No mercado supermercadista, é essencial estar presente em diversos canais de comunicação para se aproximar dos clientes e melhorar o relacionamento com eles. Entre os canais mais utilizados estão o Push, SMS e e-mail, que permitem um contato direto e personalizado com o público. Para que essa comunicação seja efetiva, é necessário definir objetivos claros e mensagens que sejam relevantes para os clientes. Neste artigo, vamos mostrar como fazer isso de forma didática e eficiente.
Definindo os objetivos da comunicação
Antes de começar a elaborar as mensagens, é importante ter objetivos claros em mente. Eles devem estar alinhados com a estratégia geral da empresa e serem mensuráveis. Alguns exemplos de objetivos para a comunicação em supermercados podem ser:
Aumentar as vendas de determinado produto/serviço
Fidelizar os clientes
Conquistar novos clientes
Divulgar promoções ou eventos
Mensagens para Push, SMS e e-mail
Após definir os objetivos, é hora de elaborar as mensagens para cada um dos canais. É importante lembrar que cada canal tem características específicas que devem ser levadas em consideração na hora de criar as mensagens.
Mensagens para Push e SMS
O Push é uma mensagem que aparece diretamente na tela do celular do cliente. Por isso, é importante que a mensagem seja clara e objetiva, com poucas palavras. Algumas sugestões de mensagens para Push são:
"Super promoção: hoje, só aqui no nosso supermercado"
"Oferta exclusiva para você: 10% de desconto em toda a loja"
"Não perca tempo, compre agora com frete grátis"
Mensagens para SMS
O SMS é uma mensagem de texto que chega diretamente no celular do cliente. Nesse caso, é importante que a mensagem seja curta, mas que traga informações relevantes. Algumas sugestões de mensagens para SMS são:
"Oferta do dia: arroz e feijão com 20% de desconto"
"Compre acima de R$50 e ganhe uma sobremesa grátis"
"Cupom de desconto para você: use o código XXXX na próxima compra"
Mensagens para e-mail
O e-mail permite uma comunicação mais elaborada e detalhada. Por isso, é importante que a mensagem seja bem escrita, com um título chamativo e conteúdo relevante. Algumas sugestões de mensagens para e-mail são:
"Confira as novidades da nossa loja"
"Receitas deliciosas para preparar em casa"
"5 motivos para fazer as compras no nosso supermercado"
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IZIO&Co
A IZIO&Co é a mais completa solução de comunicação e eficiênciaconexão com o shopper para a cadeia varejista no Brasil. Com o propósito de tornar o varejo mais fácil, a startup atua por meio do IZIO Loyalty, oferecendo produtos de CRM, alavancas de promoção, aplicativos whitelabel e vendas, e com o aplicativo de cashback Mangos, que coloca a indústria em contato direto com o consumidor final. No mercado desde 2014, a marca conta com mais de 13 milhões de CPFs cadastrados em sua plataforma e 100 clientes no portfólio como Clube Serra Azul, Pague Menos, Catupiry, Três Corações, Ovomaltine e Nissin.