar e divulgar para que os consumidores conheçam seus benefícios, características e, principalmente, onde comprá-lo. Na fase de divulgação, é preciso trabalhar boas estratégias de modo que as informações sobre o produto fiquem acessíveis ao público-alvo. Continue a leitura do artigo para conhecer 5 técnicas de atração e conquistar mais consumidores no seu negócio!

Por que  investir em estratégias para divulgação de produtos?

Sem divulgar, não há retorno. Com a divulgação, a empresa consegue informar o público sobre os produtos e serviços que oferece. Mas, é preciso a criação de uma estratégia, a divulgação aleatória de anúncios dificilmente alcançará os resultados desejados. As ferramentas digitais facilitam o trabalho de marketing e os custos com a divulgação digital são mais acessíveis e, em alguns casos, gratuitos. Com auxílio dessas plataformas, é necessário realizar planejamento e direcionar tempo para colocar a estratégia em ação. Conheça a seguir algumas técnicas de como divulgar um produto para captar mais leads e aumentar as chances de conversão e vendas.

Como divulgar um produto?

Separamos algumas técnicas de como divulgar um produto. Quando colocadas em ação, as estratégias de atração, facilitarão o acesso do público à sua marca e ao produto ou serviço que você deseja divulgar. Confira!

1. Fortaleça a marca

Criar uma identidade de marca fortalece sua imagem no mercado e facilita a associação entre o produto ou serviço ao nome da sua organização.Com a marca consolidada, os canais escolhidos para anunciar campanhas já são conhecidos pelos consumidores, aumentando as chances de visualizações e credibilidade no potencial do seu produto. Isso, inclusive, pode contribuir para que os clientes sejam promotores da sua empresa.

2. Faça uso das redes sociais

As redes sociais são ferramentas essenciais para a divulgação de produtos, ainda mais se a empresa atua vendendo no ambiente digital. Entre os canais digitais que podem ser usados, podemos destacar:

2.1 Instagram

O Instagram é uma das redes sociais mais usadas e conhecidas do mundo. No Brasil, existem mais de 66 milhões de perfis, ou seja, é o segundo país que mais usa a rede no mundo, logo depois dos Estados Unidos, que contam com cerca de 110 milhões de usuários.Para obter resultados efetivos, a empresa deve utilizar as funções que a plataforma oferece:

  • fotos;
  • vídeos;
  • stories;
  • imagens em carrossel.

Também é possível divulgar produtos pelo Instagram Ads, com propostas de diferentes call-to-action (CTA) para os seguidores.

2.2 Facebook

O Facebook é a maior rede social mundial, com cerca de 1,6 bilhões de usuários ativos. Ao realizar campanhas bem estruturadas, o Facebook pode ser um ótimo canal de divulgação on-line do negócio, chamando a atenção do público que almeja.Uma recomendação é que o conteúdo seja separado da seguinte forma:

  • 20% anúncios;
  • 80% topo de funil.

A rede social ainda permite que você divulgue em grupos de discussão específicos, relacionados à área em que a empresa atua, para alcançar mais pessoas.

3. Invista em marketing de conteúdo

Outra estratégia que ajuda na divulgação de seu produto é investir em marketing de conteúdo, como:

  • elaborar textos para blog;
  • fazer postagens em redes sociais;
  • escrever e distribuir e-books gratuitamente;
  • postar vídeos em algumas plataformas (como Youtube).

É importante que o conteúdo seja regular e diversificado, mas voltado para seu segmento de atuação. Não foque apenas em postagens publicitárias, busque entregar valor ao consumidor com materiais relevantes, que resolvam algum problema específico do cliente. Isso despertará interesse na sua solução ou marca. É o que chamamos Inbound Marketing.

4. Melhore seu networking

Outra dica importante é melhorar seu networking, ou seja, construir uma rede de relacionamento que envolve clientes, fornecedores e parceiros (inclusive, empresas do mesmo ramo e de outros segmentos parecidos).Com a ajuda de parceiros, a empresa pode alcançar outros consumidores e estratégias de divulgação.

5. Integre ferramentas ao PDV

Outra coisa que você pode fazer é integrar ferramentas ao ponto de venda. Muitas pessoas ainda decidem o que comprarão quando estão no PDV, por isso, use técnicas para despertar o interesse do consumidor no seu produto. Além disso, como um CRM avançado, a empresa pode captar e segmentar informações de clientes para construir uma persona e, assim, traçar estratégias de divulgação mais precisas, voltadas ao público que você realmente deseja atingir.

Quais são os principais erros na divulgação de produtos?

Além de saber como divulgar um produto, é importante conhecer os principais erros cometidos nesse campo:

  • ignorar o planejamento;
  • deixar de estudar o público-alvo;
  • focar mais no produto que no cliente;
  • desconsiderar as métricas das ações de marketing.

Nesse conteúdo, você conheceu 5 técnica para divulgar um produto corretamente e algumas táticas a serem evitadas. Além da divulgação, a precificação é outro ponto essencial para atrair e fidelizar clientes, uma boa prática é manter o equilíbrio entre lucratividade e satisfação do consumidor. Para saber mais sobre isso, leia nosso artigo: Como fazer a gestão de produtos no varejo de forma eficiente?

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